segunda-feira, 5 de junho de 2023

MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA, PARTE FINAL

 


                                         (VISTA PARCIAL DE SEABRA, BAHIA)


MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

EDUCAÇÃO ESCOLAR E GRADUAÇÃO  III  (parte final)

(Continuação e conclusão dos textos publicados neste Blog em 08 e 30/05/2023).

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com


Seabra é considerada a cidade polo-educacional da Chapada Diamantina. 

A cidade tem a honra de sediar um “campus” da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, com vários cursos universitários, preparando jovens para enfrentar e desenvolver a vida profissional. É, também, de grande importância relatar que o povo da Chapada Diamantina tem aqui em Seabra o IFBA – Instituto Federal da Bahia, formando jovens em nível técnico e num futuro próximo ministrará cursos de engenharia. Também é importante dizer que na cidade estão presentes a Faculdade Unopar, Faculdade João Calvino, UAB, UNIFACS e outras.

Os jovens precisam de oportunidade, precisam trabalhar e prosperar. Normalmente o sucesso profissional não vem por mero acaso. É necessário estudar. É necessário esforço físico e mental para alcançá-lo.

Em 1965 chegou em alguns Municípios da Chapada Diamantina a equipe da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – CENEG. Foram pioneiros no ensino do curso ginasial na região.

O mundo profissional é um grande campo de batalha onde a competição é intensa. Os jovens da Chapada Diamantina precisam estar bem instruídos, bem preparados por meio de boa formação moral e profissional. A formação universitária oferece condições para o desenvolvimento. Jovens, de ambos os sexos, todos têm uma vocação profissional. Todos são talentosos.

Nota-se que é grande o afluxo diário de estudantes que se dirigem a Seabra vindos diariamente dos Municípios próximos. Todos estão em busca de mais e melhores conhecimentos intelectuais e profissionais. Todos querem estar preparados para enfrentar a competição em concursos públicos e na obtenção de vagas de trabalho nas empresas.

Em Lençóis temos o Campus Avançado da Chapada Diamantina, uma extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (CACD/UEFS). Está sediado em um casarão histórico. Ministra cursos de Ciências Ambientais, Literatura, Artes e outros. Em 2017 visitei o Campus Universitário e conversei com o professor e diretor, o Dr. Delmar Araújo, que me forneceu boas informações.

Vale observar que a maior parte dos Municípios da Chapada Diamantina não possui um arquivo público. Muitos Municípios possuem apenas o arquivo onde conservam documentos internos da Prefeitura. Aqui vai um alerta. É de toda conveniência aprovar lei para instituir e manter um arquivo público onde serão arquivados documentos importantes, como todas as leis, decretos e a legislação aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores ao longo da história. Também serão arquivadas fotos históricas e registros de leis estaduais ou federais, reportagens em jornais da Bahia e outros impressos, desde que façam menção ou referência a eventos importantes para o Município.

Prefeitos e secretários de Educação e Cultura podem entrar em contato com a Prefeitura de Rio de Contas. É lá que existe um arquivo público bem montado e digno de imitação. Possui um grande acervo documental. Um excelente modelo de arquivo e atendimento ao público. Pode ser considerado como a memória daquele Município, que foi a primeira cidade planejada custeada e construída pelo Rei de Portugal a partir de outubro de 1722.

Também é importante observar que nesta região nasceram pessoas importantes que atuaram no campo da educação. Foram pessoas que estiveram a serviço do Estado da Bahia e do Brasil. Abílio Cesar Borges (Rio de Contas), Ático Vilas Boas de Matos (Macaúbas), Belamy Macedo de Almeida (Wagner) Evangelina Magalhães Brasil (Érico Cardoso), Mário Ribeiro Martins (Ipupiara), e muitos outros.


SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário