quinta-feira, 25 de junho de 2026

PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 

PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS

 

Resultados na política e na economia mostram o país dando passos para trás. Será que falta competência para resolver os problemas?

                      

     O Brasil apresenta um cenário sombrio. Não dá para esconder, pois os brasileiros sentem que há problemas em todas as áreas. Parece mesmo que os nossos políticos estão se acostumando com a corrupção. Acostumar. Será esse o objetivo dos políticos? Cremos que a maior parte deles não tem esse objetivo.

     Todos os brasileiros, de norte a sul, percebem que a corrupção é um monstro que mostra as unhas, é teimosa e está presente em órgãos governamentais e até nas empresas. A corrupção está presente também em muitos Estados e Municípios. A corrupção envergonha a nossa nação.

A corrupção é um grande problema, porém tem solução.  Acabar com as brechas nas leis, moralizar a política e punição rigorosa para os corruptos declarados pela justiça. O povo não aguenta tanta corrupção. Vemos que o cidadão de bem é quem mais sofre com os efeitos maléficos da corrupção reinante. O dinheiro dos impostos some no bueiro da corrupção e os brasileiros classe média e os mais pobres, sem querer, são os que pagam a conta.

Muitos perguntam: e o governo o que faz? Será que o governo toma as devidas providências? O governo realiza fiscalização rigorosa nas empresas e pune a sonegação e as falhas com multas pesadas. Mas, o que faz nos órgãos governamentais? Não faz muito anos, ouvi numa entrevista a conversa de um empresário que dizia: A corrupção no Brasil é fácil de resolver. Basta ter políticos patriotas e honestos.

Sem passar muitas páginas do livro chamado Brasil, todos percebem e sentem no bolso que a economia brasileira apresenta um cenário bem adverso. Parece que nos últimos anos tornou-se algo comum e rotineiro fazer aventuras com as decisões para corrigir os rumos da economia. Mas as aventuras e malabarismos só fazem a coisa piorar. Juros altos, muitas taxas e impostos elevados, governo gastando muito, tudo isso empurra a inflação para cima. O Brasil cobra impostos muito altos, abusivos.

Há desemprego forte e dando sinais informando que por enquanto não vai ceder. Jornais informam que empresas em crise com produção encalhada tomaram a decisão de pedir baixa e fecharam as portas. Isso significa desemprego. Nas cidades grandes e pequenas há muitas lojas fechadas, isso significa desemprego. O déficit fiscal é uma bomba que não deixa a economia brasileira andar para frente.

A Bíblia Sagrada mostra soluções para todos os casos. Na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, no cap. 2 e versículo 15, ele afirmou, deixando escrito o seguinte: “Que sejais irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrupta e perversa...”





                     

Saul Ribeiro dos Santos

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara – BA.

📧 saul.ribeiro1945@gmail.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário