sexta-feira, 12 de setembro de 2025

A MEDICINA E OS ESCRITORES - HÉLIO MOREIRA

 




A MEDICINA E OS ESCRITORES.
Hélio Moreira*



O diário de Humberto de Campos, que só foi divulgado 15 anos após a sua morte, é um manancial impressionante de informações sobre a vida literária e política da sua época.
No dia 22 de setembro de 1934, Humberto de Campos escreveu no seu “DIÁRIO SECRETO”:
“Há seis meses, precisamente, a 22 de março de 1934, fui operado. Abriram-me a bexiga, escancararam-me como a um peixe. E, ainda hoje, parcialmente aberto, sofro. Sofro mais do que antes da operação. Sofro, e tenho nojo de mim, com este apêndice de borracha que me sai de sob o umbigo, e com este mau cheiro, que, não obstante a higiene mantida, os dois curativos, às vezes me entontece!
Às vezes, choro sozinho. Choro com pena de mim. Choro, com saudades de mim. Mas, é preciso trabalhar, e eu trabalho. Trabalho e sorrio. E quantas vezes, ao ser entregue à porta, ao portador, o artigo que acabo de escrever, e em que há alegria ou sarcasmo, não mergulho a cabeça nas mãos e soluço longamente, atormentado pelas dores que me perseguem!...
-Ri-te, palhaço!..”.
O escritor Humberto de Campos, membro da Academia Brasileira de Letras, político, contista, poeta e romancista, foi uma das mais importantes figuras da literatura brasileira do século XX.
Seu diário, que só foi divulgado 15 anos após a sua morte, atendendo sua expressa recomendação, é um manancial impressionante de informações sobre a vida literária e política da sua época.
Sofria de ACROMEGALIA, devido a um tumor na hipófise. Existem várias “entradas” no seu diário (iniciado em 1906 e encerrado, com a sua morte, em 1934) com referências ao seu estado de saúde e principalmente sobre a evolução da sua doença.
O trecho que reproduzimos fala da sua angústia e principalmente da veemência da sua pena poética, apesar do infortúnio. (REVISTA DA ACADEMIA GOIANA DE MEDICINA. Goiânia, setembro de 2008).





HÉLIO MOREIRA é Médico, Escritor. Membro da Academia Goiana de Letras e da Academia Goiana de Medicina.


(LIVRO "ENCANTAMENTO DO MUNDO E OUTRAS IDEIAS", DE MÁRIO RIBEIRO MARTINS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário