segunda-feira, 24 de junho de 2024

MUNICÍPIO DE LENÇÓIS - PARTE V - FINAL

 



 

MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PARTE V - FINAL

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com

 

Arquivo Público Municipal

Foi criado pela Lei Municipal n° 492 de 19/10/1999. Ganhou o nome de: Arquivo Público Municipal Cândido da Fonseca Galvão (Dom Obar II d’África), conforme Lei Municipal n° 507 de 20/07/2000. A cidade de Lençóis possui este instrumento de grande utilidade e mesmo indispensável para preservar a história municipal e regional, que é o arquivo público. Funcionários deste órgão informaram que dentro de alguns meses (após 2017) a Prefeitura vai transferir esse importante órgão para um imóvel próprio, tendo em vista melhor funcionamento e atendimento ao público. É um órgão de grande utilidade para os estudantes e todas as pessoas amantes das pesquisas históricas e científicas. O arquivo público possui um excelente acervo legislativo, histórico e cartorial com registros legais do Município, passo a passo. Os registros estão à disposição dos interessados, desde que obedeçam às exigências do órgão municipal competente. Os funcionários são conhecedores do assunto, atenciosos e prontos para atender.

 

Importante: Cândido da Fonseca Galvão nasceu em Lençóis no ano de 1845. Lutou na Guerra do Paraguai. Era amigo do Imperador D. Pedro II. Atuou na causa abolicionista. Faleceu em 1890.

 

Biblioteca Pública Municipal.

Nome: Urbano Duarte, criada pela Lei Municipal n° 249/70 de 28/01/1970, no período do prefeito José Pereira Senna Brito. Este é outro instrumento de grande utilidade para os estudantes e os apreciadores da boa leitura. Concentra um acervo de 5 mil volumes. A existência da Biblioteca Pública Municipal significa a valorização da cultura técnica e científica, pois desperta nos jovens e no povo em geral o hábito pela boa leitura e o interesse por mais conhecimentos. Promove a ascensão do conhecimento dos fatos históricos, técnicos, científicos e sociais a todas as pessoas que dela fazem uso. Os volumes do acervo estão à disposição dos interessados, desde que sigam as orientações da Secretaria Municipal competente.

 

Prédio da Prefeitura

Localização: Praça Otávio Alves, centro da cidade. Data da fundação: final do século XIX. Edifício construído em dois níveis: térreo e porão. Apresenta planta em L. Mostra a face principal em ostentação de pedras da região.

 

Quartel General do Coronel Horácio de Matos

Data da fundação: 1904. Localização: parte Sul da cidade. Grande sobrado situado em local alto, onde eram planejadas as formas de defesa da cidade de Lençóis e da extensa região da Chapada Diamantina.

 

Museu da Cultura Afrânio Peixoto

Data da criação: 17/12/1970. Funciona diariamente das 8 às 12h. Possui um importante acervo biográfico e histórico. Mantenedor: Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

Ex-Vice Consulado da França

Data da fundação: final do século XIX. Localização: Rua Horácio de Matos n° 892. Um prédio com portas especiais, superpostas com janelas e portas em tipo arco. Atualmente (2017) no andar térreo funciona uma loja de suvenir e outros artigos. No lado direito do prédio, ao lado da porta da loja, uma placa onde está escrito: vice-Consulado Francês. Nesse prédio funcionou durante os anos áureos da produção e exportação de diamantes, um departamento do Consulado francês em Salvador, tendo em vista facilitar a compra e exportação das pedras preciosas. Mantenedor: A manutenção é feita pela proprietária.

 

Mercado Público Municipal

Localização: Praça Aureliano Sá. Data da Construção: 2a metade do século XIX para meados do século XX. Passou por reformas. Atualmente destina-se a exposições de natureza cultural. Mantenedor: Prefeitura Municipal.

 

Parque Nacional de Chapada Diamantina

Criado pelo Dec. Federal n° 91.655 de 17/09/1985. Este parque se estende por uma área de aprox. 152 mil ha. e abrange partes dos Municípios de Andaraí, Ibicoara, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

 

Artesãos

O Município de Lençóis ostenta uma grande lista de artesãos e artesãs. Todos possuem talento e espírito criativo. A partir daí nascem os trabalhos artísticos e muito atraentes.

 

Outros Pontos Turísticos

A Prefeitura do Município de Lençóis mantém um calendário, uma lista completa e atualizada dos pontos turísticos, dos eventos e das festas cívicas que ocorrem durante o ano.

 

    Nota: O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, está vigilante quanto à manutenção do patrimônio histórico existente no Município. Ao percorrer a cidade o visitante pode observar a imponência dos prédios, casarões e igrejas                  mostrando o esmero da arquitetura na segunda metade do século XIX, período da riqueza das minas de diamantes e outras pedras preciosas.

 

ÚLTIMA  PARTE

 

        O Município de Lençóis possui diversas repartições públicas federais, estaduais, municipais e escritórios de autarquias. Todas as instituições dão apoio aos empresários locais, aos moradores e ao desenvolvimento do Município. Aqui no Município estão presentes as seguintes repartições, entre outras:

 

·  42ª.  CIPM – BA. de Bombeiros - na sede do Município

·  CIPPA – Cia. de Independ. de PM – BA., Proteção Ambiental

·  11° Grupamento de Bombeiros – PM, no Distrito de Tanquinho

·  COORPIN – Coordenadoria de Polícia do Interior.

·  Delegacia de Polícia

·  Polícia Civil.

·  Posto de Identificação – RG.

·  4ª. RETRAN, subordinada ao Ciretran em Seabra

·  Junta de Serviço Militar

·  IPHAN – Instit. do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

·  Cartório Eleitoral da 89ª. Zona Eleitoral do TRE – BA.

·  Representação do SENAC

·  CRAS, Centro de Referência e Assistência Social – Laurent. Martins

·  ADAB – Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia

·  EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário

·  SINE/BA, Sistema Nacional de Emprego – setor Bahia.

·  Sindicato dos Trabalhadores Rurais

·  Sindicato dos Funcionários Públicos de Lençóis

·  ACVL – Assoc. dos Condutores dos Visitantes de Lençóis

·  Associação dos Professores de Lençóis

 

    O Poder Executivo deste Município está desenvolvendo estudos no sentido de criar a GCML- Guarda Civil Municipal de Lençóis. Terá como função zelar e proteger o patrimônio público e se mostrar presente para atuar onde for necessário para orientar e proteger a população, tudo dentro da sua competência jurídica.

 

       Igrejas cristãs - No Município de Lençóis estão em atividades várias igrejas cristãs. Todas fazem parte da história desta terra. Conforme orienta a Bíblia, “Igreja cristã”, é a comunidade ou o conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé, que reconhece Jesus Cristo como único Senhor e Supremo Legislador. (1) A comunidade cristã é composta de pessoas que têm o objetivo de transmitir a mensagem que foi determinada por Jesus Cristo – que é o fundador e Senhor da Igreja Cristã.

          A igreja mais antiga e com o maior número de seguidores neste Município é a Igreja Católica Romana, cuja implantação nesta parte da Chapada Diamantina se deu na mesma época em que chegaram os primeiros moradores. Essa foi a igreja oficial a exercer as funções religiosas no tempo do Brasil-colônia e durante o governo imperial, até 1889. A Igreja Católica tinha a exclusividade para exercer as atividades religiosas.

      É importante destacar que em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil. A nova Constituição estabeleceu separação entre Igreja e Estado. O Brasil tornou-se um Estado laico. Esse termo teve origem na França, no século XVIII, para exprimir ou manifestar o princípio da separação das sociedades civil e religiosa, em que a Igreja deixa de exercer qualquer papel político oficial e ao mesmo tempo o Estado não se intromete nos assuntos da Igreja. (2)

             A partir da data em que entrou em vigor a 1ª. Constituição Republicana o Brasil abriu espaço para outras igrejas exercerem o direito de liberdade religiosa. Portanto, vale informar que várias igrejas cristãs de confissão evangélica, estão presentes e fazem parte da história do Município de Lençóis, gozando de bom conceito perante a população. São igrejas que possuem templo próprio e há vários anos fixaram raízes nesta bela e importante parte da Chapada Diamantina. Cuidam da parte espiritual pela pregação do evangelho, sem descuidar da assistência social. Por falta de espaço citaremos aqui tão-somente até seis denominações religiosas evangélicas. Eis os nomes de algumas igrejas em plena atividade neste Município:

 

·  Adventista do 7º Dia

·  Assembleia de Deus

·  Batista Tradicional - da CBB

·  Congregação Cristã no Brasil

 

       Outras informações referentes a esse tema estão em páginas anteriores, na parte sobre religião. Para finalizar estes relatos é necessário informar que outras igrejas evangélicas, com denominações diferentes, estão presentes neste Município e realizam seus cultos. Também estão presentes outras instituições e agremiações religiosas que confessam outras crenças.

 

Este texto é parte integrante do livro Chapada Diamantina, em elaboração.

 ________________

     

        (1)     Orlando S. Boyer, em seu livro Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 319, – Edit. Vida, 29ª. impressão, ano 2000.

        (2)     Enciclopédia Universo, vol. VI pág. 3023, Editora Delta e Editora Três – 1973.

 

 

SOBRE O AUTOR

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS é casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

Colaborador assíduo do Blog Literário do Filemon e trabalha no projeto do livro CHAPADA DIAMANTINA, em elaboração.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário