PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS
Resultados na política e na economia
mostram o país dando passos para trás. Será que falta competência para resolver
os problemas?
O Brasil apresenta um cenário sombrio. Não dá para
esconder, pois os brasileiros sentem que há problemas em todas as áreas. Parece
mesmo que os nossos políticos estão se acostumando com a corrupção. Acostumar.
Será esse o objetivo dos políticos? Cremos que a maior parte deles não tem esse
objetivo.
Todos
os brasileiros, de norte a sul, percebem que a corrupção é um monstro que
mostra as unhas, é teimosa e está presente em órgãos governamentais e até nas
empresas. A corrupção está presente também em muitos Estados e Municípios. A
corrupção envergonha a nossa nação.
A corrupção é um
grande problema, porém tem solução.
Acabar com as brechas nas leis, moralizar a política e punição rigorosa
para os corruptos declarados pela justiça. O povo não aguenta tanta corrupção.
Vemos que o cidadão de bem é quem mais sofre com os efeitos maléficos da
corrupção reinante. O dinheiro dos impostos some no bueiro da corrupção e os
brasileiros classe média e os mais pobres, sem querer, são os que pagam a
conta.
Muitos perguntam: e o
governo o que faz? Será que o governo toma as devidas providências? O governo
realiza fiscalização rigorosa nas empresas e pune a sonegação e as falhas com
multas pesadas. Mas, o que faz nos órgãos governamentais? Não faz muito anos,
ouvi numa entrevista a conversa de um empresário que dizia: A corrupção no
Brasil é fácil de resolver. Basta ter políticos patriotas e honestos.
Sem passar muitas
páginas do livro chamado Brasil, todos percebem e sentem no bolso que a
economia brasileira apresenta um cenário bem adverso. Parece que nos últimos
anos tornou-se algo comum e rotineiro fazer aventuras com as decisões para
corrigir os rumos da economia. Mas as aventuras e malabarismos só fazem a coisa
piorar. Juros altos, muitas taxas e impostos elevados, governo gastando muito,
tudo isso empurra a inflação para cima. O Brasil cobra impostos muito altos,
abusivos.
Há desemprego forte e
dando sinais informando que por enquanto não vai ceder. Jornais informam que
empresas em crise com produção encalhada tomaram a decisão de pedir baixa e
fecharam as portas. Isso significa desemprego. Nas cidades grandes e pequenas há
muitas lojas fechadas, isso significa desemprego. O déficit fiscal é uma bomba
que não deixa a economia brasileira andar para frente.
A Bíblia Sagrada
mostra soluções para todos os casos. Na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos
filipenses, no cap. 2 e versículo 15, ele afirmou, deixando escrito o seguinte:
“Que sejais irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus inculpáveis no meio de
uma geração corrupta e perversa...”
Saul Ribeiro dos Santos
Contador e economista aposentado.
Natural de Ipupiara – BA.











