sexta-feira, 12 de maio de 2023

DESTINO OU SORTE?

 

(FOTO DA INTERNET)


DESTINO OU SORTE?
Filemon Martins

A vida é cheia de caminhos e escolhas. Às vezes nossos planos não dão certo e ficamos extáticos sem entender o que deu errado. Só mais tarde vamos descobrir que as nossas falhas foram maiores do que os acertos.
Assim aconteceu com o Bené, enquanto cavava uma catra no garimpo. - ¨Que diabos estou fazendo aqui? Olho em volta e só vejo jurema, unha de gato e pedras brutas. Cristal que é bom nada. Deixa pra lá, preciso continuar cavando¨. 
Um grupo de garimpeiros também estavam naquela serra, ambiente inóspito, sol quente  e inabitável, à procura de cristal, que era o sonho de todo garimpeiro.
Bené tinha muitos amigos, entre outros, Gael, Bernardo, Lorenzo, Murilo, Oliver e Davi, no entanto o mais chegado era o Davi.
Confessou  suas inquietações e quis saber se Davi se sentia assim: insatisfeito e sem saber o que fazer, que rumo seguir. Davi respondeu que seu objetivo ali era descobrir um veio de cristal e ficar rico, muito rico. 
Depois de tomarem um cafezinho, cada um voltou à sua catra e continuaram a cavar. Quanto mais cavavam, mais as esperanças se dissipavam em bando, porque cristal mesmo não aparecia. 
Exausto Bené informou aos amigos que ia desistir da catra e ganhar o mundo. Procurar outro rumo. Botar o pé na estrada. Já noite começou a arrumar sua trouxa, juntou seus pertences e deixou tudo pronto e separado. No dia seguinte pegou a estrada até desaparecer na curva do caminho... Seu destino era  ignorado. Ninguém mais o viu ou teve notícias dele. 
Nesse tempo, inexplicavelmente,  Davi resolveu continuar cavando a catra abandonada que fora do Bené. Cavou, cavou e mais um dia escavando e eis que surge a pedra rara e deslumbrante aos olhos arregalados do Davi. Que sorte! A pedra de cristal de rocha pesava quase 200 Kg. E havia muitas outras encravadas naquela terra.  ¨Bamburrei¨, ¨bamburrei¨,  gritou o eufórico Davi. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário