quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

CASA GRANDE

CASA GRANDE 

Nilo Aparecida Pinto 

(Caratinga/MG - 1915-1974-Rio de Janeiro) 

 

 

A Casa Grande, na fazenda, eu via  

abrindo ao sol, com modos patriarcais,  

o alpendre, onde meu pai lia e relia  

"A Morgadinha dos Canaviais"...  

 

Ficava ao pé da serra, em que eu ouvia,  

naqueles dias calmos e rurais,  

a cachoeira que, a saltar, gemia,  

como eu a dor do que não volta mais.  

 

Meu pai envelheceu. Desfez-se a casa.  

Nem ele mais sua bondade expande,  

porque a morte o levou, num rufio de asa...  

 

Mas, se o procuro — o seu amor me atrai —, parece ainda maior que a Casa Grande  

a sepultura estreita de meu pai!…  

 

(PAVILHÃO LITERÁRIO CULTURAL SINGRANDO HORIZONTES, ORG. DE JOSÉ FELDMAN) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário