sábado, 22 de junho de 2024

FÉ E VIDA - JOÃO HENRIQUE RIBEIRO NOVAIS

 



 

FÉ E VIDA

João Henrique Ribeiro Novais

 

      Aqui no nordeste brasileiro, dentro do sertão baiano, escondida entre montes e serras, se encontra a minha cidade - Ipupiara. Cidade linda e rica em cultura. Cada dia que passa, ela se desenvolve mais na área comercial e na arquitetura (com belas construções). Além das pessoas que aqui residem, vêm muitas pessoas de outras cidades para aqui fazerem suas compras, e acabam deixando um pouco de si e levando um pouco de nós.

      Quando chega o mês de junho, tudo fica melhor ainda, Ipupiara se veste de colorido e ganha nova vida, cheia de alegria. É festa! É São João!

      A praça principal fica tomada de gente. De vez em quando, alguém se assusta com o barulho das bombinhas estouradas pelas crianças; tem barraquinhas com deliciosos tipos de comida, tem fogueira, tem forró, e um friozinho que chega a doer e que já faz parte da época.

      Ali na Igreja matriz, é tradição acontecer todos os anos, a novena em honra ao padroeiro São João Batista, e quem quiser pode participar. A Igreja costuma ficar cheia todos os dias.

      Mas a Covid-19, como em todo mundo, aqui chegou, e trouxe com ela mudanças inesperadas. Agora é tempo de São João e olhando para a praça, vejo que está vazia, sem colorido e sem a alegria das pessoas. De vez em quando, passa um e passa outro, e a frase é a mesma: "que saudades do São João!" As missas do novenário continuam acontecendo, mas não é com tanta gente. O vírus é traiçoeiro, e o povo, muito cuidadoso, controla o número de pessoas, sempre obedecendo aos famosos protocolos de segurança. Logo à frente, percebo que alguém se aproxima gritando com o coração cheio de esperança: "no ano que vem, se Deus quiser, vamos poder festejar todos juntos e com muita alegria." Neste momento, gostaria de completar, dizendo:  - e sem máscaras, para a gente poder ver o sorriso das pessoas (prefiro deixar só no pensamento).

      Volto a olhar para a Igreja e rezo confiante na intercessão do padroeiro São João Batista e no poder da vacina.

                         

2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário