segunda-feira, 29 de maio de 2023

QUEM FOI JONATHAS BRAGA?

 

QUEM FOI JONATHAS BRAGA?

Mário Ribeiro Martins (07/08/1943 a 18/03/2016)


JONATHAS BRAGA nasceu no Recife,  rua Alecrim, bairro São José, Pernambuco, em 08/05/1908. Escreveu, entre outros, ¨O POEMA DA VIDA¨ (1942), ¨A NOVA ALEGRIA¨(1942), ¨O SUAVE CONVITE¨(1948), ¨O MILAGRE DO AMOR¨(1969), ¨O CÂNTICO DA MINHA ESPERANÇA¨(1970), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos publicados.

Estudou na Escola Normal de Pernambuco e no Colégio Americano Batista do Recife. Formou-se em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife. Licenciou-se em Letras Neolatinas, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Além de Ministro Evangélico, foi professor de Português no Ginásio Pan-Americano, do Recife e no Colégio Agrícola de São Lourenço da Mata, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi membro ativo da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Jonathas Braga tornou-se um dos mais populares poetas evangélicos, ao lado de Mário Barreto França e Gióia Júnior, formando a tríade dos maiores poetas do evangelismo nacional. Jonathas Braga e sua esposa Dona Áquila, além de alguns de seus filhos, como Jedida, Jemima, Jerusa e outros foram membros da Igreja Batista de Tegipió, no Recife,  quando o autor destas notas foi Pastor daquela Igreja, de 1968 a 1973.

Sua irmã, Abigail Braga, médica, tornou-se excelente poetisa evangélica.

Sobre Jonathas Braga, escreveu excelente matéria, o escritor Filemon F. Martins para o site www.usinadeletras.com.br. Apesar de sua importância, e mesmo tendo sido Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Ginásio Pan-Americano, do Recife, não é lembrado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE POETAS PERNAMBUCANOS (1993), de Lamartine Morais, não é suficientemente estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001, ou no ¨DICIONÁRIO HISTÓRICO BIOGRÁFICO BRASILEIRO¨, da Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2001, 5 volumes, 6.211 páginas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.


(LIVRO MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO, páginas 248/250)


Nenhum comentário:

Postar um comentário