quinta-feira, 25 de junho de 2026

PRECE DE UM PEREGRINO - FREI CARLOS MESTERS

 




PRECE DE UM PEREGRINO

Frei Carlos Mesters

 

      “Senhor Deus, andei pela vida à tua procura. Perguntei pelo teu nome e pelo teu endereço. Quero saber o lugar onde moras. Quero te encontrar e conversar contigo. Mas, deram-me tantos nomes e endereços teus, que fiquei perdido. Meu Deus, onde moras?

   Uns me indicavam grandes templos e igrejas. Eles diziam: “O nome dele é Deus supremo!” Fui lá, mas não te encontrei. Só encontrei pedras bonitas e pessoas satisfeitas que diziam saber tudo a teu respeito. Não consegui acreditar nelas, por mais que eu quisesse. Meu coração me dizia: “Deus não é assim!” Pois eles só queriam ensinar estas coisas e colocar suas ideias na minha cabeça, como se eu fosse ignorante de tudo. No meio deles não encontrei a justiça nem o amor.

   Outros me indicavam os grupos rebeldes que vivem na sombra. Eles diziam: “O nome dele é Deus vingador e justiceiro!” Fui lá, mas fiquei na dúvida. Encontrei gente boa, mas não encontrei a humildade. Eles também só queriam ensinar coisas e colocar as suas ideias na minha cabeça, como se eu fosse ignorante de tudo! Não encontrei neles a liberdade de que eles tanto falam.

    Continuei andando à procura da tua morada, da tua presença. Cansado e suado de tanto andar, parei na casa de um pobre. Ele estava sentado na calçada, em frente ao seu barraco. Aproveitei a brisa do fim do dia. Perguntei a ele pelo teu endereço e pelo teu nome. E ele me disse: “Meu amigo, perdoa a minha ignorância. Eu me chamo Severino. Não sei informar nada. Mas, entre aqui e descanse um pouco. Você tem o aspecto de quem anda cansado. Enquanto estiver comigo, esta casa é sua!”  Entrei e estou lá até hoje, meu Deus!

    Não sei se tu moras na casa de Severino. Ele me diz que não te conhece. Mas, junto dele, encontrei a paz e a humildade, a partilha e o perdão, a solidariedade e a luta pela justiça, encontrei a plena liberdade.

Responda à minha pergunta, Deus. É na casa deste pobre que tu te escondes? Só pode ser! Pois, ele não se apresenta como professor e já me ensinou tanto! Ele não tem nada e me deu tudo o que eu precisava! Ele se diz ignorante, mas sabe muito mais do que eu! Ele é fraco e sem forças, mas, até hoje, ninguém conseguiu derrotá-lo na luta pela justiça! Vive cheio de sofrimento, mas nunca encontrei tanta alegria! Vive lutando e só comunica a paz! Se esta não for a tua morada, Senhor, eu já não sei mais onde te procurar. Aqui eu encontro e recebo o que procurava. E aqui eu fico com gratidão, até que me indiques um endereço melhor. Só espero que, um dia, me reveles o teu nome.

 

                      AMÉM!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário