segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

A POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ DOENTE - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 

 

A POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ DOENTE

 

A banda podre da política brasileira contamina o país inteiro. Em todos os Estados da federação encontramos brasileiros insatisfeitos e até revoltados com a situação em que muitos políticos enfiaram o nosso país.


 

     O BRASIL PASSA POR MOMENTOS DIFÍCEIS. Aqui no Brasil temos os poderosos, que muita gente chama de Os donos do poder. Aliás, é bom lembrar o nome de Raymundo Faoro, grande jurista e historiador brasileiro, a quem deveríamos agradecer pela obra importante: “Os Donos do Poder”. O nosso país precisa progredir e assim, através do desenvolvimento, criar melhores condições de vida para o seu povo.

    Entretanto, o que vemos são os políticos brasileiros que estão nos postos chaves do país criando muitas barreiras que atravancam o desenvolvimento do Brasil. Vemos muitos políticos e outras autoridades desmoralizadas. Estamos vivendo momentos decisivos na história do Brasil.

     A corrupção e a sujeira nos meios políticos é muito grande e contamina os que nela entram com pensamentos honestos e objetivos sérios. Neste país, a corrupção é um problema de difícil solução, mas não impossível. No ano passado viajei bastante. Ao ficar hospedado em hotéis e pousadas consegui tempo para ver televisão e ouvir os noticiários de âmbito regionais. Percebemos que existem muitos problemas e denúncias no plano federal e no regional também.

Existem denúncias graves de corrupção. É como sendo uma coleção maligna de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil.

    Mas o que é corrupção? O Dicionário da Língua Portuguesa Larousse, Editora Ática, nos informa que “Corrupção é depravação; é ação de seduzir por dinheiro, presente ou agrados, levando alguém a se afastar da retidão”. Corrupção é suborno, é abusar do poder na função pública.

    O fato de alguém oferecer vantagem ou dinheiro para conseguir favor, esses atos são chamados de corrupção. Isso vai desde o ato que parece simples como um dirigente pegar a prova de um amigo ou apadrinhado que prestou concurso público que passou na última colocação e colocar em cima, na primeira colocação, até o desvio de verbas públicas, falsificação de documentos e outras mazelas.

        Pois é. Todos esses atos de troca de favores têm um preço. E o preço moral e financeiro é muito alto. Corrupção na administração pública é inaceitável. É algo muito grave! E o pior de tudo isso: quem paga o alto preço é a sociedade, isto é, o povo. O povo do Brasil paga muitos e altos impostos. Temos uma carga tributária das mais altas do mundo. Mesmo assim, o governo diz que está faltando dinheiro. Corte de verbas em setores importantes como o setor da educação. Reajusta por baixo os salários dos professores. O povo por aí nas diversas regiões por onde ando diz não ver obras sendo realizadas ou tocadas pelo governo.

       Filipos foi uma importante cidade da Macedônia. Estava situada na estrada entre Roma e a Ásia. Seu nome deriva-se de Filipe, rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande. Pois bem, vemos que os políticos brasileiros precisam ler e obedecer ao que diz a Bíblia Sagrada. Nela, na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, no cap. 2 e versículo 15 registra o apelo de Paulo a todas as pessoas de boa índole do seu tempo (e vale para nosso tempo), dizendo o seguinte:

Que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrupta e perversa ...



 

Saul Ribeiro dos Santos

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara - BA.

saul.ribeiro1945@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário