segunda-feira, 10 de junho de 2024

MUNICÍPIO DE LENÇÓIS - PARTE III

 



 

MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE LENÇÓIS (Parte III)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com      

 

O povo de Lençóis gosta de trocar ideias, participar das conversas e se envolver nos assuntos da política. Neste Município estão registrados diversos diretórios municipais de vários partidos políticos, entre os quais estão PMDB, PSD, PRB, PT, DEM, PC do B e outros.

     Para a inscrição de candidaturas aos cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Constituição Federal do Brasil, aprovada em 1988, nos seus textos – Título II, cap. IV, Art. 14 § n° 3 e Título III, cap. IV Art. 29 e legislação posterior estabelece as condições de elegibilidade. O cidadão precisa ter idade mínima, precisa estar em dia com a situação eleitoral, estar filiado a um partido político, ter ficha limpa perante as autoridades, participar da convenção partidária e outras providências exigidas pelo TSE e TRE.

      O candidato a vice-prefeito é eleito pelo voto direto, mas vinculado ao nome do candidato a prefeito. Quem vota no candidato a prefeito de sua preferência, automaticamente está votando no candidato a vice. Forma uma chapa com o candidato a prefeito. Tudo de acordo com a Lei em vigor. O prefeito eleito é o chefe do Poder Executivo do Município. O vice-prefeito substituirá o prefeito nos casos de afastamento deste para tratamento de saúde, viagens e será o sucessor nos casos de vacância do cargo.

      Nas eleições municipais realizadas no domingo, dia 2 de outubro de 2016, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato de 1°/01/2017 a 31/12/2020, a saber:

Prefeito eleito: Marcos Airton de Araújo, filiado ao PSD – Partido Social Democrático.

Vice-Prefeito: Felipe Sá Dourado Santos, filiado ao PR – Partido da República.

Vereadores eleitos:

 · Aída de Araújo Neto, Filiada ao PT do B – Partido Trabalhista do Brasil.

· Eraldo Moreira de Souza, filiado ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.

· Fabrício Soares de Souza, filiado ao PSD – Partido Social Democrático.

· Florisvaldo Bispo dos Santos, filiado ao PP – Partido Progressista.

· Gilmar Ferreira Gomes Santos, filiado ao PSD – Partido Social Democrático.

· José Amaro Silva Nascimento, filiado ao DEM – Democratas.

· Manoel Messias de Oliveira, filiado ao PC do B – Partido Comunista do Brasil.

· Mário Rodrigues de Souza, filiado ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.

· Nildo Carneiro da Silva, filiado ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.

        Nas eleições municipais realizadas no dia 15 de novembro de 2020, neste Município foram eleitos os seguintes candidatos para o mandato no quadriênio 2021 a 2024, a saber:

Prefeito eleito: Vanessa dos Anjos Teles Senna, filiada ao PSD.

Vice-prefeito:   Marcos Vinicius Novais Souza (Kiko), filiado ao PSD.

 Vereadores eleitos

 

· Adailton Gonçalves Oliveira Santos (Daí do Guincho), filiado ao partido Avante.

· Adáulio, Lopes Araújo (Dudú do Gás), filiado ao PSB.

· Aida Meire de Carvalho Neto (Meire), filiada ao partido Republicanos.

· Alberto Teixeira Sá, filiado ao PL.

· Carlos Roberto Alves Oliveira (Roberto enfermeiro), filiado ao PT.

· Eraldo Moreira de Souza, filiado ao partido Republicanos.

· Gilmar Pereira Gomes Santos (Gilmar Galo), filiado ao PSD.

· José Amaro Silva Nascimento (Pelanca), filiado ao PSD.

· Patrício Alves Sá, filiado ao PP.

         Para atingir seus objetivos cada prefeito, ao iniciar a sua gestão autorizada pelo povo através do voto, forma a sua equipe de secretários e assessores com o objetivo de atingir as metas da administração.

       O trabalho ou a responsabilidade do eleitor não termina após o ato de votar. Continua pelos próximos quatro anos. É preciso conversar com os candidatos que foram eleitos (qualquer que seja o partido político), verificar como estão desempenhando o mandato ou a função autorizada pelo povo através do voto. Afinal de contas, o povo concedeu-lhes o poder para exercer o mandato durante quatro longos anos e bem remunerados. Portanto, é necessário trabalhar em benefício da população. 

      A Câmara Municipal de Vereadores, atendendo determinação da legislação federal, mantém um auditório com poltronas e demais instalações apropriadas para os interessados assistirem livremente os acontecimentos nas seções da Câmara. O povo  afirma que estará presente nas reuniões para ver de perto o trabalho dos legisladores do Município.

      Certamente que compromisso, responsabilidade e respeito pelos recursos públicos são ingredientes que formam os pilares da boa e sólida administração. São fatores que norteiam a sábia administração municipal. Este Município faz parte da UPB - União das Prefeituras da Bahia, este nome está sendo mudado para União dos Municípios da Bahia.

      Uma das informações mais importantes para o povo do Município é dizer que na cidade existe em pleno funcionamento o Palácio da Justiça – o Fórum Des. Carlos Benjamim Viveiros, à disposição da população. O adjetivo pátrio municipal para as pessoas nascidas em Lençóis é: lençoense.

   Fonte: Prefeitura Municipal, IBGE, moradores locais, Enciclop. dos Municíp., internet e outras fontes.

ECONOMIA DO MUNICÍPIO

        O século XIX foi um período de grandes agitações, pois chegou trazendo mudanças, realizações de eventos e o surgimento de muitos acontecimentos importantes que influenciaram de forma positiva a política e a economia das cidades litorâneas e do interior do Brasil, trazendo por tabela a esperança para os moradores das cidades e povoados da Chapada Diamantina. Entre os acontecimentos importantes selecionamos os seguintes:

 · 1808 – No dia 23 de janeiro o príncipe regente D. João desembarcou em Salvador. No dia 28 de janeiro assinou a carta régia abrindo os portos do Brasil para as nações amigas. No dia 18 de fevereiro autorizou a criação da escola de medicina da Bahia.

· 1811 – O governo da Colônia autorizou a fundação de uma tipografia em Salvador. No mesmo ano começou a publicação do jornal “Idade d’Ouro do Brasil”.

· 1819 – Foi realizada a viagem inaugural, da cidade de São Salvador a Cachoeira, no primeiro barco a vapor existente no Brasil, de propriedade do general Felisberto C. Brant Pontes.

· 1822 – No dia 7 de setembro foi proclamada a independência do Brasil por D. Pedro I, quando proferiu as famosas palavras Independência ou Morte, às margens do Riacho Ipiranga, em SP.

· 1823 – No dia 28 de janeiro foi travado um forte combate naval entre as tropas portuguesas e o Batalhão dos Patriotas Baianos junto à foz do Rio Paraguaçu. No dia 2 de julho foram expulsas de São Salvador as tropas portuguesas e os combatentes baianos desfilaram em marcha triunfal pelas ruas da cidade. (1)

· 1837 – No dia 7 de novembro eclode em Salvador a revolução denominada Sabinada, chefiada pelo médico Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira. Os revolucionários pretendiam estabelecer um sistema republicano durante a menoridade de D. Pedro II.

· 1853 – Foi assinada concessão para a construção da Estrada de Ferro Bahia-São Francisco Railway, inaugurada em 1860.

· 1876 – Ano da fundação da Academia de Belas Artes da Bahia.

· Em 1889 mostrava-se visível o desgaste do regime imperial, de modo que no dia 15 de novembro daquele ano foi proclamada a República do Brasil. D. Pedro II foi destronado e embarcou para Portugal no navio Alagoas da Marinha do Brasil.

· 1891 – No dia 24 de fevereiro foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil.

· 1895 – Inauguração dos serviços de luz e energia elétrica da cidade de São  Salvador.

· 1896 – Eclode a Revolução de Canudos, no sertão da Bahia. Em 1898 morre em combate Antônio Conselheiro, o mentor da Revolução, pondo fim ao conflito, mas revelando para todos o esquecimento do sertão por parte das autoridades.

 ______________

  (1) Enciclopédia Barsa, vol. 3 pág. 406 – Encyclopaedia Britânica do Brasil Publ. Ltda. 1995.

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário