quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

JORNADA, RUMO AO NATAL

 



 

JORNADA RUMO AO NATAL

Natal, Natal. Feliz Natal!

 

Saul Ribeiro dos Santos

 

 

Estamos chegando ao fim de mais uma jornada rumo ao Natal 2023. Dezembro é um mês querido e apreciado por muita gente no mundo inteiro. É um mês de férias escolares e comemorações que caracterizam o Natal. Comemorações e festas já estão acontecendo e serão intensificadas até o próximo dia 25. Algumas pessoas exageram nas festas.

Natal, feliz natal! Esta é uma nota que se faz ouvir de Norte a Sul e de Leste a Oeste. O panorama das ruas e praças nos centros das grandes cidades mostra alegria com sons e enfeites natalinos. São destaques para a época. Vemos o cintilar das luzes de lâmpadas do tipo pisca-pisca nas ruas. O cenário nos shoppings centers mostra um ambiente alegre e festivo. A decoração natalina é notória em residências e até nas empresas. O corre-corre das pessoas para comprar presentes mostra o frenesi em que as pessoas são envolvidas. É o Natal que se aproxima.

As pessoas de mais idade percebem que o significado real do Natal está sendo ofuscado por meros apelos comerciais que levam ao consumismo. Lojas e associações comerciais contratam pessoas vestidas a caráter, passando para a criançada a ideia de “Papai Noel”, o bom velhinho com um saco nas costas cheio de presentes.

Estamos passando por fortes ondas de calor com o clima hostil. Mesmo assim programas de televisão mostram os destaques que estão em evidência nas vitrinas das lojas, com decorações imitando flocos de neve. Mostram desenhos de Papai Noel viajando no trenó puxado por renas velozes. Mostram bonecos simbolizando os magos do oriente ao visitar o menino Jesus. Há muita coisa para ver. Nesta época os pais das crianças vão às lojas, compram presentes e enfrentam grandes filas no caixa para efetuar o pagamento das compras.  É o Natal!

Mas o que é, o que representa ou qual o significado do Natal? O Natal nos faz lembrar do nascimento de Jesus. E o registro escriturístico deste grande acontecimento de interesse mundial está na Bíblia Sagrada, no livro de São Lucas capítulo n° 2, versículos 1 ao 20. O versículo 14 dá grande ênfase ao acontecimento, dizendo: Glórias a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!

O Natal deve ser visto e interpretado como lembrança da providência divina em favor da raça humana. Ao nascer da virgem Maria, gerado pelo poder do Espírito Santo, Jesus foi e continua sendo o grande presente vindo da parte de Deus para a raça humana. As comemorações devem ser realizadas como expressão de agradecimento pelo presente recebido. A excelência deste presente é inegável e incontestável. É necessário sentir a magnitude deste maravilhoso presente.

É necessário colocar os pés no chão. Este é o mundo onde vivemos. Nos últimos cinquenta anos o mundo progrediu e avançou muito na tecnologia, mas o respeito de uns para com os outros, o amor, a honestidade de pessoas investidas de autoridade e em outras áreas não tem melhorado. Nesta jornada, desde o início deste ano 2023 o mundo tem sofrido com nações e regiões preparadas e propensas a conflitos bélicos e ameaças de guerras. No mundo há guerras em andamento.

Outro problema que desafia os governantes é a escassez de alimentos em muitas regiões do nosso planeta. Produtores rurais afirmam que há alimentos para todos, mas há grande desperdício que impede os alimentos de chegarem às mesas dos pobres. A desnutrição de crianças e adultos mostra a grande desigualdade social em muitos países. No início da década dos anos 1980 o Brasil, apesar da sua extensão territorial, era o 6° país produtor agrícola. Nos últimos 6 anos a situação mudou e mudou muito. Hoje a posição do Brasil oscila entre 2° e 1° lugares na produção agrícola mundial.

Que este Natal seja o ponto da virada em nossa jornada. Que tenhamos a mente renovada e longe das coisas superficiais e ilusórias da vida. É necessário deixar Jesus nascer no coração humano. Experimente a vida com Jesus.

 

 

SOBRE O AUTOR:

SAUL RIBEIRO DOS SANTOS nasceu na Lagoa do Barro, 

Ipupiara, Bahia. Filho de Nizan Ribeiro dos Santos e Carolina 

Pereira de Novais. É casado com a Drª Agripina Alves Ribeiro, 

com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Esther 

Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro. Formado em 

Economia, Adm. de Empresas e em Ciências Contábeis pela 

Unigranrio, Rio de Janeiro. Trabalhou durante vinte anos num 

grande banco comercial.

Sempre gostou de escrever. Apaixonado por assuntos das  

Regiões da Chapada Diamantina e do Médio Vale do São 

Francisco. Gosta e costuma conversar com pessoas idosas 

com o objetivo de aprender e conhecer melhor a história 

regional.

Autor do livro DECISÕES & DECISÕES, publicado em 2013 pela 

Gráfica e Editora Clínica dos Livros, de Feira de Santana, Bahia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário