quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

2025 - UM ANO PARA SER LEMBRADO OU ESQUECIDO? - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS


 

2025 - UM ANO PARA SER LEMBRADO OU ESQUECIDO?

 

Muitos brasileiros afirmam que 2025 definitivamente não foi um ano bom para o Brasil. Muita corrupção, sendo as de maior vulto os casos do INSS e do Banco Master.                               


Estamos no limiar de um novo ano. O ano de 2026 está chegando trazendo oportunidades para todos. O início de um novo ano é o tempo ideal para todos, homens e mulheres, cada pessoa formar planos e estabelecer novas metas. As coisas boas não acontecem por mero acaso. O sucesso depende da execução dos planos traçados. É necessário entrar no novo ano com coragem e inteligência. Convém evitar erros cometidos em 2025. Até doenças poderão ser evitadas quando colocamos em prática as recomendações médicas. No decorrer do novo ano surgirão obstáculos. Será necessário inteligência, paciência, coragem e fé para superar os problemas. Os maus hábitos, manias e comportamentos prejudiciais precisam ser abandonados. Os bons hábitos devem ser praticados.

O que mais podemos dizer de 2025, o ano findo? É claro que não queremos ser radicais. Não podemos ser oito ou oitenta. A verdade é que muitas coisas aconteceram no ano que envelheceu e se despede. Algumas foram muito boas e outras nem tanto. Mas todos nós tivemos oportunidades para escolher, para decidir e tomar a direção que julgamos ser correta.

As pessoas, as empresas através dos seus diretores, os Municípios, os Estados e o Brasil por inteiro, todos tiveram muitas oportunidades em 2025. Será que todas as oportunidades foram bem aproveitadas? Certamente foram tomadas muitas decisões e foram colhidos os resultados das decisões. Resultados positivos, mas também houve resultados negativos.

Em 2025 o Brasil enfrentou muitos problemas. Na educação dos jovens, desde o nível do ensino fundamental até o nível universitário. O governo universalizou o ensino de nível superior. Aumentou o número de faculdades oferecendo muitos cursos, principalmente através de cursos ministrados pelo sistema EAD. Entretanto, o nível de conhecimento dos alunos não acompanhou o aumento da rede de ensino. No Brasil há muitos alunos diplomados, mas o nível de conhecimento continua baixo. Assim vemos que existe amplo espaço para melhorar a educação desde o ensino fundamental até o universitário. Contudo há o que comemorar. Muitos alunos se destacaram nos intercâmbios escolares entre o Brasil e os países amigos. Muitos jovens se destacaram em concursos de matemática.

Mas, apesar do progresso verificado em diversas áreas, 2025 não merece ser lembrado no que se refere aos bons princípios, aos bons costumes, ao respeito mútuo, à compreensão e tolerância uns com os outros. Esse é um problema profundo e vem da estrutura familiar.

Através dos jornais, noticiários na televisão e também por meio das redes sociais, as notícias chegam ao público e informam que a violência aumentou. As pessoas de bem estão com medo de sair e andar pelas ruas e praças da cidade no início da noite, até as 21 horas. Os noticiários informam ainda que cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Recife apresentam altos índices de violência com assalto a mão armada e até com mortes. Em 2025, a violência esteve presente até nas escolas. A polícia contra-atacou e houve confrontos com muitas mortes. Assim aconteceu no Rio de Janeiro, na última semana de outubro de 2025, que resultou na morte de mais de 100 pessoas.

Os noticiários informam que empresas estatais estão com alto grau de endividamento. Os Correios é uma empresa estatal que antes dava lucro e em 2025 mostra grande prejuízo. O assunto que nos últimos dias vem dominando os noticiários é a condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aliás, muitas pessoas ainda estão presas por participarem nas manifestações conhecidas como “o caso do 08/01”.

Na política brasileira em 2025 não faltaram desentendimentos. Mas houve progresso. O governo federal enfrenta desafios. As decisões precisam estar bem fundamentadas. Há muitos obstáculos que atrapalham e impedem o nosso desenvolvimento.

E os altos salários e benefícios de muitas autoridades, incluindo deputados federais e estaduais? Cientistas políticos dizem que a Câmara dos Deputados Federais seria mais eficiente na análise e aprovação das leis com apenas 313 deputados e não com 513 como acontece atualmente. Afirmam que o Brasil precisa de uma boa reforma política.

Em 2026 teremos eleições gerais. Políticos sabem enganar. Parece que os eleitores estão mais esclarecidos. Nas rodas de amigos todos afirmam, com seriedade ou por brincadeira, que o brasileiro é calmo e tem paciência. Todos estamos esperançosos de que no próximo ano a coisa mude para melhor.

 




Saul Ribeiro dos Santos

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara - BA.

saul.ribeiro1945@gmail.com  




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário