quarta-feira, 4 de outubro de 2023

CORAÇÃO FILÓSOFO

 


                                         (PAISAGEM DE CANAVIEIRAS - BAHIA)


CORAÇÃO FILÓSOFO

Filemon Martins



Certa vez, perguntei ao coração:

- Por que vives sozinho sem amar,

não vês que a tua própria solidão

aumenta o teu sofrer e teu pesar?


Ele me respondeu, entristecido:

- “No meu caminho não encontro flores,

por onde passo, sinto constrangido

saudades, mágoas, penas, dissabores...


Amei demais. (Foi esse o meu pecado,

não devia jamais o confessar),

quando me vi perdido, abandonado,

sem saber neste mundo o que buscar.


E nessa estrada escura e decadente

onde a tristeza um dia fez morada,

eu fiquei só e então, perversamente,

minha esperança em dor foi sepultada!


Se sofro? Não importa o sofrimento?

-  Meu destino no mundo é padecer!

Promessas são levadas pelo vento,

só não leva, na vida, o meu sofrer.


É por isso que vivo assim chorando

na solidão da minha vida em flor,

seguindo o meu caminho, soluçando,

sofrendo, amargurado, a minha dor”.

*********

Calado, eu escutei sua resposta,

e acanhado fiquei a perguntar:

-  Por que razão o amor que a gente gosta

é sempre o mesmo que nos faz chorar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário