sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

UMA CORREÇÃO TARDIA, MAS NECESSÁRIA - FILEMON MARTINS

 



 

UMA CORREÇÃO TARDIA, MAS NECESSÁRIA.

 

Filemon Martins

 

Mário Ribeiro Martins e eu, Filemon Francisco Martins, antes de publicarmos o livro DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS, pretendíamos montar uma “Árvore Genealógica” da família Ribeiro Martins. Contudo, no decorrer das pesquisas que íamos fazendo com tantas dificuldades inerentes ao assunto, mudamos o foco e optamos pela publicação do livro. Eis a Introdução publicada no livro:

“Juntamente com o meu irmão FILEMON FRANCISCO MARTINS, estou escrevendo a HISTÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA (GENEALOGIA). Por esta razão, estou lhe enviando algumas perguntas e gostaria que me respondesse. Aquelas perguntas que não souber de cabeça (de cor), pergunte para outras pessoas ou então olhe em documentos antigos, inclusive, se for o caso, mande pedir em algum Cartório de Registro Civil. As perguntas estão numeradas e com espaço suficiente para que dê as respostas mais completas possíveis”.

Este foi o teor do questionário que foi enviado para centenas de pessoas, por volta do ano de 1980. Poucas devolveram. Mas, para que os dados não se percam no tempo, resolvemos colocar as informações colhidas, na INTERNET, sem qualquer organização, apenas usando os nomes de alguns familiares. Quem sabe, no futuro, não se tenha uma genealogia completa da família...

Se você tiver alguma correção a ser feita ou qualquer nome a acrescentar, é só enviar um e-mail para os autores ou ainda escrever para Mário Martins, em Palmas, Tocantins ou Filemon Martins, em São Paulo. Suas observações ou correções serão logo feitas. Algumas famílias afins foram também incluídas no texto, por razões de afinidades com os autores e pelas informações que forneceram”.

                      *****

Não é tarefa fácil obter informações de pessoas que não estão mais conosco. Certo é que visitamos Cartórios, buscamos em jornais e revistas antigas, conversamos com pessoas mais idosas da família, visitamos cemitérios, onde as lápides e placas têm poucas informações, e além do mais, a ação do tempo se encarregou de apagar praticamente tudo que estava escrito, especialmente no interior da Bahia.

Por outro lado, na publicação do livro, em 2007, houve alguns erros de digitação com alguns nomes, por exemplo, nas páginas 89/90, quando citamos ISBELA RIBEIRO MARTINS:

“(Ipupiara, 05.02.1946), filha de Benício-Durval Ribeiro dos Santos (Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove - Jovelina Barreto Martins (Brumado, 17.10.1908-11.03.1983). Isbela casou-se com Izidoro Martins dos Santos (Olho D’Agua, 24.09.1944), tendo os filhos Rogério Martins dos Santos (São Paulo, SP, 18.05.1983),* Ione Martins dos Santos (São Paulo, SP, 05.07.1970) e Adriana Martins dos Santos (São Paulo, SP, 08.03.1974)”. *No livro a data de nascimento de Rogério foi registrada erradamente 18.05.1893.

Pretendíamos publicar uma 2ª edição revista e atualizada, (estávamos coletando dados e correções com este objetivo), mas o mano Mário Ribeiro Martins nos deixou em 18/03/2016, sepultando de vez essa possibilidade.

Fica registrado aqui o desafio para quem sabe, no futuro, outros pesquisadores possam continuar o trabalho que o Mário e eu apenas iniciamos. Oxalá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário