sexta-feira, 16 de junho de 2023

DESENCONTRO

 


DESENCONTRO
c. a. BEIRAL (1915-1999)


Creio que certa vez – eu não sei quando –
cruzei no seu caminho, sem que O visse,
sem perceber que estava me esperando,
não ouvindo, destarte, o que me disse...

Depois, ao pé do Monte, miserando,
não esperei, sequer, que me servisse
dos pães e dos peixinhos que ia dando,
sem que tampouco seu Sermão ouvisse.

Não me esqueceu e a outros mais ingratos,
nem de Judas, nem mesmo de Pilatos
que por fraqueza humana o condenou,

já que na cruz injusta erguendo a voz,
ao suplicar perdão por todos nós,
também minha ignorância perdoou!...

(Do livro UMA LUZ NA NOITE, página 23)

SOBRE O AUTOR:
c. a. BEIRAL é o nome literário de CUSTÓDIO DE AZEVEDO BEIRAL, (1915-1999), nascido a 28.01.1915, Rio de Janeiro. Não constam em seus livros informações sobre sua infância, adolescência e juventude, mas sua obra é extensa e de qualidade.
Advogado (OAB-MG), Agente da Polícia Federal, Poeta, Trovador atuante e Delegado da União Brasileira de Trovadores (UBT) em Piúma, Espírito Santo. Foi casado com a Drª. Manoela Gonçalves Pires Beiral (2ªs núpcias), tendo do primeiro casamento com a senhora Aracy Fernandes Beiral (falecida), os filhos Cecy e Pery, netos e bisnetos. Espírita convicto e militante. Escreveu e publicou vários livros, entre outros: “ALMA DO EVANGELHO”, 1964 (poesias e crônicas), “SOL E FLOR”, 1978 (poesias), “CANTIGAS DE QUATRO VERSOS”, 1982 (trovas), “CANTIGAS QUE OUVI DA VIDA”, 1983 (poesias), “AMOR PELOS SETE LADOS”, 1984 (trovas), “O SONHO QUE SONHEI”, 1984 (trovas), “CANTIGAS DE VIDA”, 1985 (Evangelho em trovas, poemas e sonetos), “CANTIGAS DO TEMA MAIOR”, 1990, “PENÚLTIMAS CANTIGAS”, 1992 (poemas, trovas e sonetos) e “UMA LUZ NA NOITE”, 1993, (sonetos, poemas e trovas).
Não costumava vender seus livros, conforme diz em seu livro “UMA LUZ NA NOITE”: “Não vendo livros. Este é o 12º título, e direitos autorais pertencem ao Grupo Espírita Auta de Souza, Piúma, ES”. Participou de inúmeras coletâneas, entre outras: “EPOPÉIA DE PIONEIROS” (Edmar Campelo, 1975), “POETAS DO BRASIL” (Aparício Fernandes, 1975), “ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL” (Aparício Fernandes, 1978), “SEGREDOS DO BOM TROVAR”, (1989), “TROVAS DE MINHA QUERÊNCIA”, (1983), “SAUDADES EM TROVAS”, (1983).
Focalizado em meu livro FAGULHAS, páginas 32/33, publicado pela Scortecci Editora/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário