quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

POEMA DE NATAL - J. T. PARREIRA

 




POEMA DE NATAL

J.T. Parreira


 

No átrio do mundo

no fim do silêncio

uma casa em ruínas assomada do breu

Em corpos erguidos do sono

os pastores

tudo suspenso da clara resposta do Céu

ainda os magos no bojo

de um astro subiram

no silêncio da cor a rota dos céus

- demandavam no átrio do mundo

numa casa em ruínas

a Imagem menina de Deus.



Do livro Este Rosto do Exílio (1973)

(A POESIA DO NATAL-ANTOLOGIA-ORG. DE SAMMIS REACHERS-RJ)

NATAL - STELA CÂMARA DUBOIS

 




NATAL 

Stela Câmara Dubois


 

A manjedoura, a estrela, alguns pastores,

O coro de anjos, rubra madrugada,

Era a glória há milênios desejada

Que faria um deserto abrir-se em flores.


De celestiais alentos e favores,

Rejubilam-se as almas na jornada.

E a certeza não pode ser negada

De que são fortaleza os dissabores.


Nada faz perecer tanta alegria!

Mesmo entre névoas sua primazia

Traz o vigor de dúlcida lembrança.


É que os céus estão perto, muito mais,

Pois o Natal acorda outros natais

De paz, de fé, de amor e de esperança!


 

(In O Jornal Batista #52 – Dez 

1959)


(A POESIA DO NATAL-ANTOLOGIA-ORG. SAMMIS REACHERS-RJ)

É NATAL - FILEMON MARTINS

 



É NATAL

Filemon Martins

 

Chegou dezembro. É tempo de Natal.

Há luzes sob o céu da Palestina.

Nasceu uma criança divinal

com o brilho da estrela peregrina.

 

Naquela madrugada angelical

cumpriu-se a profecia cristalina

trazendo ao mundo a paz original

perdida pelo homem sem doutrina.

 

De então a voz sublime do Evangelho

fez renascer também o homem velho

e o trouxe arrependido para a luz.

 

Nossa esperança, enfim foi restaurada

vamos seguir com fé a caminhada:

É tempo de Natal. Nasceu Jesus!

 

(LIVRO “DE TUDO UM POUCO contos, crônicas, ensaios, poemas, sonetos e outras coisas mais”, página 139) 


CRÔNICA DE FIM DE ANO - FILEMON MARTINS

 


         2025



 

CRÔNICA DE FIM DE ANO 
Filemon Martins




Fim de ano. Dia 31 de dezembro de 2025. Última folha. Último suspiro. Fim de muitos sonhos. E o começo de muitos outros... O sol se põe. Seus raios, por entre as nuvens, vão esparzindo tinta e pintando esse quadro magnífico e deslumbrante, que até a pobre visão humana fica extasiada diante de tanta beleza e esplendor. Poetas e pintores buscam inspiração para seus versos e quadros nesta tela gigantesca que a natureza cria para embelezar o Planeta Terra. 
Finda-se o ano de 2025. Um ano cheio de altos e baixos. O momento é de reflexão. É tempo de avaliação. 2025 foi um ano conturbado. Muitos políticos, administradores e empresários não honraram seus compromissos para com suas famílias, funções e especialmente perante a sociedade brasileira. Deverão responder pelos seus crimes diante dos tribunais. É tempo de mudança. É tempo de se fazer um exame introspectivo. Há um preceito bíblico firmado para todos nós: “Cada um dará conta de si mesmo a Deus.” Não há como fugirmos do Tribunal Divino. Daí a importância deste balanço. É necessário, portanto, que se façam as contas com rigor, com precisão matemática, a fim de que possamos saber se temos débito ou crédito. E se estivermos em débito, busquemos, então, através de nosso interior, mecanismos capazes para quitar nossa dívida. Reexaminemos nossas consciências, mudemos nossas atitudes, de tal forma que nossos sentimentos sejam positivos. Sejamos mais leais, honestos e coerentes com nossos semelhantes, com nossos amigos, com nossos companheiros de jornada, tornando-nos mais sinceros, solidários e compreensivos nos momentos incertos da existência e de nossa caminhada.
Sabemos que tudo se transforma. Também o ser humano com seus defeitos, virtudes e limitações. Mas o ensinamento de Cristo é eterno. E mais uma vez, surge à nossa frente, a alegria de um Ano Novo. Uma nova aurora. Uma nova chance de recomeçar. De tomar a decisão correta. Uma cantata de esperança, de renovação, de atitudes positivas. Um Novo Ano resplendente de luz, com novos cânticos e novos sonhos. Que as venturas advindas do Amor, da Paz e da Fraternidade venham nos fazer melhores criaturas em 2026. Que ao limiar do Ano Novo reine em todos os lares o AMOR DE CRISTO e que possamos, entrelaçados pela fé, parodiar o salmista palestino, quando disse: “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, DE TAL MANEIRA QUE ALCANCEMOS CORAÇÕES SÁBIOS.” (Salmos 90:12) 
Que brilhe agora e sempre a ESTRELA DE BELÉM – JESUS! NOSSO GUIA, NOSSA PAZ E NOSSA LUZ. E ENSINA-NOS, SENHOR, A AMAR DEMAIS! 


FELIZ 2026! 


2025 - UM ANO PARA SER LEMBRADO OU ESQUECIDO? - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS


 

2025 - UM ANO PARA SER LEMBRADO OU ESQUECIDO?

 

Muitos brasileiros afirmam que 2025 definitivamente não foi um ano bom para o Brasil. Muita corrupção, sendo as de maior vulto os casos do INSS e do Banco Master.                               


Estamos no limiar de um novo ano. O ano de 2026 está chegando trazendo oportunidades para todos. O início de um novo ano é o tempo ideal para todos, homens e mulheres, cada pessoa formar planos e estabelecer novas metas. As coisas boas não acontecem por mero acaso. O sucesso depende da execução dos planos traçados. É necessário entrar no novo ano com coragem e inteligência. Convém evitar erros cometidos em 2025. Até doenças poderão ser evitadas quando colocamos em prática as recomendações médicas. No decorrer do novo ano surgirão obstáculos. Será necessário inteligência, paciência, coragem e fé para superar os problemas. Os maus hábitos, manias e comportamentos prejudiciais precisam ser abandonados. Os bons hábitos devem ser praticados.

O que mais podemos dizer de 2025, o ano findo? É claro que não queremos ser radicais. Não podemos ser oito ou oitenta. A verdade é que muitas coisas aconteceram no ano que envelheceu e se despede. Algumas foram muito boas e outras nem tanto. Mas todos nós tivemos oportunidades para escolher, para decidir e tomar a direção que julgamos ser correta.

As pessoas, as empresas através dos seus diretores, os Municípios, os Estados e o Brasil por inteiro, todos tiveram muitas oportunidades em 2025. Será que todas as oportunidades foram bem aproveitadas? Certamente foram tomadas muitas decisões e foram colhidos os resultados das decisões. Resultados positivos, mas também houve resultados negativos.

Em 2025 o Brasil enfrentou muitos problemas. Na educação dos jovens, desde o nível do ensino fundamental até o nível universitário. O governo universalizou o ensino de nível superior. Aumentou o número de faculdades oferecendo muitos cursos, principalmente através de cursos ministrados pelo sistema EAD. Entretanto, o nível de conhecimento dos alunos não acompanhou o aumento da rede de ensino. No Brasil há muitos alunos diplomados, mas o nível de conhecimento continua baixo. Assim vemos que existe amplo espaço para melhorar a educação desde o ensino fundamental até o universitário. Contudo há o que comemorar. Muitos alunos se destacaram nos intercâmbios escolares entre o Brasil e os países amigos. Muitos jovens se destacaram em concursos de matemática.

Mas, apesar do progresso verificado em diversas áreas, 2025 não merece ser lembrado no que se refere aos bons princípios, aos bons costumes, ao respeito mútuo, à compreensão e tolerância uns com os outros. Esse é um problema profundo e vem da estrutura familiar.

Através dos jornais, noticiários na televisão e também por meio das redes sociais, as notícias chegam ao público e informam que a violência aumentou. As pessoas de bem estão com medo de sair e andar pelas ruas e praças da cidade no início da noite, até as 21 horas. Os noticiários informam ainda que cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Recife apresentam altos índices de violência com assalto a mão armada e até com mortes. Em 2025, a violência esteve presente até nas escolas. A polícia contra-atacou e houve confrontos com muitas mortes. Assim aconteceu no Rio de Janeiro, na última semana de outubro de 2025, que resultou na morte de mais de 100 pessoas.

Os noticiários informam que empresas estatais estão com alto grau de endividamento. Os Correios é uma empresa estatal que antes dava lucro e em 2025 mostra grande prejuízo. O assunto que nos últimos dias vem dominando os noticiários é a condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aliás, muitas pessoas ainda estão presas por participarem nas manifestações conhecidas como “o caso do 08/01”.

Na política brasileira em 2025 não faltaram desentendimentos. Mas houve progresso. O governo federal enfrenta desafios. As decisões precisam estar bem fundamentadas. Há muitos obstáculos que atrapalham e impedem o nosso desenvolvimento.

E os altos salários e benefícios de muitas autoridades, incluindo deputados federais e estaduais? Cientistas políticos dizem que a Câmara dos Deputados Federais seria mais eficiente na análise e aprovação das leis com apenas 313 deputados e não com 513 como acontece atualmente. Afirmam que o Brasil precisa de uma boa reforma política.

Em 2026 teremos eleições gerais. Políticos sabem enganar. Parece que os eleitores estão mais esclarecidos. Nas rodas de amigos todos afirmam, com seriedade ou por brincadeira, que o brasileiro é calmo e tem paciência. Todos estamos esperançosos de que no próximo ano a coisa mude para melhor.

 




Saul Ribeiro dos Santos

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara - BA.

saul.ribeiro1945@gmail.com  




 

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

AS FLORES NÃO FALAM - JOAQUIM RODRIGUES DE NOVAIS

 



 

AS FLORES NÃO FALAM

Joaquim Rodrigues de Novais

As flores não falam, mas anunciam
o amor, encantam os namorados com
as cores que Deus criou.

Vejam as flores, quanta beleza, enfeita
Os campos e a natureza e tem o mais
Lindo toque do amor antes de um beijo uma linda rosa flor.
         
Elas são flores no meio-ambiente suas
cores, seu perfume encanta a toda
essa gente.

Nesse universo também as mulheres
são lindas, cheirosas, princesas, rainhas e flores maravilhosas.   
 
Elas enfeitam esse lindo jardim do 
Senhor, ajuda no progresso e são
chamadas  de flor, maldito é quem
mata a esposa e ainda diz que foi por
amor.
                

Ipupiara, 30/12/2025


NESTE NATAL - FILEMON MARTINS

 




NESTE NATAL
Filemon Martins


Natal. Tempo de Amor e de Bonança,
Jesus nasceu cumprindo a Profecia,
e toda a Terra cheia de Esperança
O recebeu com honras e alegria.

O Príncipe da Paz e da Aliança
que à Humanidade o amor transmitiria,
foi condenado à morte por vingança
dos fariseus com toda a hipocrisia.

Porém o amor venceu, correu o Mundo
no sentido mais amplo e mais profundo,
e pela fé, salvou, na rude cruz.

Neste Natal de Paz e de Ternura,
eu sinto dentro d’alma essa Ventura
que sorri no aconchego de Jesus!

NATAL - LUIZ EDMUNDO

 



NATAL
LUIZ EDMUNDO


Cala-se o mundo, há um lugar de místicos palores,
O vento lembra uma harpa a tocar de surdina.
Brilha pela extensão do céu da Palestina
Num prenúncio feliz, a estrela dos pastores.

A vida acorda e vem do cálice das flores
À alma do homem que sente um fulgor que o fascina.
A ovelha bala, o boi muge, o pastor se inclina,
Há um bálsamo por tudo a amenizar as dores.

Jesus nasceu: a fé que os corações ampara,
Desce às almas, buscando os íntimos refolhos
Como os raios de sol numa lagoa clara.

Maria, porque vê Jesus pequeno e langue,
Põe um riso feliz na doçura dos olhos,
Que hão de chorar, depois, as lágrimas de sangue.

(Coletânea O NATAL DE CRISTO, PÁGINA 49)

NATAL - OLAVO BILAC

 



NATAL 
Olavo Bilac


No ermo agreste, da noite e do presepe, um hino
De esperança pressaga enchia o céu, com o vento...
As árvores: "Serás o sol e o orvalho!" E o armento:
"Terás a glória!" E o luar: "Vencerás o destino!"


E o pão: "Darás o pão da terra e o pão divino!"
E a água: "Trarás alívio ao mártir e ao sedento!"
E a palha: "Dobrarás a cerviz do opulento!"
E o teto: "Elevarás do opróbrio o pequenino!"


E os reis: "Rei, no teu reino, entrarás entre palmas!"
E os pastores: "Pastor, chamarás os eleitos!"
E a estrela: "Brilharás, como Deus, sobre as almas!"


Muda e humilde, porém, Maria, como escrava,
Tinha os olhos na terra em lágrimas desfeitos:
Sendo pobre, temia; e, sendo mãe, chorava.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

TROVAS NATALINAS DE MARIA THEREZA CAVALHEIRO

 



TROVAS NATALINAS DE 

MARIA THEREZA CAVALHEIRO


Aquela dócil criança,
nascida na estrebaria,
era Jesus - a esperança
que para o mundo surgia!



Jesus nos mostra o caminho
nesta noite de Natal:
comungar o pão e o vinho
dentro do amor fraternal!




O pensamento se amansa
em torno à Natividade,
e um novo sol de esperança
ilumina a humanidade!


NATAL - GILBERTO MAIA

 



NATAL 
Gilberto Maia


Mais um Natal, Senhor, mais um Natal,
Que a cristandade inteira comemora
Dentro dos lares seus, enquanto, fora,
A guerra ameaça no setor do mal.

O teu dia é uma festa universal,
Que põe júbilo na alma de quem chora,
Fazendo-o ouvir a criança, ave canora,
E o velho sino em seu cantar jovial.

Data sem par, incomparável dia,
Que somente ilumina o coração,
Do que ama o bem e odeia a vilania!

Concede-nos, Senhor, o teu perdão,
Para que compreendamos a poesia
Que flui do teu Natal em profusão.

(ANTOLOGIA – A POESIA DO NATAL, ORG. DE SAMMIS REACHERS)

A ESTRELA DO MENINO POBRE - GIÓIA JÚNIOR

 



A ESTRELA DO MENINO POBRE 
Gióia Júnior


Uma estrela pequenina,
cintilante, de brocal,
anuncia, na vitrina:
hoje é dia de Natal.

O menino da favela,
sem camisa, pés no chão,
acha a estrela muito bela
e quer tê-la em sua mão.

Por amá-la e por querê-la
fica tempo a meditar:
Como é bela a minha estrela!
E depois, põe-se a chorar.

Um milagre enquanto chora,
Deus acaba de operar:
e o menino vai-se embora
c’o uma estrela em cada olhar!

Do livro 25 Anos de Gióia Júnior (1976)


(A POESIA DO NATAL, ORG. DE SAMMIS REACHERS)

É PRECISO REGISTRAR - FILEMON MARTINS

 



É PRECISO REGISTRAR

Filemon Martins

 

Costumo comparecer na Agência de correios, da Av. Paranaguá, Ermelino Matarazzo, em São Paulo, para postar alguns livros meus. Em São Paulo, como se trata de impresso módico, a Agência me deu a seguinte orientação, que deve constar na etiqueta e sigo religiosamente: “IMPRESSO MÓDICO FECHADO, PODE SER ABERTO P/ECT”, além de preencher uma declaração, contendo o nome do remetente, destinatário e a informação de que se trata de livro, com a consequente assinatura do remetente.

Ocorre que neste fim de ano, estou em Itanhaém e compareci na agência central da cidade para postar 2 livros, já embalados e com todas as informações citadas, nos envelopes. E não é que a funcionária me exigiu que abrisse os envelopes para que ela pudesse conferir, se de fato, eram livros?

Ora, a Empresa Brasileira de Correios é centenária, mas, parece que está precisando de uma equipe de OM (Organização e métodos) para normatizar estas questões. O escritor e o povo, de modo geral, não entendem como pode a agência de São Paulo dá uma orientação, que não vale e não é executada em Itanhaém. Será que no Brasil inteiro é assim? - Cada agência trabalha de um jeito?

O que sei é que a Empresa está mal administrada, num governo sabidamente incompetente. Uma pena porque a ECT já foi uma Empresa de respeito, talvez a melhor do Brasil. Registro aqui minha indignação: depois de publicar 10 livros e sempre embalar, conforme recomendação da Empresa, fui obrigado a abrir os envelopes para que a funcionária constatasse que eram livros.

 


RELÍIQUIAS DO NATAL - JOSÉ BRITTO BARROS

 



RELÍQUIAS DO NATAL 
José Britto Barros


Desse evento sem par que o mundo contemplara
Em êxtase de amor, de sonhos e esperanças,
Iriam perdurar, em beleza mui rara
Relíquias de valor, memoráveis lembranças.

Aos magos ficaria a luz tão pura e clara
Da estrela que fulgira em noite de bonança;
Aos humildes zagais, a música tão cara
Que os fizera fruir as bem-aventuranças!

E José guardaria em sua alma, entre gozo,
A visão sem igual do Todo-poderoso
Dizendo ser Jesus milagre divinal!

E Maria, tão bela em sua pulcritude,
Qual tesouro de amor, de encantos e virtude,
Iria conservar relíquias do Natal!


(ANTOLOGIA - A POESIA DO NATAL, ORG. DE SAMMIS REACHERS)

NOVO NATAL - FILEMON MARTINS

 



OUTRO SONETO NATALINO DE FILEMON MARTINS:
NOVO NATAL
Filemon Martins


Quando a Estrela brilhou na Palestina
parando na cidade de Belém,
a terra, afortunada, se ilumina
porque nasceu Jesus, o Sumo Bem.

Cumprida a predição que nos ensina
novo tempo de Amor, sorrindo, além,
pois nasceu da Promessa, a sã doutrina
que nos garante a Paz, como convém.

O exemplo de Humildade é tão profundo,
que a vida se refaz em primavera
e traz mais Esperança para o mundo.

Anjos em revoada... O Deus menino
desceu à terra e trouxe a nova Era
para mudar, dos homens, o destino!

domingo, 28 de dezembro de 2025

OUTRO NATAL - FILEMON MARTINS

 


                               (FOTO DE KEISE J. MARTINS, EM ITANHAÉM)


OUTRO NATAL
Filemon Martins


E outra vez chega dezembro
o mês das festas e do Natal.
Não mais como o Natal de outrora
portador de paz e de ventura.
Natal cheio de graça, amor, felicidade,
Natal cheio de luz
que os anjos anunciaram
quando nasceu JESUS!

Hoje, a cidade está em festas,
é o Natal comercial...
Porém, nosso maior desejo
é que este Natal nos traga paz,
e aumente o nosso amor, a nossa fé
e em nossos corações uma vez mais
possa nascer sorrindo
O SINGULAR JESUS DE NAZARÉ!