domingo, 7 de setembro de 2025

OS POLÍTICOS E SEUS DISCURSOS - FILEMON MARTINS


 


OS POLÍTICOS E SEUS DISCURSOS

Filemon Martins



Há mais de cinquenta e cinco anos, em minha cidade natal, Ipupiara, Bahia, adolescente ainda, ouvia os mais variados discursos de políticos do Estado da Bahia. Lembro-me de que, em certa ocasião um candidato a deputado estadual, dirigindo-se à população da pequena cidade baiana, afirmou em seu discurso de campanha: “Se eu for eleito, Ipupiara não terá mais problemas, vamos construir estradas para todas as cidades vizinhas, ligando Ipupiara a Salvador”.
E prosseguiu: “Teremos água encanada e tratada, a energia elétrica virá iluminar os lares desta cidade trazendo desenvolvimento para o comércio e a população. A educação será um primor, nenhuma criança ficará fora da escola, hospitais serão construídos, de tal maneira que a saúde do cidadão será prioridade, enfim farei desta cidade um brinco”. E a multidão o aplaudia.
Quatro anos se passaram e o parlamentar eleito sequer lembrou daqueles eleitores ingênuos que caíram no conto do deputado. A cidade continuou sem estradas, sem saúde, sem educação, sem luz e sem água. E nova eleição chegou e lá vem outro candidato da capital, que conhecendo a história do seu colega, sapecou: “Povo de Ipupiara, vocês ainda não me conhecem, mas se eu for eleito, tudo será diferente. Quero assegurar a todos vocês que não sou homem de promessas, não prometo como muitos já o fizeram, sou homem de realizações”. E outra vez a multidão o aplaudiu.
O município de Ipupiara “está situado na CHAPADA DIAMANTINA MERIDIONAL que tem, atualmente, trinta e um municípios”, conforme o livro “CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS” do escritor Mário Ribeiro Martins.
A propósito, até hoje, 2025, a estrada entre Ipupiara e Barra do Mendes, nunca saiu do papel. Existe, sim, a antiga estrada de barro e em alguns trechos, cascalho. Quando vem a chuva, vai tudo embora, ficam só os buracos.
É verdade que hoje (2025) temos água encanada, apesar de escassa, educação e saúde razoável, energia elétrica etc. As estradas existentes não só no município de Ipupiara, mas em todo o Estado da Bahia, não estão em boas condições.
Ipupiara faz fronteira com os municípios de Gentio do Ouro (55km), Brotas de Macaúbas (30km), Barra do Mendes (60km) e Morpará (80km) e está a 624km de Salvador.
Pois bem, desde aquela época dos discursos e das promessas, continuam no papel as estradas prometidas. Ipupiara necessita urgentemente do prolongamento da BA-156 até Gentio do Ouro, ligando à cidade de Xique-Xique cuja estrada já está asfaltada. Ipupiara a Barra do Mendes e por consequência à região de Irecê. Ipupiara a Morpará, ligando a região com o rio São Francisco e finalmente, Ipupiara a Brotas de Macaúbas, que conta com a BA-156 e dá acesso a BR-242, que corta a CHAPADA DIAMANTINA.
Quero crer que o asfalto usado na BR-242 não é de boa qualidade, ou falta manutenção, ou o tráfego é muito pesado danificando rapidamente o asfalto. 
A BR-242 é uma rodovia importante que liga Salvador a Brasília, passando por cidades como Barreiras, Ibotirama, Seabra, Lençóis e Itaberaba na Bahia, entre outras. 
Resumindo: cinquenta e cinco anos se passaram e os discursos dos políticos continuam iguais e nós continuamos a aplaudir a oratória desses demagogos de plantão, que nada desviaram, nada fizeram, nada sabiam e não tomaram conhecimento de nada. É bom recordar que o PT administra a Bahia desde 2007. Acorda, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário