PRECE DE UM PEREGRINO
Frei Carlos Mesters
“Senhor Deus, andei pela vida à tua procura.
Perguntei pelo teu nome e pelo teu endereço. Quero saber o lugar onde moras.
Quero te encontrar e conversar contigo. Mas, deram-me tantos nomes e endereços
teus, que fiquei perdido. Meu Deus, onde moras?
Uns me indicavam
grandes templos e igrejas. Eles diziam: “O nome dele é Deus supremo!” Fui lá,
mas não te encontrei. Só encontrei pedras bonitas e pessoas satisfeitas que
diziam saber tudo a teu respeito. Não consegui acreditar nelas, por mais que eu
quisesse. Meu coração me dizia: “Deus não é assim!” Pois eles só queriam ensinar
estas coisas e colocar suas ideias na minha cabeça, como se eu fosse ignorante
de tudo. No meio deles não encontrei a justiça nem o amor.
Outros me indicavam os
grupos rebeldes que vivem na sombra. Eles diziam: “O nome dele é Deus vingador
e justiceiro!” Fui lá, mas fiquei na dúvida. Encontrei gente boa, mas não
encontrei a humildade. Eles também só queriam ensinar coisas e colocar as suas
ideias na minha cabeça, como se eu fosse ignorante de tudo! Não encontrei neles
a liberdade de que eles tanto falam.
Continuei andando à
procura da tua morada, da tua presença. Cansado e suado de tanto andar, parei na
casa de um pobre. Ele estava sentado na calçada, em frente ao seu barraco.
Aproveitei a brisa do fim do dia. Perguntei a ele pelo teu endereço e pelo teu
nome. E ele me disse: “Meu amigo, perdoa a minha ignorância. Eu me chamo
Severino. Não sei informar nada. Mas, entre aqui e descanse um pouco. Você tem
o aspecto de quem anda cansado. Enquanto estiver comigo, esta casa é sua!” Entrei e estou lá até hoje, meu Deus!
Não sei se tu moras na
casa de Severino. Ele me diz que não te conhece. Mas, junto dele, encontrei a
paz e a humildade, a partilha e o perdão, a solidariedade e a luta pela
justiça, encontrei a plena liberdade.
Responda à minha pergunta, Deus. É na casa deste
pobre que tu te escondes? Só pode ser! Pois, ele não se apresenta como
professor e já me ensinou tanto! Ele não tem nada e me deu tudo o que eu
precisava! Ele se diz ignorante, mas sabe muito mais do que eu! Ele é fraco e
sem forças, mas, até hoje, ninguém conseguiu derrotá-lo na luta pela justiça!
Vive cheio de sofrimento, mas nunca encontrei tanta alegria! Vive lutando e só
comunica a paz! Se esta não for a tua morada, Senhor, eu já não sei mais onde
te procurar. Aqui eu encontro e recebo o que procurava. E aqui eu fico com
gratidão, até que me indiques um endereço melhor. Só espero que, um dia, me
reveles o teu nome.
AMÉM!












