terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

LUGAR VAZIO E ESSA QUE EU HEI DE AMAR

 


LUGAR VAZIO

Gióia Júnior


 

Há sempre na distância uma cadeira vaga 

à espera de um que parta e que já tenha escrito 

"nas páginas de luz do livro do infinito" 

a sua salvação que nunca mais se apaga! 


Perdida pelo espaço a vista se embriaga, 

tentando ir muito além do seu poder restrito, 

mas só o coração descobre a imensa plaga 

envolta no mural de jaspe e de granito... 


Ganhei o meu lugar de preço incalculável 

das mãos de Jesus Cristo e espero recebê-lo 

depois de atravessar o caudaloso rio! 


Amigo, vem chegando o dia memorável, 

medita no problema, atende ao meu apelo: 

não deixes para sempre o teu lugar vazio!!! 


Campo Grande, 1946 


ESSA QUE EU HEI DE AMAR,

Gióia Júnior


 

Essa que eu hei de amar (como dissera 

o Guilherme de Almeida certo dia). 

Há de ter a pureza da poesia 

e a frescura jovial da primavera. 


Não sei se é loira ou se morena e esguia, 

sei que a donzela a quem minh'alma espera 

não possui a ilusão da fantasia, 

nem o manto rosado da quimera... 


Não me importa que seja pobrezinha, 

quero apenas que seja sempre minha... 

Não me importa que esteja até descalça... 


Que encantamento provarei ao vê-la: 

Tanto mais pura quanto mais singela, 

tanto mais bela quanto menos falsa! 


São Paulo, fevereiro de 1948


(ORAÇÕES DO COTIDIANO, VERSÃO DIGITAL ENVIADA PELO AMIGO SAMMIS REACHERS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário