EVANGELISMO E LITERATURA
Mário Ribeiro Martins*
(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO, ALÉM DA FONTE).
O evangelismo nacional possui hoje uma coleção de nomes ilustres, escritores dedicados que honram as letras brasileiras. Muitos deles ligados a academias, cenáculos e outras entidades culturais, apresentam obras publicadas nas diversas áreas, destacando-se, sobretudo, os campos de literatura geral, biografias, religião, didática, etc.
Aliás, mesmo no passado, grandes nomes despontaram entre os evangélicos, contribuindo decisivamente para a formação cultural do país, mencionando-se, entre outros o filólogo Eduardo Carlos Pereira, ligado ao presbiterianismo e autor de renomada gramática da língua portuguesa na sua época. O polemista Jerônimo Gueiros, que se destacou nas letras, história e controvérsia. Ministro presbiteriano, membro da Academia Pernambucana de Letras, na cadeira patrocinada por Abreu e Lima e que fora ocupada por Oliveira Lima. Membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e autor de vários livros, entre os quais, "O Brasil Ameaçado". Também colaborador do JORNAL DO COMMERCIO, onde manteve a secção "Disciplina da Linguagem". O filólogo e historiador Erasmo Braga, nome expressivo na cultura nacional, de convicção presbiteriana, deixou a obra intitulada: "The Republica of Brazil" - "A Survey of the Religious Situation" entre outras.
Entre os escritores mais recentes podem ser lembrados alguns nomes, tais como: Jorge Buarque Lira, de fé presbiteriana, ministro evangélico e membro da Academia de Letras de São Paulo, do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Academia Guanabarina de Letras. Autor de mais de 50 obras, Jorge Lira é uma daquelas estrelas fulgurantes do evangelismo brasileiro. Sobre ele, disse Agripino Grieco, um dos maiores críticos nacionais: "Admiro cada vez mais a sua erudição, a sua produtividade, o seu ardor combativo". Bolivar Bandeira, presidente da Academia Evangélica de Letras, ministro presbiteriano e autor de algumas obras significativas têm contribuído para a formação cultural do povo brasileiro.
Além destes nomes, há o de José dos Reis Pereira, um dos verbetes da Delta-Larouse, cuja referência é assim feita "Diretor" de "O Jornal Batista", Presidente da Ordem dos Ministros Batistas do Brasil desde de 1962 e membro da Comissão de doutrina da Aliança Batista Mundial". (Grande Enciclopédia Delta-Larousse, Rio de Janeiro: Editora Delta, 1970. p. 5243). É uma das maiores autoridades em História Eclesiástica, escritor de renome, ministro batista, da Academia Evangélica de Letras e autor de várias obras, entre as quais: "Mobilização dos Válidos", "História dos Batistas", etc.
Ebenézer Gomes Cavalcanti, polemista, historiador; ministro batista, escritor de méritos, autor de diversas obras, destacando-se, "A Gazela de Jope" – 1º classificado em Concurso de Literatura. Ebenézer Soares Ferreira, da União Brasileira de Escritores, da Sociedade Brasileira de Romancistas, da Academia Evangélica de Letras; é ministro batista e membro de The American Schools of Oriental Research. Autor de algumas obras acentuando-se, entre outras, "Educação Moral e Cívica" e "Angelologia".
Estes são apenas alguns dos escritores evangélicos, já que nomes pertencentes a outros grupos denominacionais não foram aqui mencionados, embora igualmente expressivos. O evangelismo nacional, através da pena de tão ilustres homens, tem contribuído extraordinariamente para elevar o nível intelectual dos meios inferiores da sociedade brasileira. (JORNAL DO COMMERCIO. Recife, 11.07.1973).
ATENÇÃO: Com a biografia completa de todos eles, este autor publicou o livro MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO. Goiânia, Kelps, 2007. Este livro se encontra completo também na Internet, no site www.mariomartins.com.br
MÁRIO RIBEIRO MARTINS - ERA PROCURADOR DE JUSTIÇA E ESCRITOR.
(LIVRO "MANIFESTO CONTRA O ÓBVIO E OUTROS ASSUNTOS", PÁGINAS 180/182)
Nenhum comentário:
Postar um comentário