quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

POLÍTICOS DO BRASIL - UM LIVRO DE SE LER

 



NOTA DO BLOG: O texto foi escrito por Liberato Póvoa, Desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins e publicado por Mário Ribeiro Martins, no site www.usinadeletras.com.br em 23/11/2006.
Um livro que todo brasileiro deveria ler, mas infelizmente nossos governantes querem o povo desinformado. Quanto mais a sociedade, como um todo, for alienada melhor para os políticos brasileiros.
 
POLÍTICOS DO BRASIL - UM LIVRO DE SE LER.
Liberato Póvoa é Desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins e autor de dezenas de livros.
 
 
Será lançado no próximo dia 24, na Assembleia Legislativa, o livro POLITICOS DO BRASIL, do jornalista Fernando Rodrigues, repórter e colunista da FOLHA DE SÃO PAULO, editado pela Publifolha, de São Paulo. POLITICOS DO BRASIL apresenta ainda uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem. Ajuda o (e)leitor a compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e mulheres que comandam a nação.
Num percuciente e sério trabalho de pesquisa, o autor, nas 424 páginas da obra, teve a paciência de garimpar durante cinco anos nas mais diversas fontes, tudo o que de interessante pode existir para que se conheça o perfil dos nossos tão desacreditados políticos brasileiros. Para composição do livro, foram analisadas as declarações de bens e os dados eleitorais do Presidente e do Vice-Presidente da República, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital.
Foi, sem dúvida, um trabalho de fôlego, que se tornou a maior pesquisa realizada no Brasil sobre o assunto. Ele dividiu seu trabalho-digamos, de forma didática- em três partes, que fazem com que se compreenda melhor o seu alcance, trazendo dados inéditos coletados em mais de 3.500 registros: o patrimônio dos políticos, o perfil estatístico e as características do sistema político.
Ao enfocar o patrimônio dos políticos, o leitor pode observar nitidamente que o valor que os candidatos atribuem aos seus bens deixa uma interrogação quando se vê a evolução patrimonial, que dá traços à bola, quando se compara a proporcionalidade do crescimento patrimonial e a situação de alguns políticos dentro da grade de ascensão social, em comparação com seus pares.
Numa justificável desconfiança, o leitor fica a imaginar ao observar que certos políticos ficam cada vez mais ricos em cada eleição, sem deixar de lado que alguns deles, notórios nababos, omitem o valor de seus bens, chegando uns a simplesmente não oferecer dados nesse sentido para a Justiça Eleitoral. E ao comparar e evolução patrimonial de alguns deles, fica no leitor a certeza de que os ganhos como subsídios e vantagens parlamentares jamais justificariam tal ascensão.
No que concerne ao perfil estatístico, Fernando Rodrigues mostra quem são, quantos são, de onde vêm e qual a formação dos políticos que mandam no país nos níveis federal, estadual (em todos os Estados e no Distrito Federal), deixando claramente para o leitor perceber o mandonismo de alguns grupos e de algumas oligarquias, que vivem praticamente da política, mas que nesta eleição começaram a esfacelar-se devido principalmente à conscientização do eleitor, à globalização e à força da imprensa.
Sem se falar no grande valor como obra de pesquisa, que fez uma precisa e completa radiografia de nossos políticos, POLITICOS DO BRASIL, talvez sem querer servir de fonte para averiguações (porque a intenção do autor seguramente não foi esta), ele próprio afirma que o “conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a checagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais-embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade”.
Embora não se possa dizer que a obra seja um livro de cabeceira, à feição de um romance, um conto ou novela, pois é entremeado de dados estatísticos e tabelas muito interessantes, POLITICOS DO BRASIL é uma obra de referência, de consulta diária por aquele que deseja saber os meandros do poder, principalmente a evolução política da nossa sociedade.
Ao deparar-me com a evolução patrimonial de certos políticos que conheci pobres (e hoje são milionários), senti que o livro de Fernando Rodrigues reveste-se de importância ainda maior, porque desnuda o cinismo de certos elementos ditos nossos representantes, que não têm explicações plausíveis para seu crescimento no meio social, principalmente cultivando uma desfaçatez sem tamanho na época das campanhas, desfilando honestidade e altruísmo.
Diante dos dados patrimoniais inseridos no livro, que podem ser atualizados no site www.politicosdobrasil.com.br (com dados das últimas eleições para comparação), a Receita Federal tem um precioso aliado para rastrear a origem da riqueza, principalmente dos chamados políticos profissionais, esquecendo-se um pouco dos barnabés e desvalidos que são fregueses habituais da chamada “malha fina”. Vale a pena tê-lo não na sua estante, mas ao seu alcance no dia a dia, para compulsá-lo diariamente. E certamente o leitor não terá muito que se orgulhar de seus representantes.
(JORNAL DO TOCANTINS, Palmas, 19.11.2006).


Nenhum comentário:

Postar um comentário