segunda-feira, 4 de agosto de 2025

LIBERDADE - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 

LIBERDADE




Tenha muito cuidado! A liberdade é amiga, mas pode ser inimiga. Muitas pessoas usam a liberdade e seguem os caminhos tortuosos da vida.

 

      Liberdade é um atributo concedido por Deus. Atualmente a palavra liberdade virou moda e está em voga. Bradam por liberdade de expressão, liberdade de expor pensamento etc. Da mesma forma, a palavra democracia está na boca de políticos honestos, mas também está na boca de políticos corruptos.

     Ter liberdade significa possuir um grande privilégio, mas também e ao mesmo tempo envolve o dever da responsabilidade. Liberdade significa que uma pessoa pode fazer, do modo como lhe convém fazer, tudo o que a lei permite.

      Mas cuidado! A liberdade é amiga, mas pode ser inimiga. A liberdade com responsabilidade é amiga do desenvolvimento. Saiba que a liberdade responsável apresenta regras baseadas na lei. A liberdade exige ordem de procedimento. Não permita que a sua mente demore em assuntos injustos ou impuros.

       Neste mundo, desde os tempos primórdios existem pessoas que usam a liberdade com boas intenções e outras que usam com más intenções. Existem pessoas de boa moral e existem pessoas imorais ou libertinas e depravadas. A imoralidade está por toda parte neste mundo e parece ser uma opção de vida. Contudo é uma opção enganosa e as consequências dessa opção são nefastas, pois causam desonra e conduzem para a corrupção.

      Estamos neste mundo onde a filosofia da vida moderna leva homens e mulheres a tomarem rumo duvidoso. Cuidado com os modernos modelos de vida em sociedade. Esses modernos modelos de vida podem levar homens e mulheres para os antros das cidades – lugares frequentados por viciados e malandros.

    Muitos jovens destes tempos modernos frequentam lugares escusos, suspeitos e pouco recomendáveis. Escondem-se na capa das diversões e costumam chamar os idosos de “quadrados, bitolados, caretas” e outros adjetivos semelhantes. Na verdade estão traindo e diminuindo seus anos de vida nesta terra. Estão abreviando seus melhores anos de vida.

      No ano 2013, na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, a Boate Kiss - uma casa de shows ou diversões noturnas, pegou fogo e por causa do incêndio morreram aproximadamente 240 jovens e 140 ficaram em estado grave e foram para a UTI do hospital. A imprensa noticiou que entre os hospitalizados estavam jovens de menor idade e alguns adolescentes mais novos. Repórteres perguntaram por meio de seus jornais: “onde estavam os pais destes jovens quando eles saíram de  casa?”  Será que esses jovens foram bem orientados pelos pais ou foram criados em completa e falsa liberdade?

     A falsa liberdade e a vã maneira de viver de muitas pessoas que seguem trilhando os caminhos tortuosos da vida não devem ser tomadas como exemplo para o bom viver. Muitos adolescentes e jovens foram ensinados a dizer que tudo é relativo. Não caiam nesse laço enganoso. A lascívia, a poluição mental, os crimes, os assassinatos, todos os delitos e a desordem em geral estão na mente dos inseguros. Para estes tudo parece normal.

  Originalmente os seres humanos foram dotados de liberdade. Eles possuíam a mente equilibrada. Isso lhes dava felicidade. Enquanto souberam usar a liberdade obedecendo ao regulamento, estavam livres do egoísmo e não tinham a mente pervertida.

   Mais uma vez atenção! Tome muito cuidado. Examine o que por aí chamam de liberdade. Pode ser que estão te oferecendo libertinagem com casca de liberdade. Sem querer você pode cair na armadilha e ir longe demais andando no caminho do mal.

    Mas há boas notícias para todos. A Bíblia informa que há recuperação, quando textualmente diz o seguinte:

Quem está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram;  eis que tudo se fez novo”. (II  Coríntios 5: 17).

 

Saul Ribeiro dos Santos

Cont. e economista aposentado

Natural de Ipupiara – BA.

(77) 9.9123-6603

  


 SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário