segunda-feira, 31 de março de 2025

BRASIL ATUAL, UM LEQUE DE QUESTÕES - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 



BRASIL ATUAL, UM LEQUE DE QUESTÕES

 

O Brasil é um país de clima fértil, mostrando vários temas para debate. Há secas prolongadas em partes do país. Há expectativa tendo em vista as eleições de 2026. Os resultados das pesquisas afrontam políticos tradicionais. A inflação aumenta e dificulta a vida dos brasileiros.

 

       A imprensa informa que há sinais de corrupção. Esse monstro está presente e parece mesmo que as autoridades não têm a capacidade para eliminá-lo. Há quem diga que o Brasil dispõe de uma arma poderosa, que é a Constituição Federal. Mas é preciso usar a arma corretamente. É preciso fazer valer a lei.

        Outro monstro que ataca de forma impiedosa os trabalhadores brasileiros é a inflação. O povo está sofrendo com o aumento dos preços dos produtos essenciais. O governo tem meios para combater a inflação, mas como dizem os especialistas, fica aplicando paliativos. Até aqui as soluções não têm conseguido diminuir o preço de nada. As soluções estão virando pó e sendo levadas pelo vento.

          Os políticos precisam estar atentos. Com sabedoria precisam corrigir o rumo dessa grande nave, que é o Brasil. A Câmara e o Senado, duas instituições com poder legislativo, precisam dar prosseguimento no dever e abrir caminhos para projetos necessários e urgentes. O povo tem confiança nas instituições.

         A corrupção é um problema difícil de resolver. É difícil, mas é possível acabar com o monstro.  A corrupção está por perto. Dizem os comentaristas da política nacional que os corruptos estão mais espertos e aguardam o momento que eles chamam de apropriados, esperam uma pequena brecha para se manifestar e fazer o estrago. É necessário punição aos que forem comprovadamente corruptos. Nosso país não pode ficar patinando, dando um passo para frente e dois para trás.

        A corrupção nos meios políticos está aguardando o momento da fraqueza das autoridades. Corruptos estão espiando tudo, desde o âmbito municipal e invadem grupos das esferas estadual e federal. Políticos desonestos estão disfarçados.

          A sujeira política contamina os que entram com pensamentos honestos e objetivos sérios de patriotismo com o desejo de fazer a máquina pública funcionar a contento. Tenho viajado muito. Ao viajar e ficar hospedado em hotéis e pousadas o viajante tem oportunidade de ouvir noticiários, de conversar e de ouvir opiniões de hóspedes e do povo do lugar. Todos estão sentindo que o momento da política não é de tranquilidade.

         A má gestão e a busca por vantagens ilícitas continuam a ser problemas recorrentes nos Municípios e Estados. A persistência dessa cultura levanta questionamentos sobre a valorização da honestidade e a efetividade da legislação.

             Mas o que é corrupção? O dicionário da língua portuguesa informa que corrupção é um delito (quebra ou desobediência de um preceito ou regra da lei). A corrupção é um ato caracterizado por suborno de algum funcionário público mediante oferecimento de dinheiro ou presentes. Corrupção também é quando o funcionário aceita o oferecimento das vantagens.

        Nos últimos anos temos visto, ouvido e lido a respeito de atos corruptos de brasileiros. Isso faz o Brasil ficar desacreditado. Faz a marcha do Brasil parar. Faz o Brasil ficar estagnado, e por vezes andar para trás.  Isso não é bom para ninguém, nem para os corruptos.

      Todos conhecem a máxima do nosso grande conterrâneo, o jurista Rui Barbosa, quando afirmou o seguinte:

De tanto ver prosperar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos de maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

           A Bíblia Sagrada é clara, pois na carta que S. Paulo escreveu no livro de Filipenses, no capítulo 2 e versículo 15, onde orienta todas as pessoas de boa índole do seu tempo (e vale para nosso tempo também). Afirma que eles deviam ser honestos, deviam fazer a diferença, isto é, deviam ter boa conduta e resplandecer como luzeiros, como astros. Deviam resplandecer no meio de uma geração corrupta.  Repudiar atos de corrupção.

Vemos assim que o Brasil tem jeito. O jeito é seguir o caminho da Verdade.

      

 

Saul Ribeiro

Contador e economista aposentado.

Natural de Ipupiara – BA.

📧saul.ribeiro1945@gmail.com

 

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário