terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

O BRASIL DE LUTO - FILEMON MARTINS

 



O BRASIL DE LUTO

Filemon Martins



Em certa ocasião, o ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal deixou o Brasil de luto, dizendo: “O STF NÃO PODE SUBMETER-SE Á VONTADE DE MAIORIAS CONTINGENTES".

De lá pra cá, a situação só piorou. A chamada “Suprema Corte” nunca foi tão pequena quanto agora.

Mas, queira ou não, pode submeter-se aos caprichos do poderio econômico dos políticos do PT. Pobre Brasil! Até o Judiciário Federal dobra-se aos mandos e desmandos dos que desgovernam o país. Parece que o povo brasileiro ainda tem que protestar muito para fazer do Brasil, um país decente, justo e imparcial, porque não há dúvida, para muitos políticos brasileiros, o crime compensa e muito.

Diante do que ocorreu no carnaval do Rio de Janeiro, com exaltação à corrupção desenfreada, ao escrever estas linhas, o coração aperta, quase sem forças, sem esperança no futuro para nossos filhos, filhas e netos e eu me lembro do poema A IMPLOSÃO DA MENTIRA, do saudoso Poeta AFFONSO ROMANO DE SANTANA, cujo primeiro fragmento transcrevo:

A IMPLOSÃO DA MENTIRA

Affonso Romano de Santana


Mentiram-me. Mentiram-me ontem

e hoje mentem novamente. Mentem

de corpo e alma, completamente.

E mentem de maneira tão pungente

que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.

Não mentem tristes. Alegremente

mentem. Mentem tão nacional/mente

que acham que mentindo história afora vão enganar a morte eterna/mente.


Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases falam. E desfilam de tal modo nuas que mesmo um cego pode ver

a verdade em trapos pelas ruas.


Sei que a verdade é difícil

e para alguns é cara e escura.

Mas não se chega à verdade

pela mentira, nem à democracia

pela ditadura.

                    *****

Assim, o Brasil caminha para o caos, numa repetição triste e vergonhosa do que já vimos e assistimos.

Empresas centenárias estão falidas, como a ECT (correios), que já esteve no topo da eficiência, e agora, amarga um período de desânimo entre os seus funcionários. Postei um livro no dia 16/12/2025 para Feira de Santana, na Bahia. Até hoje, dia 17/02/2026 não chegou. Não se trata de um fato isolado, há outros livros até para São Paulo, na mesma situação. Foi apenas um exemplo corriqueiro.

O pior é que pessoas que estão levando dinheiro de poderosos, tentam nos convencer de que o Brasil está no rumo certo, como se fossemos um bando de idiotas e imbecis.

Acorda, Brasil!


2 comentários:

  1. É verdade. O Brsil está mal administrado. O nosso país é um país rico em recursos naturais abundantes, mas pobre de políticos honestos. O Brasil precisa de mudanças

    ResponderExcluir