segunda-feira, 13 de maio de 2024

MUNICÍPIO DE MACAÚBS - PARTE VI - FINAL -

 



MUNICÍPIOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MUNICÍPIO DE MACAÚBAS (Parte VI - Final)

Saul Ribeiro dos Santos

📧saul.ribeiro1945@gmail.com       

 

ÚLTIMA  PARTE

 

     Macaúbas possui diversas agências de órgãos, autarquias e repartições públicas federais, estaduais e municipais e outras organizações que dão apoio aos moradores, aos empresários locais e ao desenvolvimento do Município. De acordo com informações, em Macaúbas estão presentes as seguintes instituições, entre outras:

    ·  Polícia Militar –  Sede da 4ª. CIPM - BA 

·  COORPIN - Coordenadoria de Polícia do Interior.

·  Delegacia de Polícia

·  Polícia Civil

·  Posto de Identificação RG

·  Cartório Eleitoral da 65ª. Zona Eleitoral do TRE – BA.

·  Cartório dos Registros de Pessoas Naturais

·  Cartório dos Registros de Títulos e Protestos

·  Cartório dos Registros de Imóveis  

·  ADAB – Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia

·  CRAS, Centro de Referência e Assistência Social – Laurent Martins

·  EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário

·  INSS - agência do Instituto Nacional da Seguridade Social

·  Ag. da Receita Federal.

·  Ag. da Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito.

·  SINE/BA, Sistema Nacional de Emprego – setor Bahia

·  Balcão da Justiça – Pequenas Causas.

·  Direc – Secret. Estadual de Educação, Núcleo Regional.

·  CREAS – Centro de Referência Especializado de Assist. Social.

·  JUCEB .- Junta Comercial do Estado da Bahia.

·  ACIMAC – Associação Comercial e Industrial de Macaúbas.

·  ACATAM – Assoc. dos Catadores de Resíduos Sólidos de Macaúbas.

·  COOPLEMAC - Cooperat. dos Produtores de Leite de Macaúbas.

·  Sindicato dos Produtores Rurais de Macaúbas.

·  SINDISP – Sindicato dos Servidores Públ. Municipais.

·  Sindicato do Professores Municipais de Macaúbas.

  

      Igrejas cristãs - Aqui no Município de Macaúbas existem várias igrejas cristãs e todas fazem parte da história desta boa terra. Conforme orienta a Bíblia, “Igreja cristã”, é a comunidade ou o conjunto dos fiéis que reconhece Jesus Cristo como único Senhor e Supremo Legislador. (1) São pessoas que têm o objetivo comum de transmitir a mensagem que foi determinada por Jesus – que é o fundador e o Senhor da Igreja Cristã. 

       A igreja cristã mais antiga e com o maior número de seguidores neste Município é a Igreja Católica Romana, cuja implantação nesta parte da Chapada Diamantina se deu na mesma época em que aqui chegaram os primeiros moradores. Essa foi a igreja oficial a exercer as funções religiosas no tempo do Brasil-colônia e durante o governo dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II imperial, até a proclamação da República. A Igreja Católica tinha a exclusividade para exercer as atividades religiosas. A lei daquela época não permitia a existência de outras igrejas cristãs no Brasil.

       É importante recordar que em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a 1ª. Constituição da República do Brasil. A nova Constituição estabeleceu separação entre Igreja e Estado. O Brasil tornou-se um Estado laico. Esse termo teve origem na França, no século XVIII, para exprimir ou manifestar o princípio da separação das sociedades civil e religiosa, em que a Igreja deixa de exercer qualquer papel político oficial e ao mesmo tempo o Estado não se intromete nos assuntos da Igreja. (2)

    Vale informar que anos antes da proclamação da República, algumas denominações evangélicas foram autorizadas a realizar cultos em certas cidades do Brasil. Assim foi com as igrejas Luterana, Presbiteriana, Batista, e outras. Em 1862 foi fundada a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, pelo missionário Ashbel Green Simonton, localizada no Rio de Janeiro. Em 1882 foi organizada e instalada a primeira Igreja Batista do Brasil, localizada em Salvador – BA. (3)

      A partir da promulgação da 1ª. Constituição Republicana o Brasil abriu espaço para outras igrejas exercerem o direito de liberdade religiosa. Tudo foi começando devagar e sendo confirmado pelas demais Cartas Magnas que foram aprovadas depois.

       Portanto, outras igrejas cristãs, de confissão evangélica, estão presentes no Município de Macaúbas, gozando de bom conceito perante a população. São igrejas que possuem templo próprio e há vários anos fixaram raízes nesta parte importante e histórica da Chapada Diamantina. Cuidam da parte espiritual pela pregação do evangelho, mas sem descuidar da assistência social. Por falta de espaço nesta obra citaremos tão-somente até seis denominações religiosas evangélicas. Eis os nomes de algumas igrejas em plena atividade neste Município:

     ·  Adventista do 7º Dia

·  Assembleia de Deus

·  Batista Tradicional - da CBB

·  Congregação Cristã no Brasil

·  Deus é Amor

·  Evangelho Quadrangular

 

      Outras informações referentes a esse importante tema estão em páginas anteriores, na parte sobre religião. Para finalizar estas considerações é necessário informar que outras igrejas evangélicas, com denominações diferentes, estão presentes neste Município e realizam seus cultos. Também estão presentes outras instituições e agremiações religiosas que confessam outras crenças.

  __________________

  Este texto é parte integrante do esboço do livro Chapada Diamantina, em elaboração.

 

         (1)   Orlando S. Boyer, em seu livro: Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 319 – Edit. Vida, 29ª. impressão, ano 2000.

       (2)   Enciclopédia Universo, vol. VI pág. 3023, Editora Delta e Editora Três – 1973.

   (3)   Mário Ribeiro Martins, em seu livro Missionários Americanos e Algumas Figuras do Brasil Evangélico, págs. 29 e 38. Editora Kelps,Goiânia – GO.

 

 SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, Ipupiara, Bahia. Filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Carolina Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário