segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

CORRUPÇÃO, BLINDAGEM E OUTRAS MAZELAS - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 

        CORRUPÇÃO, BLINDAGEM E OUTRAS MAZELAS

 

O Brasil tem muitos problemas. Estão acontecendo coisas que envergonham os brasileiros de bom caráter – pessoas honestas, de boa moral. O que podemos fazer para acabar esses males comparados a uma gangrena?



    A BANDA PODRE DA POLÍTICA BRASILEIRA PRECISA SER EXTIRPADA. É o que afirmam os melhores comentaristas do assunto. O Brasil passa por tempos difíceis. Difíceis na política, na economia e noutros setores também. Muitos brasileiros, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, perguntam e mostram-se interessados em saber o que causa tão grandes problemas, impedindo o progresso do Brasil. Ao mesmo tempo lançam outra pergunta que expressa dúvida, quando perguntam: será por incapacidade das autoridades? Outros afirmam com ar de entendidos, dizendo: falta credibilidade das autoridades perante a população. Parece até que os homens que administram o nosso País estão desorientados.

    Queremos dizer que os assuntos aqui abordados não têm cor ou preferência de direita nem de esquerda. Os comentaristas de política informam que na história do Brasil nunca se falou tanto em corrupção. Os ouvidos do povo estão cansados de ouvir esta palavra. Isso nunca aconteceu em outros governos. Casos como dificuldades financeiras dos Correios, descontos no valor das aposentadorias pagas pelo INSS e caso do Banco Master.

    Muitas palavras procedentes destes casos foram e continuam sendo notícias nas manchetes dos jornais escritos, na televisão, nos telejornais, nas redes sociais na internet. Uma das palavras é corrupção. Essa doença é grave e ataca os órgãos governamentais e as empresas privadas, mas o grosso, isto é, o volume da corrupção é maior no serviço público.

    A corrupção pode ser comparada a um vírus, a uma bactéria altamente perigosa. É necessário combater e aniquilar a bactéria. Do mesmo modo, o governo precisa combater com o objetivo de acabar com a corrupção. Corrupção é o tema do momento.

   Corrupção é sinônimo de suborno, de propina, é tirar proveito pessoal de um cargo público, é desvio de dinheiro público para fins particulares, e por aí vai. Corrupção é uma doença grave que ataca o Brasil. A corrupção traz consequências devastadoras na administração pública, trazendo prejuízos para o povo. Diminui a moral das autoridades, diminui os recursos financeiros para a saúde pública, para a educação pública, para os setores de infraestrutura etc.

     Blindagem é outro vocábulo muito utilizado nos noticiários. São medidas políticas, jurídicas utilizadas para proteger políticos e altos funcionários públicos contra investigações. Visa proteger pessoas importantes de desgaste moral. A palavra blindagem tem sido muito pronunciada na CPMI do INSS.

     Percebemos que os políticos brasileiros precisam ler e obedecer ao que diz a Bíblia Sagrada. Nela encontramos orientações para a vida. Sim, são orientações importantes para a vida espiritual, para a vida familiar, social e profissional. Também é na Bíblia que encontramos lições preciosas que orientam todo cidadão a seguir pelo caminho da boa conduta. O apóstolo São Paulo escreveu aos filipenses, no cap. 2 e versículo 15 registra o apelo que faz a todas as pessoas de boa índole do seu tempo (e vale também para nosso tempo), dizendo o seguinte:

Que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrupta e perversa …”.

   Miquéias foi um profeta contemporâneo do profeta Isaías. Miquéias proclamou uma mensagem de grande valor para o povo do seu tempo. A mensagem vale também para os povos de todos os tempos e de todas as partes desse nosso velho planeta. No livro que escreveu e leva o seu nome, falando contra os maus governadores, no capítulo 3, nos versos 9, 11 e 12 está escrito o seguinte:

Escutem agora isto, governantes e chefes da casa de Jacó, vocês detestam a justiça e pervertem o que é correto. Os seus chefes, os cabeças, dão a sentença por suborno. Portanto, por causa de vocês… Jerusalém se tornará um montão de ruínas”.

   Concluímos dizendo que os brasileiros estão percebendo como o país está sendo administrado. É tempo de consertar o que está errado. O Brasil é um país imenso que precisa trilhar o caminho da justiça e do progresso.


   

Saul Ribeiro dos Santos

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara - BA.

saul.ribeiro1945@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário