segunda-feira, 4 de março de 2024

MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS - PARTE III

 



MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS (Parte III)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com  

 

    

Neste Município existem povoados grandes, como Feira Nova, Nova Santana, e outros, possivelmente preparados para assumir a condição de Distritos. É de toda conveniência recordar que o Município de Brotas de Macaúbas possui um povo bom, acolhedor, ordeiro, solidário e trabalhador.

      Convém destacar que mesmo após ceder muitas partes do seu território para formar outros Municípios, talvez por força política, a verdade é que o território de Brotas de Macaúbas continua imenso, com 2.370,49 km². Brotas de Macaúbas é um Município associado à UPB - União das Prefeituras da Bahia. Este nome está sendo mudado para União dos Municípios da Bahia. Na sede do Município está o Palácio da Justiça – o Fórum. Esse importante órgão da justiça foi inaugurado com o nome Fórum Dr. Mário Albioni. O adjetivo gentílico para as pessoas que nascem nesse Município é brotense.

     Desde o final do século XIX o povo desta terra gosta de se envolver com os assuntos da política local, estadual e nacional. Aqui estão registrados diretórios municipais de vários partidos políticos, entre os quais estão PP, PT, PMDB PSD, PSDB, PSC e vários outros.

    Para a inscrição de candidaturas aos cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Constituição Federal do Brasil, de 1988, nos seus textos - Título II, Cap. IV, Art. 14 § 3° e Título III, Cap. IV Art. 29 e legislação posterior, estabelece as condições de elegibilidade. O cidadão precisa ter idade mínima, precisa estar em dias com a situação eleitoral, estar filiado a um partido político, ter ficha limpa perante as autoridades, participar da Convenção Partidária, e outras providências exigidas pelo TSE e pelo TRE.

      O candidato a vice-prefeito é eleito pelo voto direto, mas vinculado ao nome do candidato a prefeito. Formam uma chapa. Quem vota no candidato a prefeito, automaticamente está votando no candidato a vice. Tudo de acordo com a Lei em vigor. O prefeito eleito é o chefe do Poder Executivo do Município. O vice-prefeito é o substituto do prefeito nos casos de afastamento deste para tratamento de saúde, viagens e será o sucessor no caso de vacância do cargo.

          Nas eleições municipais realizadas no domingo 2 de outubro de 2016, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato no quatriênio 2017 a 2020, a saber:

 

Prefeito eleito: Litercílio Nunes de Oliveira Júnior, filiado ao PT – Partido dos                           Trabalhadores.

Vice-prefeito:   Milton Freitas Júnior, filiado ao PSC - Partido Social Cristão.     

 

Vereadores eleitos:

 

·  Antônio Carlos Barbosa da Silva, filiado ao PSDB.

·  Célia Sodré de Alcântara, filiada ao PP – Partido Progressista.

·  João Paulo Martins dos Santos (João Paulo do Buriti), filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores.

·  José Enedino dos Santos (Negão), filiado ao PMDB – Partido do Movimento  Democrático Brasileiro.

·  José Pereira de Jesus (Zé do Curralinho), filiado ao PP – Partido Progressista.

·  Joselito Ribeiro de Araújo, filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores.

·  Laerto Fernandes Sodré, filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores.

·  Noel Melo de Pina, filiado ao PEN  - Partido Ecológico Nacional.

·  Wemerson Cleiton Rosa de Araújo (Cleiton do Araci), filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores.

 

      Nas eleições municipais realizadas no dia 15 de novembro de 2020, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato no quadriênio 2021 a 2024, a saber:

 

Prefeito eleito: Antonio Kleber Ribeiro (Dr. Kleber), filiado ao PSD.

Vice-prefeito:   Orlando Rodrigues dos Santos.

 

Vereadores eleitos:

 

·  Alessandro Novais dos Santos, filiado ao PP.

·  Anderson Araújo Silva, filiado ao PDT.

·  Carlos Sodré Alcantara, filiado ao PP.

·  Ivone Alves de Jesus (professora Ivone), Filiada ao PP.

·  João Paulo Martins dos Santos (João Paulo do Buriti), filiado ao PT.

·  Johnson Jonny Sodré Coelho, filiado ao PP.

·  José Pereira de Jesus (Zé do Curralinho), filiado ao PP.

·  Laerto Fernandes Sodré, filiado ao PT.

·  Tércio Marques Souza, filiado ao PDT.

 

         Para atingir seus objetivos cada prefeito, ao iniciar a sua gestão autorizada pelo povo através do voto, forma a sua equipe de assessores e secretários. O povo percebe a responsabilidade e o modo de administrar dos políticos que estão no poder. Os gestores municipais têm o dever de administrar os recursos públicos com o objetivo de melhorar as condições e o bem-estar de todos os cidadãos.

       Entre os anos de 1992 e 2000 o Poder Público Municipal idealizou e construiu o Centro Administrativo Municipal de Brotas de Macaúbas. Está localizado na Praça dos Poderes, na parte Sul da cidade, onde estão edificados e em funcionamento o prédio do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Vereadores, setor de Segurança Pública, prédios para secretarias e outros departamentos. Certamente para o futuro, nos edifícios serão acrescentados andaras superiores para acolher outros setores administrativos.

       A Câmara Municipal de Vereadores deste Município funciona em prédio próprio, no Centro Administrativo Municipal, inaugurado em 1993. Possui um bom auditório com poltronas, serviço de som e instalações adequadas à disposição dos cidadãos que queiram presenciar as discussões, votação de projetos e leis e demais acontecimentos nesse importante órgão legislativo.

        Responsabilidade e respeito pelos recursos públicos são ingredientes que formam os pilares da boa e sólida administração. São fatores que norteiam a sábia administração municipal.

 

Fonte: Confed. Nac. dos Municípios, IBGE, UPB - União dos Municípios da Bahia, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, internet e outras fontes.

 

___________

 

Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário