domingo, 23 de abril de 2023

O QUE É O AMOR?

 O QUE É O AMOR?

Filemon Martins


Segundo o grande apóstolo Paulo, ¨ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e tivesse toda a sabedoria do mundo, SE NÃO TIVESSE AMOR, nada seria. Ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, SE NÃO TIVESSE AMOR, de nada me adiantaria¨.

A expressão Amor engloba uma série de significados e símbolos dos mais simples aos mais exóticos e sofisticados: amor divino, amor maternal, paternal, filial, puro, sincero, eterno, frágil, aparente, secreto, inatingível, sensual, carnal, enfim quase um dicionário inteiro. 

Pensadores, filósofos, poetas e escritores têm-se expressado sobre o amor. Luís de Camões, um dos  maiores poetas da Língua Portuguesa, senão o maior, escreveu: ¨Amor é um fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é  um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é solitário andar por entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode o seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo amor¨?

Nos tempos hodiernos parece haver um individualismo exagerado nas relações que envolvem o amor. O conceito bíblico afirma que ¨o amor é paciente, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta¨, parece estar fora de moda. É natural que cada ser humano tenha suas vontades próprias, mas o egoísmo transformou o amor num sentimento interesseiro e exibicionista. 

Contudo, deixando de lado as teses de filósofos e pensadores, o amor continua sendo um sentimento nobre, sublime e que merece ser regado por toda a vida. Triste do ser humano que não tem amor, pois jamais sentiu alguma dor, que faz crescer e evoluir e não terá uma agridoce saudade a recordar.

Para muitos o amor se tornou um lucrativo negócio; para outros, um acordo político, financeiro, origem de prestigio, posição social ou algo parecido. O amor puro, genuíno, verdadeiro ficou em segundo plano, não é real, soa falso e incomoda muita gente estúpida e apalermada.

Muitos trovadores têm tecido suas trovas falando de amor. José Paulo Tavares: ¨Amor - mistério profundo... Milagre que enfeita o verso, oferta de Deus ao mundo, razão de ser do Universo¨. Iraci do Nascimento e Silva: ¨Amor se dá, - não se vende, não se compra não se empresta... Quem o compra, se arrepende, e quem o vende, não presta¨. Geraldo Pimenta de Moraes: ¨Com muita certeza eu digo que agrada mais ao Senhor, quem, além do pão de trigo, dá ao pobre o pão do amor¨!       

Sem divagações, o que importa mesmo é que o amor é como a planta que nasce no quintal e quando bem cuidada floresce e fica linda. Assim o amor que nasce naturalmente pode  ser regado com ternura infinda, porque o amor autêntico não tem rival, embora a beleza do corpo seja fugaz e transitória.

É imprescindível cuidar com carinho e zelo todos os dias, regando-o com compreensão, defendendo-o do ciúme tão nocivo que teima em  dividir, separar e criar atropelos entre as pessoas.

Quando aprendermos a cultivar o amor no Planeta Terra, o mundo será melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário