terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

QUEM FOI ISAAC BARRETO RIBEIRO?

 



QUEM FOI ISAAC BARRETO RIBEIRO?

Mário Ribeiro Martins

 

ISAAC BARRETO RIBEIRO, de Barra do Rio Grande, Bahia, 1925. Filho de Arthur Ribeiro Sobrinho e de Angélica Barreto Ribeiro. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Pegou o vapor na cidade da Barra, margens do São Francisco e foi para Pirapora, Minas Gerais, alcançando de trem, Belo Horizonte.

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Casou-se, por volta de 1942, com Clotildes (Lolita) Dias Ribeiro, com quem teve os filhos Alex, Daisy, Marta e Fernando. Alex Dias Ribeiro é ex-piloto de Fórmula 1.

Dona Clotildes Fraga Dias (nome de solteira) é filha de João Fraga Dias e de Cremehilda Ribeiro Dias (de Castro Alves, Bahia, 1906, esta, autora do livro de poemas FOLHAS ESPARSAS e falecida em 13/04/1984). Dona Clotildes teria nascido em Poções, Bahia, por volta de 1927.

Quanto ao Doutor Isaac, pela instrumentalidade do Engenheiro Bernardo Sayão, companheiro de Juscelino Kubitschek, foi trabalhar na Colônia Agrícola de CERES, no interior de Goiás.

Em 22/12/1956, com 31 anos, foi visitar a Cidade Livre e o Catetinho, em Brasília. Mudou-se posteriormente para Anápolis, onde trabalhou no Hospital Evangélico Goiano, de propriedade de James Fanstone.

Depois de algum tempo, foi morar e trabalhar na Cidade Livre, em Brasília. É considerado um dos primeiros Médicos de Brasília, eis que foi o primeiro a instalar uma Clínica Particular, na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. Antes, porém, no dia 04/12/1956, chegou o Médico mineiro Edson Porto no Canteiro de Obras da NOVACAP.

Na esquna da Avenida Central, com Dom Bosco, Isaac Barreto construiu em madeira, o Centro Cirúrgico de Brasília, inaugurando-o em 03/05/1957, data da Primeira Missa de Brasília, onde fazia partos, consultas, raios X e laboratórios.

Em setembro de 1957, juntamente com outros, fundou a Primeira Igreja Batista de Brasília, na qual tocava harmônio e regia o coro da congregação.

Em 06/02/1959, fundou, junto com outros, a Associação Médica de Brasília, de que foi seu Primeiro Presidente. Participou da primeira equipe de médicos do Hospital IAPI, hoje HOSPITAL JK. Fez o discurso, em nome da Cidade Livre, quando Juscelino desceu de helicóptero, na avenida central, para visitar a região.

Depois de 1962, foi corista e instrumentista da Igreja Memorial Batista de Brasília. Sua irmã Miriam Barreto Ribeiro, foi professora do autor destas notas, no antigo Fundão de Brotas (hoje Ipupiara), Bahia, por volta de 1949, quando este autor tinha 06 anos de idade e ela morava com seu parente Coronel Arthur Ribeiro. Quanto a Isaac Barreto Ribeiro, após fazer curso de Direito, terminou se torrnando Perito Criminal e em seguida Promotor de Justiça no Distrito Federal.

É mencionado no livro OS PIONEIROS DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA (1992), de Adirson Vasconcelos. Em 2000, quando Brasília completou 40 anos, o Doutor Isaac completou 75 anos de idade. É referido no livro DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS (Goiânia, Kelps, 2007), de Mário Ribeiro Martins e Filemon F. Martins.

Apesar de sua importância para os Batistas, não é referido no livro HISTÓRIA DOS BATISTAS NO BRASIL, de José dos Reis Pereira (Juerp, 2001), na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO (2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é suficientemente estudado, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural.

 

(LIVRO MISSIONÁROS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO, PÁGINAS 203/206)


Nenhum comentário:

Postar um comentário