quinta-feira, 14 de agosto de 2025

COLUNA TROVAS - MARIA THEREZA CAVALHEIRO

 




COLUNA TROVAS, DIVULGADA POR MARIA THEREZA CAVALHEIRO EM O RADAR, DE APUCARANA-PR, PÁGINA 19.



FILEMON F. MARTINS é mais conhecido pelos seus bonitos sonetos, mas tem-se mostrado também um trovador experiente. Velho amigo desta coluna, de que participa desde os tempos de sua publicação em "A Gazeta Esportiva", quando esse Poeta foi destaque, em 1979.

Filho de Adão Francisco Martins e de Francolina Ribeiro Martins, nasceu em Ipupiara - BA, em 17/01/1950, mas está radicado na Capital paulista desde 1969. Começou a se interessar por poesia ainda adolescente, em sua cidade natal. Teve de início influência dos poetas Mário Barreto França, Carlos Ribeiro Rocha e Gióia Júnior. Em seguida passou a conhecer trabalhos de Adelmar Tavares, Luiz Otávio, Colombina e muitos outros; tornou-se, cada vez mais, admirador da trova.

Antes de se mudar para bairro mais afastado, frequentava as reuniões do Movimento Poético Nacional e da União Brasileira de Trovadores. Dedica-se também à crônica. Escreve para o "Jornal do Judiciário", inclusive sobre política. Gosta também de fazer fotos.

Filemon F. Martins considera a trova "uma forma poética que expressa simplicidade e sensibilidade. Como exige síntese, adapta-se aos tempos modernos, pela sua brevidade e pelo pouco espaço que ocupa em publicações".

Para ele, "a inspiração é um privilégio; surge sob o impulso de uma força que desconhecemos".

Em 1997, publicou "Flores do Meu Jardim", pela Ed. Opção 2, ESG., em que inclui algumas quadras. Dedica-se a fazer também, com arte, "escadas" e "grinaldas" de trovas. Participa de várias seletas, organizadas, entre outros, por Aparício Fernandes e Fernandes Vianna. Consta da "Enciclopédia de Literatura Brasileira", de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, edições de 1990 e 2001. Escreveu e publicou: "ANSEIOS DO CORAÇÃO", "DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS", em coautoria com Mário Ribeiro Martins. "FAGULHAS", "SONETOS E TROVAS", "HISTÓRIAS QUE SÓ AGORA EU CONTO", "CAMINHOS DO JORDÃO DA BAHIA" e "O COTIDIANO DA VIDA, HISTÓRIAS E VERDADES".


Nenhum comentário:

Postar um comentário