quarta-feira, 22 de novembro de 2023

GENTE EM FOCO: MÁRIO RIBEIRO MARTINS

 



GENTE EM FOCO: MARIO RIBEIRO MARTINS.

COLUNA DO SAUL*


(JORNAL NOVO VISTO, BOM JESUS DA LAPA, BAHIA, 25.02.2011).



O Dr. Mário Ribeiro Martins escreveu e publicou inúmeros livros e artigos para os jornais de grande circulação no Brasil. Ele passou quatro anos estudando aqui em Bom Jesus da Lapa. É professor universitário e tem muitas experiências interessantes para estudantes e profissionais.

Nesta semana, estou realizando um desejo que vinha bradando e levando a minha memória a lembrar e relembrar de vários amigos de longas datas, desde os meus tempos de estudante do curso secundário.

Por oportuno, quero escrever algumas linhas sobre o meu grande amigo, Dr. Mario Ribeiro Martins. São mais de cinco décadas de amizade ininterrupta.

O companheirismo começou antes do alisar dos bancos acadêmicos. A personalidade do meu nobre amigo tem sido construída sobre fortes pilares. A dedicação aos estudos e pesquisas vem lhe rendendo títulos e dividendos intelectuais bem merecidos.

Depois de muitos anos, ele teve a chance de voltar à nossa querida Bom Jesus da Lapa, onde encontrou amigos, velhos conhecidos e fez pesquisas e entrevistas para suas futuras obras literárias.

Vale observar que aqui em Bom Jesus da Lapa, Mario, seu irmão Gutemberg e eu, o autor destas linhas, fizemos uma rápida visita à Secretaria Municipal de Educação, onde o Mario fez doação de livros de sua autoria para a Biblioteca Pública Municipal.

Entre as suas inúmeras obras já publicadas que mais me impressionam estão: DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (Goiânia, Kelps, 2007, 1034 páginas), MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO (Goiânia, Kelps, 2007, 496 páginas), CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS (Goiânia, Kelps, 2010, 320 páginas).

Mas há outras obras, como:

1) CORRENTES IMIGRATÓRIAS DO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1972. 2) SUBDESENVOLVIMENTO: UMA CONCEITUAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA. Recife: Acácia Publicações, 1973. 3) SOCIOLOGIA DA COMUNIDADE. Recife: Acácia Publicações, 1973. 4) GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE (Uma Contribuição Biográfica). São Paulo: Imprensa Metodista, 1973. 5) MISCELÂNIA POÉTICA. Recife: Acácia Publicações, 1973. 6) HISTÓRIA DAS IDÉIAS RADICAIS NO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1974. 7) BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO (Coautoria com Zaqueu Moreira de Oliveira). Recife: Acácia Publicações, 1974. 8) ESBOÇO DE SOCIOLOGIA. Recife: Acácia Publicações, 1974. 9) FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Goiânia: Editora Oriente, 1979. 10) GILBERTO FREYRE, EL EX PROTESTANTE. Tradução de Jorge Pinero Marques. Argentina: Libreria Y Editorial, 1980. 11)SOCIOLOGIA GERAL & ESPECIAL. Anápolis: Editora Walt Disney, 1980. 12) PERFIL LITERÁRIO. Rio de Janeiro: Editora Arte Moderna, 1981. 13) LETRAS ANAPOLINAS. Goiânia: Editora O POPULAR, 1984. 14) JORNALISTAS, POETAS E ESCRITORES DE ANÁPOLIS. Goiânia: Editora O Popular, 1986. 15) ENDEREÇÁRIO CULTURAL BRASILEIRO. Anápolis: Editora Anapolina, 1987. 16) CADEIRA 15 (Perfil Biográfico). Anápolis: Editora Anapolina, 1989. 17) ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS. Anápolis: Fica, 1995. 18) ESCRITORES DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1996. 19) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1999. 20) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS. Rio de Janeiro: Master, 2001. 21) CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS. Goiânia: Kelps, 2004. 22) RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2005. 23) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2007. 24) DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS. Goiânia: Kelps, 2007, em coautoria com Filemon Francisco Martins. 25) MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO. Goiânia: Kelps, 2007. 26) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS DO BRASIL. Goiânia: Kelps, 2007. 27) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2007. 28) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS. Goiânia: Kelps, 2007. 29. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE GOIÁS. Goiânia: Kelps, 2008. 30)DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2008. 31)A CONSCIÊNCIA DA LIBERDADE E OUTROS TEMAS. Goiânia: Kelps, 2008. 32)MANIFESTO CONTRA O ÓBVIO E OUTROS ASSUNTOS. Goiânia: Kelps, 2009. 33)ENCANTAMENTO DO MUNDO E OUTRAS IDEIAS. Goiânia: Kelps, 2009. 34)CONFLITO DE GERAÇÕES E OUTRAS PROVOCAÇÕES. Goiânia: Kelps, 2010. 35)RAZÃO DO MEU VIVER E OUTRAS AMENIDADES. Goiânia: Kelps, 2011.

A esta altura o prezado leitor pode estar querendo saber e perguntando: QUEM É O DR. MARIO RIBEIRO MARTINS? Pois então pode anotar. Eis aqui o breve perfil da trajetória ascendente do Dr. Mario Ribeiro Martins, o maior biobibliógrafo do Brasil.

Ele é baiano, natural de Ipupiara, região da Chapada Diamantina. Nasceu em 07.08.1943 e é filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Foi alfabetizado pela sua tia Almerinda e pela Professora Miriam Ribeiro Barreto (irmã do Dr. Isaac Ribeiro Barreto, que foi o primeiro médico de Brasília).

Em 1959, com 16 anos, veio estudar em Bom Jesus da Lapa, onde recebeu forte influência de políticos, principalmente do Senhor Benvenuto Ribeiro dos Santos e muitos outros lideres políticos da época.

Provavelmente muitas pessoas aqui na cidade ainda se lembram dos discursos proferidos por ele, como Orlando Fraga, Silvio Bastos e outros.

Aqui ele estudou no Colégio Bom Jesus e no Colégio São Vicente de Paula. Ao concluir o curso ginasial, foi classificado em primeiro lugar, foi o Orador da Turma e ganhou como premio uma viagem a Salvador.

Em 1963, com 23 anos de idade, matriculou-se no Colégio Americano Batista do Recife (o mesmo colégio onde em 1907 estudou o sociólogo Gilberto Freyre).

Fez o curso teológico e assumiu o pastorado da Igreja Batista de Tejipió, no Recife. Em 1970, ingressou na carreira jornalística. Escreveu muitos artigos para diversos jornais, com destaque para JORNAL DO COMMERCIO (o maior jornal do Nordeste) e o JORNAL DIARIO DE PERNAMBUCO (o mais antigo da América Latina).

O Dr. Mario continuou estudando e em 1971 formou-se em Filosofia Pura, na PUC(Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco). Em 1973, demonstrou muita coragem, cruzou o Atlântico e foi estudar na Espanha, onde se especializou em Educação Moderna e Administração Publica, recebendo o diploma diretamente das mãos de Dom Juan Carlos de Borbon, atual Rei da Espanha.

Em 1976, com 33 anos, concluiu o curso de Direito e ingressou na Academia de Letras Manchester. Em 1978, o Dr. Mario Ribeiro Martins especializa-se em Direito Penal na Universidade Federal de Goiás e assinala seu ingresso no “PARQUET” do Estado de Goiás, como Promotor de Justiça, inicialmente designado para servir na Comarca de Abadiânia, Goiás.

Em 1980, foi eleito para ocupar a Cadeira 3, da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Em 1983, tomou posse na Cadeira 37, da Academia Goiana de Letras, tendo sido orador da solenidade o jornalista Jaime Câmara, proprietário do jornal O POPULAR. Em 1993, recebeu com distinção e honra, o MÉRITO JUSCELINO KUBITSCHEK. Em 1995, torna-se membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

É importante observar que a partir de 1995, o Dr. Mario Ribeiro Martins, usando o dom que Deus lhe deu, passa a lançar uma excelente coleção: DICIONÁRIOS BIOGRÁFICOS relacionados com grandes escritores brasileiros, conforme relação acima, e lança o livro ESTUDOS LITERÁRIOS.

Também vale a pena voltar um pouco e registrar que em 1981, ele foi escolhido pela REVISTA BRASILIA, como “O INTELECTUAL DO ANO”.

Esse é o breve perfil da trajetória do Dr. Mario Ribeiro Martins. Em 05.04.2002, tomou posse na Cadeira 37, da Academia Tocantinense de Letras, tendo como Patrono o Frei José Maria Audrin, sendo recebido pelo orador da Academia, o maranhense de Alto Parnaíba, José Cardeal dos Santos.

Desde 1998 ele está aposentado pelo Ministério Público de Goiás, como Procurador de Justiça e reside na cidade de Palmas, Capital do Tocantins (Coluna do Saul, Bom Jesus da Lapa, VISTO, Ano IV, N 227, 25.02.2011, página 12).



*SAUL RIBEIRO DOS SANTOS reside em Bom Jesus da Lapa, Bahia, onde é empresário. Nasceu na Lagoa do Barro (Ipupiara), em 04.01.1946, filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Loura (Carolina Pereira de Novais). Saul casou-se com Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Ester Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro.













Nenhum comentário:

Postar um comentário