quarta-feira, 22 de maio de 2024

QUEM É DJANIRA PIO?

 



QUEM É DJANIRA PIO?

Filemon Martins



DJANIRA ARRUDA PIO SOARES nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. Viveu sua adolescência na fazenda de seus pais, onde também estudou. Formou-se no curso normal, tornando-se professora primária, depois fez o curso de Letras na Faculdade Anchieta, Português/Francês. Começou a escrever ainda no período escolar, versos rimados e metrificados. Transferiu-se para São Paulo, onde vive atualmente, como professora aposentada. 

Foi casada com o professor Oswaldo Pio Soares, com quem teve três filhos, Débora, Daniel e Rafael. 

Djanira Pio é escritora, poetisa moderna, cronista, contista, romancista e tem colaborado com antologias, jornais e revistas alternativas, entre outros: Jornalzinho e Antologia do Postal Clube, editada por Araci Barreto da Costa, RJ; Antologia Del’Secchi, organização de Roberto de Castro Del’Secchi, Vassouras, RJ; A Figueira, editada por Abel Pereira, Florianópolis, SC; Dicionário de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho, SP; Dicionário de Mulheres, organizado por Hilda Agnes Hubner Flores, de Venâncio Aires, RS; Consta da Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Souza, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, edição revista e atualizada em 2001.

Escreveu e publicou mais de 20 livros, abrangendo poesias, contos, crônicas, minicontos, romances, provando sua versatilidade no campo das Letras. Estreou na literatura em 1964, com a poesia UM CANTO DE CIGARRA. A partir daí nunca mais parou. Alguns dos seus livros: FRAGMENTOS, O TAMANHO DA VIDA, A CIDADE DOS SONHOS, UM CANTEIRO DE MARGARIDAS, SEU NOME ERA SUSANA, A DIFÍCIL VIDA INTELIGENTE, ABISMO, O LADO AVESSO, PRINCÍPIOS DE REDAÇÃO, O CICLO DA VIDA, SERES HUMANOS, AS IMAGENS NO TEMPO, OLHARES, VIVENCIAS, OPÇÕES, O JARDIM DAS CORDEIRINHAS (RG Editores-2021).

Como se vê, seu trabalho é sintético, atual, fácil de ler e aborda as situações vividas pelo dia a dia, pelos seres humanos no Planeta Terra, os conflitos existenciais, especialmente das mulheres em seu cotidiano. A autora também utiliza das redes sociais para transmitir seu recado de inquietação, de inconformismo e às vezes de otimismo com os que vivem no Universo. Alguns dos seus textos foram publicados na França, Itália e Portugal.

Assim, Djanira Pio vai construindo sua obra literária com autoridade de quem sabe manejar as palavras, dando-lhes sentido e fincando seu nome entre os grandes escritores e escritoras brasileiras da modernidade. Tem um lugar garantido no Panorama da Literatura Brasileira e portanto, é uma intelectual que merece ser lida e aplaudida.

(FOCALIZADA EM MEU LIVRO ¨CAMINHOS DO JORDÃO DA BAHIA¨, RG EDITORES 2022 - PÁGINAS 87/89)


Nenhum comentário:

Postar um comentário