terça-feira, 3 de outubro de 2023

CADEIRA Nº 27 - MEMBRO TITULAR: LUIZ POETA (LUIZ GILBERTO BARROS)

 


Cadeira nº 27 - Membro Titular: Luiz Poeta
(Luiz Gilberto de Barros)
Patrono: Vinícius de Moraes


Luiz Gilberto de Barros, registrado na Sociedade Brasileira de autores, compositores e escritores de música – SBACEM – como Luiz Poeta, nasceu no no dia 21 de julho de 1950, no Morro do Retiro, em Bangu, no Rio de Janeiro, de família humilde, seu pai era operário da Fábrica Bangu e sua mãe lavadeira de roupa.
Escritor, Poeta, Contista, Cronista, Ensaísta, Trovador, Aldravianista, Sonetista, Músico, Compositor, Produtor Musical, Artista Plástico, Gestor Educacional e Docente Aposentado  de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa.
O nome Luiz Poeta originou-se da própria relação do homem Luiz Gilberto com a poesia e com a música e dos resultados produzidos por esse dom de escrever, interpretar, cantar e tocar um instrumento a partir dos Festivais Estudantis e Universitários de Poesia e Música Popular Brasileira.
Paralelamente às atividades profissionais, destaca-se também no meio artístico como produtor fonográfico, violonista, guitarrista, compositor, poeta e artista plástico.
Membro atuante do Portal CEN, Acadêmico da AVLBL e um dos mais novos filiados da União Brasileira de Trovadores, mantendo contatos ou estando vinculado a diversos sites importantes.
É Verbete do Dicionário de Música Popular Brasileira Antônio Houaiss e detentor de  relevantes títulos acadêmicos.
Fundador de diversas entidades culturais Nacionais e internacionais.  
PRÊMIOS:
Autor premiadíssimo em inúmeros concursos - sob pseudônimo - no Brasil e no Exterior.
Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro, Academia Luso-Brasileira de Letras, Academia Nacional de Letras, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Associação Internacional de Escritores e Artistas, Prefeitura de Cabo Frio, Academia Brasileira da Trova, Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Academia Niteroiense de Letras, Prefeitura de São Fidélis, Academia Irajaense de Letras, Academia de Medalhística Militar, Centro de Literatura do Forte de Copacabana, Centro de Literatura Conde de Linhares, Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Academia Buziana de Letras, Centro de Literatura do Clube Naval, Associação de Poetas Profissionais do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Apoio à Cidadania, Secretaria Municipal de Iúna (ES), Associação Cultural Encontros Musicais, Refúgio dos Falcões, Academia de Letras e Artes de Valparaiso, Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires, Academia de Letras de Itabuna, Portal CEN e outras Academias Virtuais, Academias Brasileira de Escritoras Brasileiras.
ENTIDADES:
– Foi Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes; do Centro Cultural Leopoldina de Souza Marques, da Faculdade Souza Marques, e Diretor Presidente do Jornal “ O Coruja “, de circulação universitária.
– Academia Luso-Brasileira de Letras,
– Associação dos Acadêmicos da ABL,
– Academia Paulista de Letras,
– Academia Aldrava, Letras e Artes,
– Cerc Universal des Ambasssadeurs de la Paix,
– Divine Academie Française de Letters y Arts,
– Associação dos Acadêmicos da Academia Brasileira de Letras,
– Diretor de Artes e Diretor Musical da União Brasileira de Trovadores – Seção Rio de Janeiro,
– Cônsul dos Poetas del Mundo,
– Diretor Cultural da Associação Cultural Encontros Musicais,
– Inbrasci (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
Dá nome, à Sala de Leitura de uma das  escolas onde lecionou(EM Evangelina Duarte Batista-RJ) da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.
Sua obra artística é eclética e engloba mais de 10.000 trabalhos (músicas, poesias, ensaios contos, novelas, textos dramáticos e crônicas – além de telas e trabalhos artesanais). Tem CDs e DVDs gravados, tendo publicado mais de 100 obras publicadas entre livros-solo, antologias, CDs, DVDs, jornais e revistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário