quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

QUEM FOI RUBENS LOPES?

 



QUEM FOI RUBENS LOPES?

Mário Ribeiro Marins


RUBENS LOPES, de São Paulo, Capital, 1914, escreveu, entre outros, "UM POUCO DE SOL", "CRÔNICAS", sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto publicado. Seus pais eram portugueses que vieram para o Brasil. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.

Com 12 nos de idade, tornou-se Pregador na cidade de Santos. Mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo estudado no Colégio Batista do Rio e no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. 

Retornou para São Paulo e matriculou-se no Seminário Presbiteriano Independente, onde se formou Bacharel em Teologia, em 1936, com 22 anos. Nos anos seguintes, formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Em 1937, foi consagrado ao ministério batista para ser Pastor da Igreja Batista de Vila Mariana. Durante dois anos foi Pastor Auxiliar do Missionário W. Tecê Bagby. Em 1939, assumiu o pastorado efetivo, permanecendo nesta igreja por mais de 40 anos.

Em 14 ocasiões diferentes, foi Presidente da Convenção Batista Brasileira. Foi Presidente da Convenção Batista Paulistana. Em diferentes épocas, foi Presidente da Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo.

Em 1964, comandou a Campanha Nacional de Evangelização. Em 1969, comandou a Campanha de Evangelização nas Américas. Tornou-se famoso  Pregador tanto no Rádio quanto na Televisão. Faleceu em São Paulo, em 1979, com 65 anos de idade, tendo falecido no próprio gabinete de trabalho, na Igreja Batista da Vila Mariana, na rua Joaquim Távora.

Há, sobre ele, uma TESE DE DOUTORADO, de autoria de Fausto Vasconcelos.

Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001,  ou no "DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO", da Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2001, 5 volumes, 6.211 páginas e nem é convenientemente referido em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc


(LIVRO " MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO", PÁGINAS 330/332)

Nenhum comentário:

Postar um comentário