COISAS MODERNAS
Filemon Martins
Nunca ouvi dizer nem li em nenhum compêndio de Psicologia ou de Psicanálise que a cor da pele, barba por fazer, cabelo curto, comprido, crespo, cacheado, liso pudesse interferir ou mudar o caráter de uma pessoa. Mas, afinal, o que significa caráter? É comum ouvirmos a expressão referindo-se a determinado político, que ele é mau caráter. Existe bom e mau caráter? No linguajar coloquial ou popular a gente diz: aquele sujeito é mau caráter, mas na verdade é justamente o que lhe falta: caráter.
Aliás, o mundo está cheio de pessoas sem caráter. Não importa se o cidadão cursou faculdades, fez pós-graduação nisto ou naquilo, se é PhD ou doutorado em educação, filosofia, psicologia, política, economia ou seja lá o que for. Quero crer que o caráter está relacionado aos traços morais, éticos que norteiam uma pessoa ou indivíduo. É sabido que algumas pessoas possuem todos esses atributos: são cultos, ricos, profissionalmente bem sucedidos, com currículo invejável, mas carentes de caráter, propensos sempre a uma trapaça. Há pessoas também que se formaram no cabo da enxada, da foice, do machado, do serviço duro, pesado, trabalhando de sol a sol para ganhar algumas migalhas e estes sim, esbanjam caráter.
No dizer de Gustave Flaubert ¨Não basta ter talento. A honestidade é a primeira condição da estética¨.
Estamos vivenciando o limiar de muitas dificuldades no Brasil. O que se lê, o que se propaga por aí, na imprensa, jornais, televisão e redes sociais é de estarrecer. São publicações nitidamente tendenciosas, indecentes, caluniosas, escritas e pagas ou patrocinadas por pessoas com objetivos escusos.
Pior ainda é que nosso Judiciário Brasileiro está corrompido e infectado de tal maneira que não há esperança para o povo brasileiro. A corrupção no Brasil continua subtraindo recursos da saúde, educação, pesquisas, saneamento básico, obras de utilidade pública e todos nós somos perdedores, embora nosso governante esteja na presidência pela terceira vez.
Os políticos, gestores do dinheiro público, quando são flagrados cometendo alguma fraude, logo contratam os melhores advogados e com o passar do tempo, apesar de todas as provas obtidas pela Polícia Federal nas investigações, como malas de dinheiro, dinheiro na cueca, no sapato, áudios e vídeos gravados, são absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal, para espanto de uma sociedade refém de uma bandidagem em todos os níveis superiores.
A continuar assim, daqui a pouco, a sociedade será penalizada a pagar indenizações por ter acusado e processado este ou aquele político, notadamente corrupto, que, graças ao poder econômico que possui, simplesmente foi absolvido por ¨falta de provas¨.
Deste modo, hoje e cada dia que passa fica mais difícil encontrar pessoas com caráter dentro dos parâmetros de honestidade, sensatez, justiça e probidade administrativa.
Pobre povo brasileiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário