MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA
MUNICÍPIO DE IBIPITANGA (Parte V)
Saul Ribeiro dos Santos
PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE IBIPITANGA
A seguir apresentamos os nomes dos prefeitos do Município, desde o primeiro, após a emancipação política até o que foi eleito no dia 06 de outubro de 2024 para exercer o mandato no quadriênio 2025 a 2028. Eis os nomes dos gestores de Ibipitanga e o período em que ocuparam o cargo mais alto no âmbito municipal ao longo da sua história.
Francisco Nestor de Araújo
1963 a 1966
José Xavier Mendes
1967 a 1970
Miguel Pereira de Oliveira
1971 a 1972
José Xavier Mendes 1973 a 1976
Francisco Nestor de Araújo
1977 a 1982
José Xavier Mendes 1983 a 1988
Rosalvo Francisco Gomes
1989 a 1992
Antônio Gildemar de Azevedo
1993 a 1996
José Xavier Mendes 1997 a 2000
José Xavier Mendes 2001 a 2004
Antônio Gildemar de Azevedo
2005 a 2008
Humberto Raimundo R. de Oliveira
2009 a 2012
Humberto Raimundo R. de Oliveira
2013 a 2016
Edilson Santos Souza
2017 a 2020
Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira
2021 a 2024
Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, reeleito no dia 6 de outubro de 2024 para o período 2025 a 2028.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Aniversário do Município. Dia 16 de julho. É o dia evento cívico que comemora a emancipação do Distrito de Ibipitanga e seus arredores. Em 1962 foi desmembrado de Ibitiara por força da Lei 1.720/62. Assim nasceu este Município. Prefeito, vereadores e outras autoridades comparecem à solenidade. Não é um simples feriado municipal. Normalmente consta na agenda das escolas: hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e do Município de Ibipitanga, palestras relembrando os fatos que culminaram com a independência política e administrativa. São realizadas exposição de fotos e cartazes representando aquela época. A comemoração da data é uma realização da Prefeitura Municipal, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, todos os anos, envolvendo todas as escolas e colégios.
Biblioteca Pública Municipal – Nome: Biblioteca Vital Rodrigues da Mata. Criada por Lei Municipal n° 05/2009 e fundada em 2010. Este é um instrumento de grande utilidade para os estudantes e para todas as pessoas amantes da boa leitura. A Biblioteca Pública deste Município possui um acervo de 5.000 volumes, que estão à disposição dos interessados, desde que sigam as orientações da Secretaria competente. Mantenedor: Prefeitura Municipal.
Igreja de Santa Luzia – Localizada na praça no centro da cidade. Data da construção: Início da 1ª metade do século XX. É impressionante a construção das paredes com a segurança que a época exigia. Mantenedor: Paróquia local.
ÚLTIMA PARTE
Aqui em Ibipitanga estão presentes agências ou representação de repartições e órgãos públicos federais, estaduais e municipais que dão apoio ao desenvolvimento deste Município. Estão ativas e prestam relevantes serviços aos empresários locais, aos novos empreendedores e ao povo em geral as seguintes repartições, entre outras:
Destac, de Polícia Militar da 4ª. CIPM -BA em Macaúbas.
Destac. PM da 4ª. CIPM – BA. em Macaúbas
Delegacia de Polícia
Posto de Identificação RG, C-292.
Cartório Eleitoral da 65ª. Zona Eleitoral do TRE – BA.
Ag. dos Correios da EBCT, empr. vinculada ao Minist. das Comunicações.
CRAS - Centro de Refer. de Assistência Social (inclusão social e Cidadania).
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibipitanga.
Cartório dos Registros Civis e Tabelionato de Notas.
Cartório dos Registros de Pessoas Naturais
Assoc. dos Produtores Rurais.
Ag, do Sebrae.
CTCA - Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente
SINE/BA.
O Poder Executivo deste Município, seguindo ao que determina a Lei Municipal nº 004/2009 de 26 de junho de 2009, criou a GCMI - Guarda Civil do Município de Ibipitanga.
Igrejas cristãs - Aqui neste Município existem várias igrejas cristãs. São instituições religiosas que fazem parte da história local. Conforme orienta a Bíblia, “Igreja cristã”, é a comunidade ou o conjunto dos fiéis unidos pela mesma fé, que reconhecem Jesus Cristo como único Senhor e Supremo Legislador. (1) A Igreja cristã tem o objetivo de transmitir a mensagem que foi determinada por Jesus – que é o fundador e Senhor da Igreja.
A igreja cristã mais antiga e com o maior número de seguidores neste Município é a Igreja Católica Romana, cuja implantação nesta parte da Chapada Diamantina se deu na mesma época em que chegaram os primeiros moradores. Essa foi a igreja oficial a exercer as funções religiosas no tempo do Brasil-colônia e durante o governo imperial, até 1889. Recebia o apoio do rei de Portugal e posteriormente do imperador do Brasil.
É importante citar que em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil. A nova Constituição determinou separação entre Igreja e Estado. O Brasil tornou-se um Estado laico. Esse termo teve origem na França, no século XVIII, para exprimir ou manifestar o princípio da separação das sociedades civil e religiosa, em que a Igreja deixa de exercer qualquer papel político oficial e ao mesmo tempo o Estado não se intromete nos assuntos da Igreja. (2) A partir da promulgação da 1ª. Constituição Republicana o Brasil abriu espaço para outras igrejas exercerem o direito de liberdade religiosa.
Outras igrejas cristãs, de confissão evangélica, estão presentes no Município de Ibipitanga, desfrutando de bom conceito perante a população. São igrejas que possuem templo próprio e há vários fixaram raízes nesta parte da Chapada Diamantina. Por falta de espaço nesta obra citaremos aqui tão-somente até seis denominações religiosas evangélicas. Eis os nomes de algumas igrejas em plena atividade neste Município:
Adventista do 7° Dia
Assembleia de Deus
Batista Betel
Congregação Cristã no Brasil
Manancial de Jesus
O Brasil Para Cristo
Mais informações referentes a esse tema estão em páginas anteriores, na parte sobre religião. Para finalizar estes relatos é importante informar que outras igrejas evangélicas, com denominações diferentes, estão presentes neste Município, onde realizam seus cultos. Também aqui estão presentes outras instituições e agremiações religiosas que confessam outras crenças.
___________________
(1) Orlando S. Boyer, pesquisador e escritor de assuntos bíblicos, em seu excelente livro: Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 319, Vida, 29ª. impressão, ano 2000.
(2) Enciclopédia Universo, vol. VI pág. n° 3.023, Editora Delta e Editora Três, Rio de Janeiro – 1973.
Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.
_________________________________
SOBRE O AUTOR
SAUL
RIBEIRO DOS SANTOS é casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os
filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner
Ribeiro.
Autor
do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora
Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.
Colaborador assíduo do Blog Literário do Filemon e trabalha no projeto do livro CHAPADA DIAMANTINA, em elaboração.

Parabéns Saul sempre trazendo informações desta cidade antes não conhecida e que tem tantas coisas boas que todos presicam saber
ResponderExcluirObrigado Mirian, o articulista Saul Ribeiro não só conhece a região, como também tem-se mostrado um pesquisador experiente e competente, porque visita, conversa, questiona, como deve ser mesmo a vida do escritor.
ExcluirSe não fosse as informações do seu livro não saberia de tantas informações tão importantes 👏👏👏👏
ResponderExcluir