quarta-feira, 30 de outubro de 2024

MUNICÍPIO DE SEABRA - ÚLTIMA PARTE - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 



 

MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE SEABRA (Parte Final)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com

 

 

 ÚLTIMA  PARTE

 

       Hoje estamos publicando a última parte sobre este importante Município da Chapada Diamantina. Seabra possui diversas repartições e agências de órgãos públicos federais estaduais, municipais, sindicatos e outras representações que dão apoio ao desenvolvimento do Município e por tabela, a toda esta vasta região. São repartições que estão ativas e prestam relevantes serviços aos empresários locais, aos novos empreendedores e ao povo em geral. Aqui no Município estão presente as seguintes repartições, entre outras:

·  Sede da 29ª CIPM – BA.,  CPR Leste (atua em vários Municípios)

·  COORPIN - Coordenadoria de Polícia do Interior

·  Delegacia de Polícia

·  Polícia Civil da Bahia – 13ª. COORPIN

·  Polícia Rodoviária Federal

·  Promotoria de Justiça Regional – Seabra (Ligada ao Minist. Público do Estado da Bahia).

·  Cartório Eleitoral da 88ª. Zona Eleitoral do TRE – BA.

· Cartório dos Registros de Pessoas Naturais

·  Cartório dos Registros de Títulos  e Protestos.

·  ACISE – Assoc. Comercial, Industrial e Agrícola de Seabra (ligada à FACEB – Federação das Assoc. Comerciais do Estado da Bahia) 

·  ADAB – Ag. de Defesa Agropecuária da Bahia

·  CAR – Cia. de Desenvolvimento e Ação Regional (Empresa Pública ligada à Secret. Estad. de Desenvolv. Rural)

·  CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, Núcleo Regional de Educação (ex-Direc) - Seabra (Atende a 25 Municípios da Chapada Diamantina),

·  CIRETRAN – Circunscrição Regional de Trânsito (órgão do DETRAN).

·  COOPAS – Cooperat. da Agropecuária de Seabra e Região

·  COOPERCHAP – Cooperat. dos Transportes Alternat. da Chapada Diamantina

·  TRANSCOOB – Cooperat. dos Profiss. dos Transp. de Passageiros de Seabra

·  CRAS – Centro de Referência de Assist. Social

·  CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura

·  CTCA - Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente

·  DIRES - 27ª. Diretoria Regional de Saúde do Estado da Bahia (Atende a 11 Municípios)

·  Fórum Perilo Benjamin (Palácio da Justiça)

·  IBGE – Instituto Bras. de Geografia e Estatística

·  INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia

·  INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social

·  JUCEB - Junta Comercial do Estado da Bahia

·  Receita Federal – Ag. da Receita Feral, órgão ligado ao Ministério da Fazenda

·  SCFV – Serviço de Convivência e Fortalec. de Vínculos (Ligado ao Minist. do Desenvolv. Social)

·  SEBRAE-BA – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, setor Seabra

·  SISPUMSE – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Seabra

·  STEB-APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia

·  STTRS - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Seabra

·  SPRSR - Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra e Região

·  TRE-BA – Tribunal Regional Eleitoral

·  SETAF –  Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar.

        No centro da cidade estão presentes guardas ligados a uma empresa particular contratada pela ACISE. Prestam serviços de segurança na área comercial.

 Aniversário do Município. Este evento cívico é comemorado no dia 14 de maio. É o evento cívico que comemora a emancipação política do Município, quando por força da Lei Provincial n° 2.652/89 do dia 14 de maio de 1889 foi criado o Município de Vila Agrícola de Campestre com território desmembrado do Município de Lençóis. Em 1922 a sede do Município foi transferida da Vila Agrícola de Campestre para Cochó do Pega, pois em ata, o Conselho Municipal já havia estabelecido planos neste sentido. O coronel Horácio de Matos exerceu decisiva influência para a transferência. O nome da cidade passou a ter o nome de Seabra.

A comemoração da data é uma realização da Prefeitura Municipal com a iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, envolvendo todas as escolas e colégios do Município.

 Biblioteca Pública Municipal Prof. Sá Teles - Fundada há muitos anos e ampliada em 1993. Este é um instrumento de grande utilidade para os estudantes e todas as pessoas amantes da boa leitura e das pesquisas. A existência da Biblioteca significa a valorização da cultura e oportunidades para ampliação dos conhecimentos em geral, pois desperta nos jovens e no povo em geral o hábito e o interesse pela leitura, promovendo a ascensão do conhecimento dos fatos históricos sociais e científicos. Este importante instrumento de cultura e saber foi aprovado por Lei Municipal n° 0079/97 de 11/08/1997.

      A Biblioteca Pública deste Município possui um acervo de mais de 10 mil volumes, que estão à disposição dos interessados, desde que sigam as orientações da Secretaria Municipal competente. Estive lá várias vezes. O atendimento é excelente.

 Igrejas cristãs - É importante salientar que no Município de Seabra existem várias igrejas cristãs. Todas fazem parte da história. Conforme orienta a Bíblia, Igreja Cristã”, é a comunidade ou o conjunto dos fiéis que reconhece Jesus Cristo como único Senhor e Supremo Legislador. (1)

       A igreja cristã mais antiga e com o maior número de seguidores neste Município é a Igreja Católica Romana, cuja implantação nesta importante parte da Chapada Diamantina se deu na mesma época em que aqui chegaram os primeiros moradores. Essa foi a igreja oficial a exercer durante muitos anos as funções religiosas em nosso país, desde o tempo do Brasil-colônia e durante os governos dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, até a proclamação da República. 

      É necessário relembrar alguns fatos importantes da história do Brasil. Em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil. A nova Constituição estabeleceu separação entre Igreja e Estado. O Brasil tornou-se um Estado laico. Esse termo teve origem na França, no século XVIII, para exprimir ou manifestar a ideia de que a Igreja deixa de exercer poder sobre os assuntos próprios do Estado. Do mesmo modo o Estado não se intromete nos assuntos  próprios da Igreja. (2)

    Vale informar aqui que antes da proclamação da República, algumas denominações evangélicas foram autorizadas a realizar cultos em certas cidades do Brasil. Assim foi com as igrejas Luterana, Presbiteriana, Batista, e outras. Em 1862 foi fundada a primeira Igreja  Presbiteriana no Brasil. Esta igreja foi uma iniciativa do missionário Ashbel G. Simonton e estava localizada no Rio de Janeiro. Em 1882 foi organizada e instalada a primeira Igreja Batista do Brasil, em Salvador – BA. (3)

        A partir da promulgação da 1ª. Constituição da República o Brasil abriu espaço para outras igrejas exercerem o direito de liberdade religiosa. Tudo foi começando devagar e sendo confirmado pelas Cartas Magnas que foram aprovadas depois. Portanto, vale informar que na cidade e no interior do Município de Seabra estão presentes igrejas cristãs de confissão evangélica, que há vários anos firmaram raízes nesta boa terra e gozam de bom conceito perante a população. São igrejas que possuem templo próprio. Por falta de espaço citaremos aqui tão-somente até seis denominações religiosas. Eis os nomes de algumas igrejas evangélicas em plena atividade neste Município:

·  Adventista do 7º Dia.

·  Assembleia de Deus.

·  Batista Nacional Betel.

·  Batista Tradicional da CBB.

·  Congregação Cristã no Brasil.

·  Presbiteriana.

 

               Outras informações referentes a esse assunto estão em páginas anteriores, na parte sobre religião. Para finalizar estes relatos é necessário e importante informar que outras igrejas evangélicas, com denominações diferentes, estão presentes no Município de Seabra, onde realizam seus cultos. Também estão presentes outras instituições e agremiações religiosas que confessam outras crenças.

___________________

  

      (1)     Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 319, Orlando S. Boyer, – Editora Vida, 29ª. impressão, ano 2000.

        (2)     Enciclopédia Universo, vol. VI pág. 3023, Editora Delta/Editora Três – 1973.

         (3)     Mário Ribeiro Martins, em seu livro Missionários Americanos e Algumas Figuras do Brasil Evangélico, págs. 29 e 38. Editora Kelps, Goiânia – GO.

 ____________________________________________________________________

 

Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário