terça-feira, 25 de abril de 2023

OS EFEITOS DA BOA MÚSICA SOBRE O SER HUMANO

 


                                                   (IMAGEM DA INTERNET)


OS EFEITOS DA BOA MÚSICA SOBRE O SER HUMANO

Filemon Martins


Não se pode negar os efeitos positivos da boa música sobre o ser humano. Quando recorremos a música para harmonizar sentimentos, aplacar as mágoas, despertar corações para as alegrias da vida, é sempre um bom caminho. Ouvir uma melodia com percepção rítmica, harmoniosa, cadenciada com uma boa letra nos deixa extasiados.

Muitas vezes nem entendemos a letra, mas a melodia da música já é suficiente para nos emocionar, arrebatando-nos aos píncaros da emoção.

De acordo com a publicação do Correio Braziliense e as fontes Equipe Biosom, Collective Evolution, ¨estudos avançados  comprovam  que a música  apresenta propriedades, não encontradas em outras artes, que exercem influência sobre os humanos, tanto no corpo, quanto na mente. Assim, a música  traz imensuráveis benefícios, tanto individuais, quanto para a sociedade em geral.

A música age como uma tela de projeção, evocando imagens, trazendo recordações ou nos transportando para reminiscência do passado ou de visões futuras. Além disso, estudos comprovam que a ação das ondas musicais no cérebro ativam funções de lógica e raciocínio gerando novas soluções para determinados problemas¨. 

Neste sucinto texto não pretendemos adentrar nas explicações científicas sobre os benefícios da música sobre a mente, saúde, relações sociais, sistema nervoso,  produção de hormônios, o corpo humano em geral. Aqui o que queremos é enaltecer a boa música  e lembrar, uma vez mais, do que a música é capaz de fazer: - lembrando que cantar exercita o coração; melhora a memória; diminui a dor; ajuda na concentração; contribui para relaxar; aumenta o interesse pelo romance; motiva a fazer atividades físicas; influencia na percepção de mundo; melhora a qualidade do sono.

Quem, ao ter deixado a terra natal, não se emociona ao ouvir na voz do saudoso Agnaldo Timóteo, OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA? Ou LUAR DO SERTÃO, de Catulo da Paixão Cearense?

Quem não se comove ao ouvir EU SEI QUE VOU TE AMAR, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes? Ou ainda a clássica música TREM DAS ONZE, de Adoniran Barbosa? 

O Brasil é um país continental, com um povo ordeiro e bom, uma miscigenação de etnias, religiões, artes, em razão de diversos povos que imigraram da África, Europa e Ásia, além dos indígenas que já habitavam a terra. Dessa forma, temos grandes escritores, poetas, atores, atrizes, grandes e ecléticos compositores da música brasileira. São muitas músicas, muitos autores e intérpretes. Vamos enumerar algumas músicas e compositores, entre tantos outros:

AS ROSAS NÃO FALAM, - Cartola; AQUARELA DO BRASIL, - Ary Barroso; CHEGA DE SAUDADE, - Tom Jobim e Vinícius de Moraes; ASA BRANCA - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; CARINHOSO - Pixinguinha e João de Barros; ÁGUAS DE MARÇO - Tom Jobim; CONSTRUÇÃO - Chico Buarque; FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA - Paulinho da Viola;  DEIXA A VIDA ME LEVAR - Serginho Meriti e Eri do Cais; DETALHES - Erasmo e Roberto Carlos.

Músicas internacionais que marcaram época e foram grandes sucessos, entre as quais:  YOUR SONG - Elton John; IMAGINE - John Lennon; MY HEART WILL GOON - Celine Dion; AMIGOS PARA SIEMPRE - Sarah Brightman; YOU TAKE MY BREATHE AWAY - Sarah Brightman; DON' T BE CRUEL - Elvis Presley;  GRACIAS A LA VIDA - Joan Baez.

No item de músicas internacionais fiz constar o nome do intérprete, visto não saber ao certo o nome do compositor. 

Evidentemente tanto no campo da música brasileira, como internacional, existem tantas outras músicas, bons compositores e intérpretes, que essa lista é tão somente uma simples amostragem do que  há no campo da boa música.  Repito: é preciso ser uma boa música, artigo raro nos dias de hoje.     

     


       

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário