segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MUNICÍPIO DE SEABRA - PARTE IV - SAUL RIBEIRO DOS SANTOS

 



MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE SEABRA (Parte IV)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com       

 

Os últimos registros conhecidos apontam mais de 50 povoados importantes no Município de Seabra (alguns podem ser considerados grandes e desenvolvidos), entre os quais se destacam: Velame (com numerosa população), Mocambo, Campestre, Lagoa da Boa Vista, Alagadiço, e muitos outros. Pelo que se percebe, Velame está pronto para assumir a condição de Distrito. O adjetivo gentílico para as pessoas que nascem em Seabra é: seabrense.

      Uma das informações mais importantes para o povo deste Município é dizer que na cidade existe em pleno funcionamento o Palácio da Justiça com o sugestivo nome de Fórum Des. Perilo Benjamim. Está localizado no centro da cidade.

      Os limites do Município de Seabra são os seguintes:

Ao Norte: com os Municípios de Souto Soares e Barra do Mendes.

Ao Sul, com o Município de Boninal e Mucugê.

Ao Leste, com os Municípios de Iraquara e Palmeiras.

Ao Oeste, com os Municípios de Brotas de Macaúbas, Ibitiara e Novo Horizonte.

 

      O povo deste Município gosta de conversar, trocar ideias e participar dos assuntos da política. Aqui na cidade estão registrados diretórios municipais de vários partidos políticos, entre os quais estão: PSB, PMDB, PSC, PRB, Rede Sustentab., PTC, PT, PSD, e vários outros.

    Para a inscrição de candidaturas aos cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Constituição Federal do Brasil, aprovada em 1988, nos seus textos – Título II, cap. IV, Art. 14 § n° 3 e Título III, cap. IV Art. 29 e legislação posterior estabelece as condições de elegibilidade. O cidadão precisa ter idade mínima, precisa estar em dia com a situação eleitoral, estar filiado a um partido político, ter ficha limpa perante as autoridades, participar da convenção partidária e outras providências exigidas pelos TSE e TRE.

      O candidato a vice-prefeito é eleito pelo voto direto, mas vinculado ao nome do candidato a prefeito. Quem vota no candidato a prefeito, automaticamente está votando no candidato a vice. Tudo de acordo com a Lei em vigor. Os dois candidatos formam uma chapa. O prefeito eleito é o chefe do Poder Executivo do Município. O vice-prefeito substituirá o prefeito nos casos de afastamento deste para tratamento de saúde, viagens e será o sucessor nos casos de vacância do cargo.

      Nas eleições municipais realizadas no domingo, dia 2 de outubro de 2016, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato de 1°/01/2017 a 31/12/2020, a saber:

 

Prefeito eleito: Fábio Miranda de Oliveira, filiado ao partido Rede Sustentabilidade.

Vice-Prefeito: Marlon Ramos Leite, filiado ao PSD – Partido Social Democrático.

 

Vereadores eleitos:

 

·  Alípio de Souza Neto, filiado ao partido da Rede Sustentabilidade.

·  Gilmária Rosa de Oliveira, filiada ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

·  Jeannethe Brandão de Souza, filiado ao PSB – Partido Social Democrático.

·  Joaquim Inácio de Souza Neto, filiado ao PC do B – Partido Comunista do Brasil.

·  Jorge Luiz Oliveira Mendes, filiado ao partido da Rede Sustentabilidade.

·  Lauro Roberto Pereira Oliveira, filiado ao partido da Rede Sustentabilidade.

·  Lília Carneiro da Silva, filiada ao PDT – Partido Democrático Trabalhista.

·  Marcílio Luiz Souza Oliveira, filiado ao PSB – Partido Socialista  Brasileiro.

·  Marcos Pires Ferreira Vaz, filiado ao PDT – Partido Democrático Trabalhista.

·  Mário do Carmo Pinto, filiado ao partido da Rede Sustentabilidade.

·  Ricard Nikson Medeiros Ramos, filiado ao PSD – Partido Social Democrático.

·  Selson José de Souza, filiado ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.

·  Sônia Maria dos Santos Silva, filiada ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

 

      Nas eleições municipais realizadas no dia 15 de novembro de 2020, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato no quatriênio 2021 a 2024, a saber:

 

Prefeito eleito: Fábio Miranda de Oliveira (Fábio Lago Sul), filiado ao PP.

Vice-prefeito:   Marlon Ramos Leite, filiado ao partido Solidariedade.

 

 Vereadores eleitos:

 

·  Cláudio Costa Farias (Kau Farias), filiado ao PSB.

·  Franquilande Antonio de Souza (Fan do Velame), filiado ao Republicanos.

·  Iovane de Oliveira Guanaes Filho, filiado ao partido Republicanos.

·  Joaquim Inácio de Souza Neto (Neto da Pousada), filiado ao PC do B.

·  Jorge Luiz Oliveira Mendes (Jorginho do Jatobá), filiado ao PP.

·  José Fernandes Mendes dos Anjos (Zequinha da Matinha), filiado ao PC do B.

·  Leandro Athayde de Souza (Léo Athayde), filiado ao partido Rede.

·  Manoel Francisco (Neu), filiado ao partido Republicanos.

·  Marcos Luiz Maciel Rocha (Marquinhos), filiado ao PSB.

·  Marcos Pires Ferreira Vaz (Marcos Pangola), filiado ao PSD.

·  Mario do Carmo Pinto (Marinho), filiado ao PP.

·  Rosilene Souza dos Santos (Neném), filiada ao PP.

·  Valci Araújo dos Anjos, filiado ao partido Republicanos.

 

        Para atingir seus objetivos cada prefeito, ao iniciar a sua gestão autorizada pelo povo através do voto, conscientemente forma e nomeia a sua equipe de assessores e secretários que o ajudarão a realizar uma boa administração.

         O trabalho ou a responsabilidade do eleitor não termina após o ato de votar, mas continua pelos próximos quatro anos. É necessário conversar com os candidatos que foram eleitos (qualquer que seja o partido político), verificar como eles estão desempenhando o mandato ou a função autorizada pelo povo. Afinal de contas, o povo concedeu-lhes o poder para exercê-lo durante quatro longos anos, bem remunerados, para trabalhar em benefício da população do Município.

       O povo do Município percebe a responsabilidade e o modo de governar dos políticos que estão no poder. Os gestores municipais têm o dever de administrar os recursos públicos com o objetivo de melhorar a saúde pública, a educação, o saneamento básico e tudo mais que for necessário e dentro das possibilidades financeiras, obedecendo aos ditames das leis, sempre tendo em vista melhorar as condições de vida e o bem-estar de todos os cidadãos. Cuidar do ordenamento urbano, proteger o patrimônio público e os mananciais dentro do território do Município. Todas são ações fundamentais que precisam estar no topo da lista de obrigações.

      A boa administração pública não é difícil, mas exige inteligência, interesse, dedicação e   honestidade. O crescimento das despesas fora dos limites estabelecidos em lei é um sinal de má administração, pois certamente vai faltar dinheiro para a realização de obras altamente necessárias (6).

           Após quatro anos de mandato o Município precisa mostrar desenvolvimento, mostrar novo aspecto. Assim terá melhores condições para atrair investimentos e gerar emprego e renda para o povo. Pelo que se sabe, pelo que está na cabeça dos moradores e pela expectativa do povo, isso é o mínimo que se espera de um governante municipal.

     Certamente que compromisso, responsabilidade, respeito e honestidade no tratamento dos recursos públicos são ingredientes que formam as sólidas colunas de uma boa administração municipal e são fatores que norteiam a sábia administração.

 

(6)    Afonso Celso Pastore – economista, professor e ex-presidente do Banco Central do Brasil, de 1983 a 1985.

 

______________________

 

Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.


SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário