segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE BARRA DO MENDES - PARTE V, FINAL

 



MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA


PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE BARRA DO MENDES   


(Parte V, Final)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com

 

    

    A seguir apresentamos os nomes dos prefeitos do Município de Barra do Mendes.  Antes, porém, é importante relatar que pela Lei Estadual n° 1.203/17 de 21/07/1917 assinada pelo governador Antônio Muniz de Aragão, amigo do coronel Militão Coelho, Barra do Mendes tornou-se Município independente de Brotas de Macaúbas. Seu intendente (administrador ou prefeito) foi o capitão Adelino Rodrigues Coelho. Essa arrumação não durou muitos anos porque o coronel Militão Coelho foi derrotado pelas tropas do coronel Horácio de Matos, perdendo assim o prestígio político. A independência durou até maio de 1920, quando pela Lei Estadual n° 1.388/20 de 24/05/1920 o Município foi reanexado a Botas de Macaúbas. Registre-se que extraoficialmente Jordão (atual Ipupiara) foi sede do Município abrangendo Barra do Mendes e Morpará no período agosto de 1919 até 24 de maio de 1920, por ordem do coronel Horácio de Matos, antes da Lei que autorizou a reanexação. Naquele tempo era assim mesmo, a palavra de um coronel influente tinha muita força.

         Por falta de informações substanciais na Prefeitura ou na Câmara de Vereadores, fomos orientados a pedir socorro ao Prof. Liandro Antiques, que com seu arquivo particular nos prestou informações esclarecedoras muito valiosas, pelo que muito agradecemos a este guardião das informações históricas do Município e de toda esta vasta região. Eis os nomes dos gestores e o período em que administraram o Município ao longo da sua história:

 §  Aurelino Alves Barreto                                               1959 a 1963 

§  Francisco Vieira Tosta                                                 1963 a 1967

 §  Aurelino Alves Barreto                                               1967 a 1971

 §  Álvaro Campos de Oliveira                                        1971 a 1973

 §  Florisvaldo Sodré de Araújo                                      1973 a 1977

 §  Aníbal Campos de Oliveira                                        1977 a 1983

 §  Valdomiro Figueiredo Bastos                                     1983 a 1989

 §  Aníbal Campos de Oliveira                                         1989 a 1993

 §  Manoel Gabriel dos Santos                                         1993 a 1997

 §  José Carlos Sodré dos Santos                                     1997 a 2000

 §  José Carlos Sodré dos Santos                                    2001 a 2004

 §  Manoel Gabriel dos Santos                                        2005 a 2008

 §  Manoel Gabriel dos Santos                                         2009 a 2012

 §  Armênio Sodré Nunes                                                 2013 a 2016

 §  Armênio Sodré Nunes                                                 2017 a 2020

 §  Antônio Barreto de Oliveira, eleito no dia 15 de novembro de 2020 para o período 2021 a 2024

 

 OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Aniversário do Município – Dia 14 de agosto. Evento cívico comemorando a emancipação política e administrativa. Foi em 14 de agosto de 1958. Prefeito, vereadores e outras autoridades comparecem e participam da solenidade. Geralmente constam na agenda das escolas: Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e do Município. Palestra(s) relembrando os fatos históricos. Apresentação da banda musical e outras atrações. A comemoração da data é uma realização da Prefeitura Municipal, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, envolvendo todas as escolas e colégios, todos os anos.

Arquivo Público Municipal – Aqui está a memória do Município. Órgão municipal criado em 06/09/1999 conforme Lei Municipal n° 640/99. Possui um considerável acervo histórico e cartorial com os registros que contam a história desta unidade municipal. 

Biblioteca Pública Municipal - Criada em 10/10/1985 conf. Lei Municipal n° 305/85. Este é outro instrumento de grande utilidade para os estudantes e todas as pessoas amantes da boa leitura. A Biblioteca Pública deste Município possui um acervo de quatro mil volumes, que estão à disposição dos interessados, desde que sigam as orientações da Secretaria competente.

 

 

Estátua do Coronel Militão – Escultura erigida em praça pública no dia 14/08/1984. Busto em bronze, uma homenagem ao coronel Militão Rodrigues Coelho, grande líder político local no início do século XX.

 

 ÚLTIMA PARTE

 

     Em Barra do Mendes estão presentes agências de repartições e órgãos públicos federais, estaduais e municipais que dão apoio aos empresários locais, aos novos empreendedores e ao povo em geral. Aqui estão presentes e prestam relevantes serviços as seguintes repartições, entre outras:

 

·  Destac. da 3ª. Cia. do 7° BPM  sob o comando estabelecido em Irecê.

·  Delegacia de Polícia

·  Polícia Civil

·  Posto de Identificação RG

·  Fórum Alberic Campos

·  CRAS, Centro de Referência e Assistência Social

·  EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário

·  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Mendes

·  Ag. dos Correios da EBCT

·  Cartório Eleitoral da 114ª. Zona Eleitoral do TRE – BA.

·  Cartório do Registro de Pessoas Naturais

·  Cartório do Registro de Títulos e Protestos

·  Cartório dos Registros de Imóveis

·  SINE/BA, Sistema Nacional de Emprego – setor Bahia.

 

      O Poder Executivo deste Município criou a GCMBM - Guarda Civil Municipal de Barra do Mendes, que tem como objetivo zelar e proteger o patrimônio público, se fazer presente e atuar onde for necessário para orientar e proteger a população, dentro da sua competência jurídica.

      Igrejas cristãs - Por oportuno vale relatar que no Município de Barra do Mendes existem várias igrejas cristãs. Todas fazem parte da história deste Município. A Bíblia Sagrada informa que: “Igreja cristã”, é a comunidade ou o conjunto dos fiéis unidos pela mesma fé, que reconhece Jesus Cristo como único Senhor e Supremo Legislador. (1) São instituições religiosas compostas de pessoas que professam a fé cristã e tem o objetivo de retransmitir a mensagem conforme a ordem de Jesus Cristo, que é o fundador e Senhor da Igreja cristã. 

       A Igreja mais antiga e com o maior número de seguidores neste Município é a Igreja Católica Romana, cuja implantação nesta parte da Chapada Diamantina se deu na mesma época em que chegaram os primeiros moradores. A igreja foi por muito tempo, durante mais de três séculos, a Igreja oficial a exercer as funções religiosas no tempo do Brasil-colônia e durante o governo imperial até 1889, ano da Proclamação da República. 

       É importante citar que em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil. A nova Constituição estabeleceu separação entre Igreja e Estado. O Brasil tornou-se um Estado laico. Esse termo teve origem na França, no século XVIII, para exprimir ou manifestar o princípio da separação das sociedades civil e religiosa, em que a Igreja deixa de exercer qualquer papel político oficial e ao mesmo tempo o Estado não se intromete nos assuntos da Igreja. (2) A partir da promulgação da 1ª. Constituição Republicana o Brasil abriu espaço para outras igrejas exercerem o direito de liberdade religiosa.

      Portanto, outras igrejas cristãs, de confissão evangélica, estão presentes no Município de Barra do Mendes, gozando de bom conceito perante a população. São igrejas que possuem templo próprio e há vários anos fixaram raízes nesta boa terra. Por falta de espaço citaremos tão-somente até seis denominações religiosas evangélicas. Eis os nomes de algumas igrejas em plena atividade neste Município:

    ·  Assembleia de Deus 

·  Congregação Cristã no Brasil

·  Pentecostal Deus é Amor

·  Presbiteriana

 

      Mais informações referentes a esse tema estão em páginas anteriores, na parte sobre religião. Para finalizar estes relatos é necessário informar que outras igrejas evangélicas, com denominações diferentes, estão presentes no Município de Barra do Mendes e realizam seus cultos. Existem também outras instituições e agremiações religiosas que confessam outras crenças.

_____________


Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.

 

       (1)   Orlando S. Boyer, pesquisador e escritor de assuntos bíblicos em seu livro Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 319 – Editora Vida, 29ª. impressão ano 2000. 

        (2)   Enciclopédia Universo, vol. VI pág. n° 3.023, Editora Delta e Editora Três, Rio de Janeiro – 1973.

 

 SOBRE O AUTOR

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS é casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

Colaborador assíduo do Blog Literário do Filemon e trabalha no projeto do livro CHAPADA DIAMANTINA, em elaboração.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário