sábado, 15 de novembro de 2025

DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS - MÁRIO E FILEMON MARTINS

 




DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS

-MARIO E FILEMON-.



Antonio Monteiro*



Você diz num dos seus livros, ser uma pessoa fascinada pelos dicionários e eu como leitor e apreciador de suas obras literárias, não poderia deixar de fazer um relato sobre o Dicionário Genealógico da Família Ribeiro Martins, conhecida também como a árvore genealógica da família, aliás, muito bem pesquisado e elaborado em parceria com o seu irmão Filemon Francisco Martins.
Este pode não ser o melhor livro da Vossa Coleção, entre tantos outros, mas para mim é talvez uma das melhores obras literárias escritas por vocês até então, pois este dicionário propriamente dito focaliza a família como um todo, em todas as suas gerações, daí a razão de sua importância. Em suma, uma verdadeira obra de grande valia.
Tenho certeza que tanto você Mário, quanto o seu irmão Filemon, tiveram um minucioso trabalho ao pesquisarem tantos membros de uma numerosa família, uma vez que a grande maioria entre eles, refere-se à pessoas falecidas há muitas décadas atrás.
Com tudo isso, vocês não mediram esforços, não excluíram ninguém, selecionando todas as pessoas da família, sem distinção de nomes ou de grau de parentesco. Esse dicionário é muito divertido, um verdadeiro passa tempo. Parabéns!!!
Acredito que, nenhum professor, pesquisador ou pessoa influente do meio literário, da região de Xique-Xique, Cidade da Barra, Morpará, Ibotirama, Brotas de Macaúbas, Ibipetum, Barra do Mendes e Bom Jesus da Lapa, tenha concretizado até então, um trabalho tão valioso quanto este.
Não poderia deixar de destacar que este dicionário ficará e servirá de exemplo não só para aqueles que estão presentes, mas também para as futuras gerações e muitos que nascerão, provavelmente, hão de concordar com as minhas palavras. Acreditem!!!
Finalmente, quero dizer ao Mário e Filemon, que na minha modesta opinião, a família é o melhor e o maior bem que nós temos em nossa vida enquanto vivermos, já que quando partirmos para a eternidade, nada desta terra levaremos, mas deixaremos portanto, esposa, filhos, netos, enfim, os frutos das sementes que semeamos neste grande Universo de todos. Abraços. 

(São Paulo,11 de Outubro de 2008).



*ANTONIO MONTEIRO era intelectual, leitor e apreciador de genealogia.


Nota do Blog: Texto publicado no site www.usinadeletras.com, página de Mário Ribeiro Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário