domingo, 15 de fevereiro de 2026

DIA DE CANJA - JOSÉ FELDMAN

 




DIA DE CANJA 

José Feldman


TROVA DE A. A. DE ASSIS

(Maringá - PR)


Alarme no galinheiro.

- Será que há gambá na granja?

Bem mais grave: é o cozinheiro

que avisa: "Hoje vai ter canja"!...



 

Era uma vez uma granja pacata, onde as galinhas viviam suas vidas de modo tranquilo. Todas as manhãs, cacarejavam alegremente, ciscando pelo pátio, até que um dia, um alarme começou a tocar desesperadamente no galinheiro, e todas as galinhas começaram a se agitar.

— O que será, meu Deus!? — cacarejou a Dona Pinta, a galinha mais velha e sábia do galinheiro. 

— Será que há um gambá na granja? — sugeriu o galo, em tom preocupado.

As demais galinhas entraram em alvoroço, cacarejando em demasia. "Gambá! Gambá!" era a única coisa que conseguiam dizer. Elas imaginavam que o intruso estivesse ali para fazer uma festa à fantasia à base de milho e grãos. O pânico foi instigado, e a galinhada começou a se organizar para um plano de defesa.

Mas enquanto as galinhas se mobilizavam, uma voz ecoou de longe. Era o cozinheiro, um homem baixinho e gordo, que apareceu correndo, ofegante, e gritou: “Hoje vai ter canja!”

Nesse instante, um silêncio absoluto tomou conta do galinheiro. As galinhas se entreolharam, e um arrepio percorreu suas penas.

— O que ele quis dizer com "canja"? — perguntou a Galinha Coração, que era a mais medrosa do grupo.

— É o fim! — gritou a Dona Pinta. — Preparem-se para o pior!

A galinha Maluca, decidiu que era hora de uma reunião de emergência.

— Meninas, temos que nos unir! Precisamos de um plano!

Logo, as galinhas formaram um comitê de emergência — "As Defensoras da Vida Gallinácea". Maluca propôs que elas se camuflassem com penas de várias cores, como se fossem um belo arco-íris, para confundir o cozinheiro.

— Se ele não conseguir nos ver, não conseguirá nos pegar! — exclamou.

Então, em um frenesi, as galinhas começaram a buscar tintas e a se pintar. Ficaram tão bem disfarçadas que pareciam um desfile de Carnaval.

Quando o cozinheiro entrou no galinheiro para checar a situação, ele parou de repente. 

— O que é isso? Um festival de galinhas? — ele riu.

As galinhas, com medo de serem descobertas, começaram a dançar e cacarejar como se estivessem numa festa. O cozinheiro, sem entender nada, se divertiu tanto que esqueceu totalmente da canja!

No final, as galinhas conseguiram ganhar o dia e, em vez de canja, o cozinheiro preparou um delicioso prato de... vegetais! 

— Vamos comemorar, galinhas! Hoje não somos canja, somos estrelas do show! — gritou Maluca, levantando as asas.

E assim, o galinheiro se transformou em uma verdadeira festa, onde as galinhas dançavam e riam, felizes por terem se livrado do destino de um prato quente, pelo menos por mais um dia.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário