terça-feira, 1 de julho de 2025

A INVERSÃO DE VALORES NO CATOLICISMO POPULAR - MÁRIO RIBEIRO MARTINS

 




A INVERSÃO DE VALORES
NO CATOLICISMO POPULAR.


Mário Ribeiro Martins*


(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO, ALÉM DA FONTE).



No catolicismo popular, apesar da boa intenção e do profundo sentimento religioso, muitos cristãos invertem os valores essenciais da religião por falta de uma sólida formação doutrinária. Assim é que a essência da religião é reduzida a um conjunto de práticas, tais como, devoções, romarias, novenas e promessas que cheiram a superstição. Acima do essencial é colocado o acessório, acima da obrigação tem-se a devoção, acima da Missa é posta a Procissão.
Desse fato, há uma diversidade de exemplos empíricos facilmente encontrados. É o caso da criança que faz a sua primeira comunhão. O ambiente familiar, na maioria dos casos se preocupa muito mais com a roupa nova da criança, com o banquete, com a festa, do que com o sentido daquele dia. Outros exemplos poderiam ser dados, como é o caso de um sacerdote que numa ocasião de santas missões perguntou ao povo simples do interior: "O que vale mais, meus irmãos, a Missa ou a Procissão"? A uma só voz todos exclamaram: "A procissão, nhô vigaro... a procissão"!
A verdade é que causas históricas e sociológicas, oriundas da cultura indígena, africana e portuguesa imprimiram traços marcantes no catolicismo popular que ainda hoje predomina no Brasil e em outras partes do mundo, principalmente na América Latina. Tal catolicismo está intimamente relacionado com as constelações devocional e protetora de que fala o Prof. Pedro de Oliveira, analisando a religiosidade popular no mundo latino-americano. O núcleo central do catolicismo é constituído por duas outras constelações, a sacramental e evangélica.
A inversão dos valores religiosos no catolicismo popular está em que as constelações ocidentais devoção e proteção são consideradas como fins em si mesmo, provocando um desfalcado dos elementos essenciais.
A constelação evangélica de que fala o Prof. Oliveira, a formação doutrinária ainda é a grande ausente no catolicismo popular latino-americano. No entanto, alguns movimentos atuais como os Cursilhos, Encontro de Irmãos, Focolarinos e outros estão imprimindo uma prudente purificação e uma sólida orientação que poderão resultar numa concepção de evangelização e de reconciliação entre os homens. (MANCHESTER. Anápolis, 15.10.1975).



MÁRIO RIBEIRO MARTINS - ERA PROCURADOR DE JUSTIÇA E ESCRITOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário