segunda-feira, 24 de julho de 2023

DESCOBERTA

 

(FOTO DA INTERNET)

DESCOBERTA
Neide Barros Rêgo (1938/2022)
 

Trago-te versos, sonhos concebidos,
nascidos bem no fundo do meu ser.
Lá dentro, eles dormiam esquecidos,
esperando o momento de nascer.

Por certo estavam eles escondidos,
guardados, sem eu mesma perceber.
Tocaste suavemente os meus sentidos
com palavras, mostrando o teu poder.

Vieste na minha alma remexer,
fazendo o que era noite amanhecer,
acordar, descobrir em mim a esteta.

Despertaste, num golpe de magia,
aquilo que nem mesmo eu conhecia:
que eu também poderia ser poeta.

(Antologia Poética Del’Secchi – volume IV – página 131)

SOBRE A AUTORA:
Mineira de nascimento, Neide Barros Rêgo era declamadora, professora, escritora, acadêmica e soprano. A artista era considerada uma das principais escritoras e cantoras em Esperanto, idioma criado em 1887 para facilitar a comunicação entre povos de diferentes países. Fundadora do Centro Cultural Maria Sabina, espaço próprio que administrou durante décadas em Santa Rosa, Niterói, Neide promoveu incontáveis e inesquecíveis saraus literários, nos quais a prosa e a poesia eram celebradas em confraternização de amigos reunidos e unidos pela cultura.
Filha de Wanda Paschoal Martini de Barros e Francisco das Chagas Barros, Neide nasceu em São Tomás de Aquino (MG), em 18 de outubro de 1938. 
Professora formada pelo Instituto de Educação de Niterói, em 1957, Neide ingressou, no ano seguinte, por concurso, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Também cursou Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Em 1960, foi estudar a 'Arte de Dizer' com a poetisa Maria Sabina de Albuquerque, no Curso Olavo Bilac, com sede em Copacabana. Neide conquistou o diploma em declamação e dicção, após prova pública, na qual apresentou um recital solo de poesias, no Theatro Municipal de Niterói, em 5 de janeiro de 1964.
Em 1992, Neide, já uma poetisa premiada no Brasil, na Holanda, na Bulgária, na Rússia e na Itália, foi eleita Cidadã Honorária de Niterói, título concedido por iniciativa do vereador Fernando de Oliveira Rodrigues.
Esperantista, declamava e cantava na língua criada por L.L. Zamenhof, desde 1965. Neide era ainda membro vitalício e delegada da Associação Universal de Esperanto, especializada em poesia e declamação. 
Em 2004, Neide lança seu primeiro livro: "Revelação" (poesias).  Compôs a Comissão de Redação do volume XVI da Revista da Academia Fluminense de Letras (2005). Em 2007, com Sylla Chaves, organizou as antologias: Brazila Esperanta Parnaso e Poesias Escolhidas do Brazila Esperanta Parnaso (bilingue), ambas com poetas de todo o Brasil. Com Gracinha Rego, a artista organizou Girassóis para Neusa (2003). A partir de recitais, publicou "Poetas Encantados da Niteroiense" (2013). No ano do Centenário da Academia Fluminense de Letras, 2017, publicou "Poetas Encantados da Fluminense" (um em fevereiro e outro em agosto de 2017).
Neide integrava as Academias Barbacenense, Fluminense (Classe de Belas-Artes) e Niteroiense de Letras; o Cenáculo Fluminense de História e Letras e a Associação Universal de Esperanto, entre outras instituições de cunho cultural. 
Eleita pelo Grupo Mônaco de Cultura, em Niterói, recebeu o título de Intelectual do Ano 2010. Detentora de troféus, diplomas e medalhas, entre elas a Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A artista tem poesias de sua autoria publicadas em mais de 150 antologias, no Brasil e no exterior. Tem participação em mais de 120 antologias e é verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa.
Neide Barros Rêgo faleceu num domingo 11 de dezembro de 2022, aos 84 anos. A artista não resistiu a um câncer de pâncreas.
Nas palavras da presidente da Academia Fluminense de Letras (AFL), Márcia Pessanha: "Sua brilhante trajetória será sempre lembrada por todos nós. Ela semeou bondade, generosidade, beleza e carinho por onde passou. Era um ser iluminado, estrela que sempre brilhou no palco cultural".

(FONTE: TRANSCRITO DA INTERNET)



Nenhum comentário:

Postar um comentário