sábado, 23 de dezembro de 2023

CADEIRA Nº 6 - MEMBRO TITULAR - SILMAR BOHRER

 



Cadeira n. 6 - Membro Titular - Silmar Bohrer

Patronesse: Cora Coralina



Nascido em Canela - RS em 20 de junho de 1950, com sete anos foi para Porto União - SC acompanhando os pais. Mais tarde, já com vinte anos, fixou residência em Caçador, Santa Catarina, onde está até hoje.

Aposentado da Caixa Econômica Federal há quinze anos, segue a missão do seu escrever, incentivando a leitura e a escrita em escolas, como também palestras em locais com envolvimento cultural. Participa há um bom tempo do blog Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes.

“E a sanha e a sina parecem vir de longe, lá nas primeiras incursões no reino da palavra. Na minha cabeça correm rios de pensares. Surgem deltas. Sínteses de ideias, pensamentos, indagações, eternas reticências... 

“Desde os primeiros encontros aprendi a apascentar a escrita. Pensar e pensar, escrever, reescrever, ler e ler, e no caminho colocar todos no seu lugar - pensares, palavras, vírgulas, pontos, pontos e vírgulas, exclamações, para que o texto fique claro, direto, enxuto.

"Na caminhada pelas sendas do escrever, além da necessidade e satisfação pessoal, o que importa é a interação escritor-leitor, um não existe sem o outro.  Por isso, há algum tempo criamos o MAC - MOVIMENTO DE AÇÃO CULTURAL no oeste catarinense, movimentando autores de várias cidades como palestrantes e outras atividades culturais.”

Mais recentemente funda a ACLA-ACADEMIA CAÇADORENSE DE LETRAS E ARTES, de Caçador - SC, empreendendo esforços para alavancar a cultura regional, com o bom debate no saudável campo das ideias e da elevação do saber, além do convívio fraterno entre os acadêmicos. 

Entre as atividades da ACLA, uma vem se destacando pela abrangência e acolhimento das pessoas.  São as Geladeiras Literárias, oferecendo e recebendo livros, incentivando e disseminando a forma mais democrática de buscar conhecimentos - a leitura. 

Entidades a que pertence:

- Academia Caçadorense de Letras e Artes 

- MAC - Movimento de Ação Cultural  

- Confraria dos Escritores de Joinville

Do Escritor: 

“O escritor é o riozinho que surge lá no esconderijo da mata - humilde, quietinho, silencioso, sonhando viver. E segue trilhando, buscando espaços, aprendendo os caminhos, apreendendo tudo, buscando ser alguém lá na frente.” 

Da Escrita:     

"Gosto da escrita que serpenteia no papel como o riacho desliza pela campina - com leveza, com fluência, com liberdade. Este, altaneiro, aquela, escorreita. Porque escrever deve ser como tanta coisa na vida, as palavras e as frases deslizando sem deslizes  para que ao final o texto-vida mostre as virtudes que buscam a perfeição."

Livros Editados  

Poesia:  

Vitrais Interiores  (1999)

Gamela de Versos (2004)

Lampejos (2004) 

Mais Lampejos (2011)

Sonetos (2006)

Trovas (2007)

Participação em dezenas de Coletâneas

Nenhum comentário:

Postar um comentário