sábado, 10 de maio de 2025

DIA DAS MÃES - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 



 

DIA DAS MÃES

 

     Nesta data quero saudar a todas as mães. Graças a Deus foram levantadas pessoas altamente inspiradas com ideias altruístas, de amor pela causa justa. Foram aprovadas datas importantes.

    Queremos, nesta oportunidade, externar algumas palavras sobre a importante data, que é o dia das mães. Historicamente esta data como hoje a conhecemos teve origem ou foi estabelecida inicialmente nos Estados Unidos. Por volta de 1909 foram apresentadas ideias e grande esforço e campanha em favor desta data especial. A ideia inicialmente granjeou a simpatia naquela nação americana, depois ganhou a simpatia de todos no Brasil e mais tarde se espalhou por todos os países do mundo. Afinal, as mães são merecedoras da homenagem.

     No Brasil a homenagem em primeira vez foi comemorada em 1918 na cidade de Porto Alegre - no Rio Grande do Sul, pela ACM – Associação Cristã de Moços (moços aqui é uma palavra genérica, que significa moços e moças, os jovens em geral). Mais tarde, em 1932, o Presidente Getúlio Vargas teve a honra de assinar o Dec. 21.366/32 oficializando, declarando o segundo domingo de maio como “Dia das Mães”.

    Toda mãe demonstra grande amor por seus filhos. Certa vez ouvi uma palestra onde um jovem, em homenagem a esta data, falou sobre uma mãe que tinha 6 filhos. Em certo trecho da palestra ele falou que: Se um bolo fosse dividido em seis pedaços, incluindo o dela, aquela mãe logo tomaria a iniciativa e declarava “eu não gosto de bolo”.

     Temos que as mães são muito cuidadosas e responsáveis quanto a educação dos filhos desde o primeiro ato de amamentar. A Bíblia Sagrada menciona o caso de muitas mães importantes para os filhos e para a sociedade onde viveram e para todas as partes do mundo.

Joquebede (que significa Jeová é glória) foi a mãe de Moisés. O nenê foi criado com todo amor e proteção. Quando já conseguia chorar alto a mãe Joquebede fez um cesto, bem confeccionado com vedação hidráulica perfeita e nele colocou o nenê nas águas do Rio Nilo com a intenção de salvá-lo. E foi o que aconteceu. O garotinho foi adotado pela filha do rei Faraó (livro de Êxodo cap. 2). Muitos anos depois Moisés foi um grande homem utilizado por Deus e se tornou o libertador do povo que estava cativo no Egito. Ele conduziu o povo e atravessou com todos o Mar Vermelho. Do outro lado eles seguiram com destino à terra de Canaã.

     Temos o caso de Ana, que foi a mãe do menino Samuel. Ela criou e educou o garoto conforme a orientação de Deus. Samuel se tornou um grande homem. Foi um líder da nação de Israel. Ele foi profeta e juiz. Julgava o povo em Betel, Gilgal e Mispa ((1° livro de Samuel cap. 8).

     Temos o exemplo de Maria, a mãe de Jesus. Inicialmente ela teve a honra de ouvir as palavras do anjo Gabriel lhe anunciando o nascimento de Jesus. Depois de ouvir a mensagem do anjo, Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim de acordo com as tuas palavras” (livro de S. Lucas capit. 1 e versos 26 a 38).

      A Bíblia cita muitas outras mulheres, mães de fé, amor e coragem. Há uma sequência de mães que vem até o nosso século. Mães que souberam criar e educar bem os seus filhos. Estes se tornarem líderes, pessoas importantes na sociedade. No entanto, por outro lado, percebe-se uma geração de crianças e adolescentes que não recebe a devida educação intelectual nem moral. Muitas mães deixam passar a oportunidade de criar seus filhos no caminho do Senhor, no caminho do bem, no caminho da retidão.

FELIZ DIA DAS MÃES!

 

 

Saul Ribeiro dos Santos

Natural de Ipupiara – BA.

 

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário